Cerca e Jardins do Convento de São Paulo / Cerca do Convento da Serra d'Ossa / Herdade do Convento de São Paulo (v. PT040710020006)

IPA.00023829
Portugal, Évora, Redondo, Redondo
 
Cerca. A escolha da localização, no séc.4, deve-se à propriedade se localizar em vale fértil, ideal para a implantação de hortas e pomares; A existência de nascentes de água na serra foi condição primordial que permitiu granjear as terras e estabelecer a congregação; Importante colecção de azulejaria portuguesa setessentista; Trabalhos raros de estatuária de terracota no Claustro e no Noviciado; Estátuas e fontes monumentais em mármore; Eucalipto de 1880 e outras plantas exóticas; As terras de grande fertilidade(férteis graças ao trabalho dos monges da Ordem de São Paulo Eremita que ocupavam parte dos seus dias com o cultivo das terras).
Número IPA Antigo: PT040710020026
 
Registo visualizado 549 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Religioso  Cerca    

Descrição

Cerca conventual situada a meia encosta. A altitude de 650m, na vertente poente da Serra d´Ossa, zona rica em vegetação densa devido a existência de várias nascentes, apesar de estar sobre xisto e envolvido por clima árido. Composição estrutural do convento (v. PT040710020006) e cerca surge adaptada à morfologia do terreno, recorrendo a muros de suporte, construídos em xisto, para a criação de plataformas, onde se construiu o edifício. A riqueza em água permite a sua ordenação em fontes, tanques e canais que contituem a mais valia deste espaço. Sistema de minas para recolha de água com interessante traçado que se estende pela mata a montante do convento, onde se distribuem diversas capelas. Jardim que rodeia o conjunto edificado feito em pequenos socalcos separados. De toda a composição destaca-se Tanque da Carreira, com leão esculpido em mármore branco na face N., com estátuas nos nichos da parede que o enquadra, adornadas com embrechedos de cortiça, o material disponível. Fonte da mãe d´água é construção de alta qualidade que remata terraço S. do convento, rodeado por alegretes e namoradeiras que tiram partido da paisagem. Vegetação predominante nos terraços que antecedem o edifício é laranjeiras e oliveiras, enquanto atrás, a mata é constituída sobretudo por sobreiros e eucaliptos. A cerca do convento é constituída em extensa área por terrenos de exploração agrícola. Claustro de registo único e cobertura em terraço ladrilhado, de desenho quadripartido em topiária de buxo e centrado por fonte.

Acessos

EM 381 de Redondo para Estremoz, a c. 3 km de Aldeia da Serra

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982 (os 2 fontanários em mármore, uma fonte decorativa e os jardins circundantes ao Convento) / Incluído na Zona de Proteção do Convento de São Paulo (v. PT040710020006)

Enquadramento

Rural, em acentuado pendente da vertente da Serra d´Ossa, alcantilado em patamares, isolado no meio da mata de espécies autóctones e seculares. Vista sobre a serra e planície.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cerca

Utilização Actual

Recreativa: jardim

Propriedade

Privada: Fundação

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 04 / 12 / 15 / 16 / 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR DE AZULEJO: António de Oliveira Bernardes

