Capela de Santo Antão em Vilarelhos

IPA.00002405
Portugal, Bragança, Alfândega da Fé, Vilarelhos
 
Arquitectura religiosa, seiscentista / setecentista rural. Capela rural rectangular de nave única e capela-mor interiormente diferenciadas em aparelho de alvenaria de xisto.
Número IPA Antigo: PT010401190017
 
Registo visualizado 149 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de nave única e cabeceira rectangular marcada apenas pelo interior. A cobertura que desapareceu era em telhado de duas águas. Fachada principal orientada, com restos do reboco, aparelho em alvenaria de xisto, porta com ombreiras em granito e padieira granítica simples, encimada por padieira de descarga em madeira. Alçados em aparelho em alvenaria de xisto, por vezes com restos de reboco, sendo o virado a N. cego, o E. apresentando capela-mor com três pares de pequenos olhais e o a S. e também na capela-mor com vão estreito. Interior: a nave apresenta restos de reboco. Arco triunfal de volta perfeita, com 6 aduelas graníticas assente em impostas e pés-direitos em silhares de granito que formam dois pequenos vãos, um de cada lado do arco. Na capela-mor é visível o soco onde assentou o altar. O pavimento é em terra batida, mais alto na capela-mor, sendo a diferença vencida por um pequeno degrau granítico sob o arco.

Acessos

EN 588-1 (troço Vilarelhos - Pombal)

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolada junto à estrada, num vale estreito ladeado por outeiros de recorte suave. Cercam a capela azinheiras e estevas. Em redor estendem-se campos agricultados e, em fundo, manchas de eucaliptos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 / 17 - provável construção da capela; séc. 20 - abandono e ruína; 1994, 18 outubro - proposto como Valor Concelhio pelo PDM de Alfândega da Fé, DR 241.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Xisto, granito.

Bibliografia

VILARES, João Baptista, Monografia do Concelho de Alfândega da Fé, Porto, s.d..

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; Câmara Municipal de Alfandega da Fé, PDM (http://www.cm-alfandegadafe.pt/uploads/document/file/2826/patrimonio__105-2__-_Vilarelhos__Valverde.pdf), [consultado em 04/02/2016]

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A colocação de gradeamento ou tranca pode estar relacionada com ocupação posterior que adaptou a capela a distinta funcionalidade ou com separação introduzida entre a capela-mor e a nave corrente nas capelas de caminho, de porta aberta e apoio aos viandantes.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login