Palácio dos Pimentéis / Solar dos Pimentéis

IPA.00002404
Portugal, Bragança, Mogadouro, Castelo Branco
 
Arquitectura residencial, rococó. Casa nobre brasonada, de planta rectangular simples, evoluindo em dois andares, com fachada principal simétrica, de três panos, o central com portal convexo, encimado por janela de sacada e, em cada um dos laterais, repete-se o mesmo módulo, ladeado por quatro janelas em cada piso. Fachadas laterais repetem o esquema do módulo dos panos laterais da fachada principal. Vãos em arco abatido, com cornija e frontão de lanços e aventais. Remates em friso e cornija. Modinatura dos vãos, frontões, pilastras e entablamento em cantaria de granito, em contraste com a superfície lisa dos panos murários rebocados. Pináculos muito desenvolvidos encimam as pilastras divisórias dos panos e dos cunhais, com fustes lisos e capitéis coríntios. Remate em frontão semicircular com o brasão. O ritmo estrutural do edifício é acentuado pela decoração das modinaturas dos seus vãos: os frontões de lanços que coroam os janelões com varanda possuem no eixo o mesmo motivo decorativo, limitado a um pequeno ornato fitomórfico, que aparece igualmente no eixo dos frontões das janelas do registo superior da fachada principal. Nesses vãos, também se repete o motivo decorativo da parte inferior do parapeiro, ou avental. Esses elementos, a par do recorte exterior das molduras, distinguem-se das janelas do registo inferior da frontaria, aqui consistindo em pequenos círculos concêntricos, repetidos em cima e em baixo. O mesmo motivo está presente no frontão as janelas das fachadas laterais, que se diferenciam pelo recorte exterior das suas molduras.
Número IPA Antigo: PT010408070013
 
Registo visualizado 1078 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo casa comprida

Descrição

Planta rectangular simples, apresentando uma disposição horizontalista. Evolui em dois andares, com fachadas rebocadas e pintadas de branco, rematadas pro entablamento de friso e cornija, tendo um pináculo no topo de cada um dos cunhais, em forma de piastres de fuste liso com capitéis coríntios. Todos os vãos, em arco abatido, possuem molduras em cantaria de granito. A fachada principal é simétrica e divide-se em três panos separados por pilastras, sendo o central mais estreito e ocupado, no primeiro registo, por portal convexo, encimado por janela de sacada, sustentada pela padieira da porta, estando encimado por frontão de lanços. Este corpo central é coroado pela primitiva mansarda, com frontão semicircular enquadrado por duas pequenas pilastras, onde se inscreve o brasão dos Pimentéis, esquartelado por elmo e coroa no timbre. O brasão é flanqueado por duas bandeiras e uma folha de palma, por sua vez ladeadas por pequenas janelas. Os panos laterais são idênticos, com uma porta entre duas janelas no primeiro registo e janela de sacada rematada por frontão de lanços, no segundo registo, ladeado por quatro janelas, variando as molduras destas apenas na decoração, quer ao nível do frontão e do avental, quer nos motivos ornamentais desses elementos. No frontão e o parapeito das janelas inferiores existem círculos concêntricos enquanto que no piso superior as aletas e as flores-de-lis decoram os espaços citados. As fachadas N. e S. são similares, possuindo um óculo elíptico com moldura em granito, no primeiro registo, e no superior janela de sacada, ladeada por outras duas janelas simples. O frontão da janela de sacada repete o perfil em lanços e parte da decoração das janelas do primeiro registo da frontaria. Fachada posterior dividida em dois panos, tendo o primeiro uma varanda e estreita escadaria de granito com guarda em ferro, dando acesso a um compartimento com chaminé. O corpo do lado direito é constituído por larga escadaria de granito que dá acesso a um alpendre arruinado. Ao lado do alçado posterior existe a zona rural do palácio onde se vêem os primitivos lagares *2.

Acessos

EN 221, ao km. 5 no sentido Mogadouro - Torre de Moncorvo, a SE. da povoação

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996

Enquadramento

Urbano, situado numa meia-encosta, a cerca de 40 m. do centro da povoação. Logo após uma curva, o imóvel ergue-se do lado esquerdo, isolado, a uma cota de 567 m. acima do nível do solo e parcialmente circunscrito por muro moderno em aparelho ciclópico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, 2.ª metade - presumível construção do palácio; 1983 - determinação da classificação como IIP; 1993 - derrocada do telhado do lado nascente, em virtude de uma tempestade; 1994 - possuía cobertura de telhado a quatro águas, com mansarda na fachada principal, esta com cobertura a duas águas.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada ou em cantaria de granito; pilastras, frisos, cornijas, molduras dos vãos e brasão em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

AZEVEDO, José Correia de, Inventário artístico ilustrado de Portugal. Trás-os-Montes e Alto Douro, Algés, 1991; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73520 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

2002 / 2003 /2004 / 2005 - Obras no imóvel, adaptando-o a uma estrutura hoteleira.

Observações

*1 - o imóvel encontra-se, em 2002, coberto por estrutura de andaimes e cingido por gradeamento vedado por rede, não permitindo observar a fachada posterior nem aceder ao interior.

Autor e Data

Ernesto Jana 1994 / Marisa Costa 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login