Igreja Paroquial de Vilarinho das Azenhas / Igreja de Santa Justa

IPA.00002366
Portugal, Bragança, Vila Flor, União das freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de nave única, de exterior austero com frontispício em empena truncada por dois arcos. Boa qualidade da talha dourada, em estilo nacional, envolvendo o arco triunfal e inscrição de cariz popular *1. Retábulo-mor de estilo neoclássico.
Número IPA Antigo: PT010410180008
 
Registo visualizado 59 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangulares e sacristia adossada a N.. Volumes articulados e cobertura diferenciada em telhado de duas águas na igreja e de uma na sacristia. Na nave e capela-mor cunhais apilastrados encimadas por pináculos e ângulos das empenas encimados por cruzes. Paredes rebocadas a branco, cunhais e cornija simples em cantaria, com as juntas pintadas a branco e embasamento escalonado na capela-mor, pouco saliente, revestido a cimento. A sacristia apresenta cunhais sublinhados com cimento. Fachada principal orientada a O., portal de verga recta com porta de duas folhas em madeira. No dintel gravou-se inscrição de difícil leitura que inicía com "FOI ESTA" terminando "NO A. DE 1716". Encima-o frontão curvo interrompido com cruz ao centro sobrepujado por óculo com relógio aposto. No cunhal NO. placa de mármore: "CELEBRAÇÃO/ 1545-1995/ JUBILAR". Remata a fachada empena truncada por campanário com dois arcos rematado por pináculos e cruz ao centro. No alçado N. pano da nave ao qual se adossa corpo da sacristia com porta a O. e pano cego a N.. Alçado E. tem pequeno vão na sacristia. Alçado S. rasgado por janela na capela-mor e janela e porta na nave. No interior lambril de azulejos de tapete a amarelo e azul e paredes rebocadas a branco. Coro-alto em madeira decorado inferiormente com caixotões pintados. No lado do Evangelho, situa-se o púlpito e, junto ao arco, pequena mísula em madeira com imagem de santa. Arco triunfal de volta perfeita envolvido por talha dourada de bom labor com nicho para imagem de cada um dos lados e peanha central. No lado da Epístola, mísula em madeira com santo, um vão, porta de acesso ao exterior flanqueada por pequena pia granítica. Na capela-mor, porta de acesso à sacristia no lado do Evangelho e janelão no lado da Epístola; altar em talha mais austero e recente, com imagem de Cristo na cruz ao centro. Os tectos são em madeira de perfil curvo e o pavimento é em madeira.

Acessos

Largo no centro do Lugar

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, no interior da aldeia. Ergue-se no centro de um largo empedradro, em redor do qual se desenvolve o casario.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - provável instituição da paróquia; 1716 - construção da igreja conforme data inscrita; 1990, década de - colocação de relógio; 1995 - colocação de placa comemorativa do Jubileu.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito, cimento, telha, madeira, talha dourada.

Bibliografia

MORAIS, Cristiano, Roteiro de Vila Flor, Vila Flor, 1988.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1990, década - obras de remodelação exterior com pintura a branco, revestimento a cimento.

Observações

*1 - A inscrição, aparentemente abreviada, é de difícil leitura. Transcrevemos os caracteres mais evidentes: "FÞ ESTA I8BA SIPRIPETIDA [...] DADA/ ABRO NO A DE 1716". *2 - A nave mantém elementos de interesse, essencialmente a frontaleira e o tecto em caixotões sob o coro, os quais revelam antiga riqueza decorativa. *3 - O arranjo exterior dos rebocos está incompleto.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login