Capela de Nossa Senhora do Loreto

IPA.00002383
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Arco da Calheta
 
Arquitectura religiosa, manuelina e revivalista. Igreja manuelina de planta longitudinal e nave única com tecto mudéjar e fachada principal em empena, e revivalista devido à construção da ampla galilé, remate da torre, decoração de pináculos e abertura de vãos poligonais.
Número IPA Antigo: PT062201010002
 
Registo visualizado 780 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta, com ampla galilé rectangular de 3 naves, sendo as laterais mais largas do que a nave, única, capela-mor quadrangular, tendo adossada a N. torre sineira também quadrada e sacristia. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de telha a 2 águas na capela, de chapa a 2 e 1 água na galilé, em terraço na sacristia e coruchéu na torre. Fachadas com cunhais e percorridas por embasamento e cornija em reboco pintado imitando cantaria; os cunhais são encimados por pináculos e as empenas por cruz. Fachada principal orientada, com galilé aberta, tendo nas naves arcos deprimidos sobre colunas de capitéis coríntios; a entrada para a central tem arco quebrado; este e os beirais das laterais são percorridos por guarnição em madeira trabalhada. A capela, terminada em empena, é rasgada por portal de arco quebrado sobre 2 colunelos, de bases e capitéis decorados, ladeado por 2 janelas também de arco quebrado e encimado por óculo circular. Na fachada S. portal de verga interior trilobada com inscrição em letra gótica e exteriormente conopial, com cruz da Ordem de Cristo, apoiados em pé-direito e 2 colunelos com capitéis besantados. Lateralmente fresta e gárgula na cornija. Na fachada N., porta recente de arco pleno sobre pé-direito, com vitrais coloridos, e janelas poligonais gradeadas. Torre sineira com registos escalonados e balaustrada ao nível do telhado da capela. A fachada E. tem afixada lápide datada de 1640 e junto aos cunhais 2 gárgulas, uma com figura antropomórfica e outra zoomórfica. No INTERIOR, coro-alto com balaustrada de madeira sobre 3 arcos plenos apoiados em mísulas e pilaretes pintados a azul e branco. As paredes são decoradas por pequenos quadros com passos da via sacra; junto ao portal do lado da Epístola, pia de água benta, em mármore, com coluna torsa e anel central e taça decorada exteriormente por enrolamentos e flores e interiormente por flor. Tecto de alfarje octogonal sobre "trompas de ângulo", pintado a branco e azul e com cordame branco e dourado, tendo no painel central molduras cruzadas, pingentes e 2 estruturas alveolares; sobre o arco triunfal festonado, 3 mísulas decoradas sustentando a do meio uma cruz com imagem de Cristo, a qual interrompe um dos lados do octógono do tecto que aqui forma como que baldaquino. Capela-mor com embasamento pintado, nicho de duplo arco para alfaias e retábulo de talha policroma com superfícies côncavas separadas por colunas e tela central. Tecto em abóbada de berço. No lado do Evangelho porta de verga curva com emolduramento superior conopial, dando acesso à sacristia onde tem oratório.

Acessos

Arco da Calheta, Lombo dos Galegos

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, isolada, em meia encosta, com adro murado protegido por gradeamento. O seu acesso é feito por dois portões de ferrro separados por um muro a nascente. O pavimento do adro é em calhau rolado e tem inscrita a data de 1969 a E..

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1510 - Provável início da construção ( SILVA, Pe. Fernando Augusto da ); foi inicialmente capela das casas de Pedro Gonçalves da Câmara, 3º filho do 2º capitão do Funchal, e terá sido mandada ampliar pela sua mulher D. Joana de Eça, dama da rainha D. Catarina de Habsburgo; 1530 - colocação da pia de água benta; 1640 - data da inscrição na capela-mor; 1700 / 1720 - retrato de D. Joana de Eça na capela; 1741 - data da tela do retábulo-mor; 1902 - data sobre o porta axial, indicando remodelações, provavelmente a construção da galilé.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria regional, mármore, madeira, pavimento de madeira e cobertura de telha de meia cana e chapa.

Bibliografia

ALMEIDA, José Carlos Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Porto, 1988; SILVA, Padre Fernando Augusto da e MENEZES, Carlos Azevedo, Elucidário Madeirense, 1969; Roteiro Turístico da Calheta; CARITA, Rui, O Notável espólio da Capela do Loreto, Diário de Notícias da Madeira, 2 Julho 1995, p. 12.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1969 - Calcetamento do adro.

Observações

*1 - As colunas de mármore da galilé foram incorporadas no início deste século e as restantes copiaram os capitéis.

Autor e Data

Sofia Santos 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login