Cronologia

Séc. 04 - Primeiras construções de hortas e pomares, pelos Monges Jerónimos da Ordem de São Paulo Eremita, no vale fértil; 441 - Destruição das construções pelo terramoto; Séc.12 - O mosteiro é reerguido, sem haver longa permnência, devido à insalubridade do local; 1376, c. de - fundação do Casa dos Pobres de Nosso Senhor Jesus Cristo por Mem Gomes de Seabra, percursora da Ordem, e primeira edificação de que nada de notório restou; Séc. 15 - É iniciada a construção actual, localizada em meia-encosta expoasta a S.; 1536 - regularização da comunidade na Ordem de Santo Agostinho; 1577 - antes de partir para África aqui pernoitou D. Sebastião; São criadas novas estruturas, como a Casa do Lavabo, o Refeitório e a Sala das Eleições dos Padres Gerais; 1578 - Fundação da Ordem de São Paulo Primeiro Eremita da Serra d'Ossa e continuação da edificação do actual estabelecimento; 1669 - D. Catarina de Bragança de regresso a Portugal após a morte de seu marido Carlos II de Inglaterra, pernoita no convento; 1705 - contrução do Tanque da Carreira; Séc. 18 - revestimento azulejar da autoria de António de Oliveira Bernardes e Mestre PMP; 1725 / 1727 - reforma geral do edifício; 1755 - Danos causados pelo terramoto; São acrescentadas, na sequência do Terramoto, remodelações e novas estruturas que integram hoje a totalidade do Convento de São Paulo; 1834 - Desafectaçãio pela extinção das Ordens Religiosas, ficando o edifício fechado por vários anos; 1870 - vendido em hasta pública, sendo adquirido por Carolina Amélia Fernandes Torres, que casa com o Juíz Desembargador Xavier Corrêa Leote; 1892 - D. Carlos organiza nos jardins do convento uma merenda estando presente grande parte da nobreza portuguesa;1976, 23 janeiro - Proposta de classificação do convento por parte do proprietário; 1977, 29 abril - Parecer da 4.ª Sub-Secção da 2.ª Secção da Junta Nacional de Educação a propor a classificação do convento como IIP - Imóvel de Interesse Público; 1977, 24 maio - Despacho de homologação da classificação do convento pelo Secretário de Estado da Investigação Científica; 1992 - adaptação a unidade hoteleira; 1998 - venda do imóvel, ao actual proprietário, pelo Eng. Francisco Leote; 2000, 29 de Fevereiro - escritura de constitução da Fundação Henrique Leote tendo por objectivo o estudo, recuperação, preservação e desenvolvimento da identidade cultural das populações raianas.

Dados Técnicos

Cantaria; Sistema de Rega por gravidadee caleiras a céu aberto; Muros de suporte em xisto para cultura em socalcos e base de construção do edifício e terraços.

Materiais

Inerte: ferro, azulejo, mármore, alvenaria, tijoleira, silharia de granito e xisto, ferro, madeira; Vegetal: agapantos (Agapanthus africanus), alfazema (Lavandula officinalis), buganvília (Bougainvillea spectabilis), buxo (Buxus sempervirens), cipreste (Cupressus sempervirens), couves-de-nossa-senhora (Bergenia crassifolia), eucalipto (Eucalyptus globullus), freixo (Fraxinus angustifolia), hera (Hedera helix), hibisco (Hibiscus rosasinensis), hortênsia (Hydrangea macrophylla), lantana (Lantana camara, Lantana aurea), laranjeiro (Citrus sinensis), limoeiro (Citrus limon), loureiro (Laurus nobilis), oliveira (Olea europea), palmeiras (Chamaerops excelsa), palmeira (Phoenix canariensis), pimenteira-bastarda (Schinus mollis), plátano (Platanus hybrida), romanzeira (Punica granatum), roseira brava (Rosa canina), rosa galica (Rosa gallica), sardinheira (Pellargonium sp), sobreiro (Quercus suber), tília (Tilia cordata), videira (Vitis vinifera).

Bibliografia

ARAÚJO, Ilídio Alves de, Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal, vol.1, Lisboa, 1962; ESPANCA, Túlio, Convento de S. Paulo da Serra d'Ossa, in A Cidade de Évora, nº 55, 1973; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, vol.8, 1978; CARITA, Helder, HOMEM CARDOSO, António, Tratado da Grandeza dos Jardins em Portugal ou da Originalidade e Desaires desta arte, Círculo de Leitores, Lisboa, 1990, p.257, 260, 274 a 277; CASTEL-BRANCO, Cristina, Jardins com História, Poesia Atrás dos Muros, Edições INAPA, Lisboa, 2002.www.hotelconventospaulo.com, Abril 2007;

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1992 - Recuperação geral para adaptação a pousada.

Observações

Fundação Henrique Leote: tem por objectivo o estudo, recuperação, preservação e desenvolvimento da identidade cultural das populações raianas. Todos os anos, a Companhia de Dança de Mafra faz aqui os ensaios e estreias das suas produções; A fundação organiza exposições, cursos e sessões de canto gregoriano no convento;

Autor e Data

Luísa Estadão 2004

Actualização

Luísa Estadão 2005 / 2007
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login