Castro de Nandufe

IPA.00002391
Portugal, Viseu, Tondela, União das freguesias de Tondela e Nandufe
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro. Povoado fortificado / castro. Muralha de aparelho ciclópico, irregular.
Número IPA Antigo: PT021821150014
 
Registo visualizado 393 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

Praticamente desaparecido, restam troços de muralha, que circundava o morro, de aparelho irregular bastas vezes de grandes dimensões que geralmente se encontram espalhadas pela encosta.

Acessos

IP 3, Km 100,9 saída para Tondela. Direcção Aveiro IP5. Em Nandufe junto ao cemitério para o Lugar do Outeiro.

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Rural; monte; harmonizado; isolado; situa-se no esporão sobre o Rio Dinha, que o contorna parcialmente; em zona florestal de interesse paisagístico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Idade do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Idade do Ferro - construção; séc. 01 - 02 - ocupação conjectural *1; 1758 - segundo o relato do Cura de Nandufe, António José de Bastos, existiam no castro, alicerces de casas, que serviram para os moradores do povo fazerem as suas habitações; 1989, outubro - despacho de homologação do secretário de estado da cultura como Imóvel de Interesse Público; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, publicado nesta data; 2018, 09 janeiro - publicação da abertura do procedimento de classificação do conjunto, em Anúncio n.º 5/2018, DR, 2.ª série, n.º 6/2018

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito

Bibliografia

CARVALHO, Amadeu Ferraz de, A Terra de Besteiros e o Actual Concelho de Tondela, Tondela, 1981; PEDRO, Ivone, VAZ, João L. Inês, ADOLFO, Jorge, Roteiro Arqueológico da Região de Turismo Dão Lafões, Viseu, 1994; ALMEIDA, João de, Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses, Ed., 1945.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - No século 20, o Dr. António Almiro ao proceder a escavações encontrou várias pedras afeiçoadas, fragmentos cerâmicos, vasos, tégulas, ímbrices, pesos de tear, moinhos e mais de 20 moedas romanas do período imperial o que leva a supor a ocupação pelos Sécs. 1 e 2 da nossa era.

Autor e Data

João Carvalho 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login