Real Filatório de Chacim

IPA.00002395
Portugal, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Chacim
 
Arquitectura industrial, setecentista. Fábrica de fiação de seda com aproveitamento da água como força motriz, de planta rectangular e fachadas e três pisos e cave, adaptado à actividade proto-industrial. Fachada principal virada à ribeira, rasgada por portal em arco de acesso à cave e as restantes com vãos de verga abatida em ritmo irregular. Interior seccionado em três. Trata-se de um dos poucos testemunhos da actividade proto-industrial em Trás-os-Montes, com especial interesse por se tratar de um edifício de grandes dimensões construído ou adaptado para albergar uma escola e fábrica de fiação de seda. Introduzia-se em Portugal, por vontade régia, metodologias e técnicas actualizadas e importadas directamente da Itália, na altura o principal produtor de seda na Europa.
Número IPA Antigo: PT010405090022
 
Registo visualizado 596 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Fábrica    

Descrição

Edifício em ruínas, de planta rectangular com 29,7m de comprimento por 11m de largura, actualmente já sem cobertura. Fachadas em alvenaria de granito e xisto, inicialmente com cave e três pisos, muito arruinadas, subsistindo apenas parte das paredes. Fachada principal virada a O., sobranceira à ribeira, com três registos de vãos, o inferior rasgado ao centro por portal em arco de volta perfeita, de acesso à cave, e os dois superiores com fenestração irregular, possuindo janelas de verga recta no intermédio e no terceiro, em ritmo equidistante, de verga abatida. Fachadas N. e S. rasgadas por portas de verga recta de acesso ao primeiro piso e fenestração irregular nos segundos e terceiro pisos. Fachada E. com fenestração irregular, apenas no segundo piso. INTERIOR muito destruído apenas subsistindo os vestígios de duas paredes, perpendiculares ao eixo principal do edifício, colocadas a descoberto pelas escavações arqueológicas que também identificaram um poço circular existente, no interior, junto à parede O.. Alguns vãos originais foram posteriormente fechados o que documenta adaptações e transformações efectuadas no edifício. A S. do edifício principal existe um outro de planta rectangular, com dois pisos e cobertura de duas águas que ainda se encontra em utilização. É designado como Casa dos Casulos, pertencendo ao complexo industrial original. A fachada principal está orientada a O. apresentando uma fenestração irregular, com portas e janelas de verga recta. Junto ao edifício principal existe corpo envidraçado com maqueta do Filatório.

Acessos

Chacim, Bairrinho. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,470083; long.: -6,903178

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, ribeirinho. Situa-se no centro da aldeia, junto à margem esquerda da Ribeira de Chacim, em local de pendente E. / O., adaptada ao declive acentuado do terreno, tendo a fachada posterior numa cota muito mais elevada. Nas imediações do edifício, desenvolve-se o antigo bairro operário, devidamente sinalizado, acedido por ponte sobre a ribeira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: fábrica

Utilização Actual

Cultural e recreativa: monumento

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção do edifício; 1788 - Decreto Real de D. Maria I criando o Real Filatório de Chacim; instalação da escola de fiação e provável remodelação do edifício original; a administração da fábrica e da escola foi confiada ao piemontês José Maria Arnaud, com o objectivo de introduzir e ensinar os métodos piemonteses de fiação da seda; 1789 - publicação de anúncio na Gazeta de Lisboa sobre o estabelecimento em Chacim dos piemonteses Arnaud Pai e Filhos admitidos ao serviço de Sua Majestade; 1796 - constituição da Real Companhia do Novo Estabelecimento para as Fiações e Torcidos das Sedas, com a participação do Conde de Linhares e dos Arnaud, destinada a gerir as escolas de fiação e promover a cultura da seda; nesta data a fábrica empregava 220 trabalhadores e possuía 57 teares; 1802 - alvará confirmando a Real Companhia das Fiações e Torcidos das Sedas, com reapetrechamento e ampliação do filatório de Chacim; 1804 - produção de 80.000 arráteis; 1808 - a Real Companhia suspende as actividades; 1810 - Carta Régia estabelecendo a Companhia de Arnaud & Vasconcelos (João Baptista de Vasconcellos); 1830 - trabalhavam 14 teares em Chacim; 1839, 30 Julho - a Junta Distrital do Distrito de Bragança refere que a fábrica de Chacim encontrava-se arruinada; 1866, 5 Junho - publicação em Diário de Lisboa de decreto mandando vender a fábrica de Chacim por 2:525$00; 1869 - o edifício encontra-se em ruínas e sem telhado segundo testemunho de Fradesco da Silveira no livro A Sericultura em Portugal; 1999, 16 Junho - despacho de abertura do processo de classificação; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de xisto e granito.

Bibliografia

CORDEIRO, J. M. Lopes, Trasferimento di tecnologia in Portogallo alla fine del secolo XVIII: il Reale Filatorio di seta di Chacim, In Atti del Convegno La vie della Seta nel Territorio Lariano. Ecomusei e Itinerari di Archeologia Industriale, Como, 1993; MENDES, J. M. Amado, A indústria da seda em Portugal nos fins do Antigo Regime: decadência e estímulos, Arqueologia Industrial, Braga, 2ª série, nº 1 - 2, pp. 55 - 62; MASCARENHAS, Ana e MAIA, Teresa (coord.), Caminhos - Paços da Seda, nº 1, C. M. de Macedo de Cavaleiros, 1997; MASCARENHAS, Ana, CORDEIRO, J. M. Lopes e MAIA, Teresa (coord.), Caminhos - Paços da Seda, nº 2, C. M. de Macedo de Cavaleiros, 1998.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMMacedo de Cavaleiros: 1997 - Escavações arqueológicas no interior do edifício principal pelas Drs. Teresa Maia, José M. Lopes Cordeiro e Ana Mascarenhas; 1998 - colocação de placas informativas junto das ruínas do filatório e dos vestígios arqueológicos; 1998 - apresentação de proposta de criação de centro interpretativo, pelo Arqtº Pedro Duarte.

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral e Miguel Rodrigues 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login