Igreja Paroquial de Alfaiates / Igreja de São Tiago

IPA.00023627
Portugal, Guarda, Sabugal, Alfaiates
 
Arquitetura religiosa, medieval, seiscentista e barroca. Igreja paroquial de construção tardo-medieval, pertencente ao bispado de Lamego, de que subsiste parte da estrutura, a porta travessa em arco apontado e ornada por friso de esferas e a cachorrada de uma das faces do corpo da nave. A estrutura seria comum a outras igrejas suas contemporâneas na região, com o interior da nave dividido em tramos definidos por arcos diafragma, cuja estrutura era visível exteriormente pela existência de contrafortes de esbarro, dos quais se mantêm dois exemplares na fachada lateral esquerda, estrutura desaparecida por uma intervenção infeliz levada a cabo no início do séc. 20, que deu origem a uma nova organização espacial. No séc. 17 surge uma intervenção de fundo no edifício, que se prolongaria até ao final do século, com a construção de um novo arco triunfal mais amplo e de um coro-alto, sustentado por colunas que integram pias de água benta. Nesta data, é, ainda, construída uma capela lateral, desaparecida, surgindo, mais tarde, uma segunda adossada à capela-mor e dedicada ao Espírito Santo, como nos testemunham as Memórias Paroquiais de 1758. Esta é a estrutura que chegou até aos nossos dias com a igreja de planta poligonal composta por nave, capela-mor e sacristia adossada ao lado esquerdo, tendo uma torre sineira, também seiscentista, no lado direito, sob a qual surge o batistério. A igreja é escassa e unilateralmente iluminada por janelas em capialço, rasgadas na fachada lateral direita, tendo coberturas interiores diferenciadas, em falsas abóbadas de berço de madeira, a da capela-mor com caixotões de acantos, de feitura setecentista. A fachada principal data, também, do séc. 17, rematada em empena e revelando, pela sua largura, a antiga estrutura medieval. Em Seiscentos ganhou uma nova decoração na zona do portal, ladeado por pilastras com profusa decoração fitomórfica, encimados por albarradas e, a ladear o janelão, rasgado em data posterior, dois animais fantásticos. No interior, destaca-se a existência do púlpito seiscentista decorado com cartelas enroladas e elementos figurativos, apresentando uma linguagem assumidamente maneirista, influenciada pelo grotesco e reproduzindo figurinos que circulavam livremente em livros de gravuras impressos maioritariamente na região da Flandres. Iconograficamente, representa um tetramorfo, atributos do orago e da Paixão de Cristo, com paralelo no exemplar existente em Rebolosa (v. IPA.00012214). Contemporâneo desta estrutura, o lavabo da sacristia, com cantaria profusamente lavrada. O retábulo-mor é do estilo barroco nacional, de três eixos, assente em banco de cantaria e os colaterais e da capela do Espírito Santo, de talha pintada tardo-barroca.
Número IPA Antigo: PT020911070245
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta poligonal composta por nave, capela-mor, capela do Espírito Santo, anexos e torre sineira adossados às fachadas laterais, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas, sendo em coruchéu piramidal, rebocado e pintado, na torre sineira. Fachadas em alvenaria e cantaria de granito aparente, com os cunhais firmados por pináculos e rematadas em frisos e cornijas, cornijas e em cachorrada na fachada lateral direita do corpo da nave. Fachada principal virada a SO., rematada em empena claramente alteada, com cruz latina no vértice sobre plinto paralelepipédico embutido no muro. É rasgada por portal de volta perfeita, enquadrado por seguintes, ornados por motivos fitomórficos, e por duas pilastras assentes em plintos paralelepipédicos, tudo ornado por motivos vegetalistas, que sustentam entablamento fitomórfico e dois pináculos; está encimado por janelão retangular, protegido por vitral a representar o orago, ladeado por dois animais fantásticos afrontados e encimado por friso e vieira. No lado direito e levemente recuada, a torre sineira de três registos, os inferiores marcados pela maior espessura do muro na base, e o superior separado por cornijas; o intermédio é rasgado por frestas em capialço em duas das faces, a iluminar o batistério, e o superior com duas ventanas de volta perfeita em cada face; remata em cornija, tendo gárgulas de canhão nos ângulos e ao centro de cada face. A frontal exibe o mostrador do relógio. Fachada lateral esquerda marcada por dois contrafortes de esbarro, rasgada, no corpo da nave, por fresta em capialço, tendo, entre os contrafortes, a porta travessa em arco apontado e com duas arquivoltas, a exterior biselada e ornada por esferas. Tem adossado o corpo da sacristia, alteado relativamente à construção original, com porta retilínea e de moldura saliente na face SO.. Fachada lateral direita com o corpo da nave rasgado por duas janelas em capialço, uma delas jacente, marcado pelo corpo do anexo adossado, com a face SE. rasgada por porta e duas janelas jacentes. A capela-mor possui janela em capialço e tem adossado o corpo da capela lateral, claramente alteada, rasgada, nas faces laterais, por janelas em capialço e tendo na face NE. pequena janela com os extremos marcados por decoração recortada. Fachada posterior rematada em empena com cruz no vértice, cega no corpo da capela-mor e com duas janelas retilíneas no da sacristia. INTERIOR com as paredes em cantaria de granito aparente, com as juntas pintadas de branco, tendo, na nave, cobertura em falsa abóbada de berço, rebocada e pintada de branco, e pavimento em ladrilho cerâmico. Coro-alto assente em cornija de cantaria e em duas colunas de capitéis jónicos que integram pias de água benta e assentam em plintos paralelepipédicos almofadados e ornados por losangos; tem guarda balaustrada e acesso por dois lanços de escada no lado do Evangelho, o inferior em cantaria e guarda metálica e o superior de madeira. O portal axial e porta travessa estão protegidos por guarda-ventos de madeira. No lado da Epístola, sob a torre sineira, o batistério em arco de volta perfeita e protegido por teia metálica, pintada de branco; possui pia de água benta em cantaria de granito. No lado da Epístola, púlpito em cantaria sobre uma coluna de fuste estriado e um capitel com o cesto ornado por querubins. A guarda forma seis apainelados, os quatro primeiros do lado esquerdo com alusão aos Evangelistas, com representação de cartelas anepígrafas, tendo na base, o touro (São Lucas), o leão (São Marcos), a águia (São João) e o homem (São Mateus). Sucede-se a representação dos atributos da Paixão (cruz, coroa de espinhos, lança, vara do vinagre e escada) e os atributos do orago, São Tiago, com o chapéu e concha de peregrino, sob a representação da cruz de Santiago. Tem acesso por porta de volta perfeita assente em pilastras, a partir do corpo anexo. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por capelas retabulares colaterais, dispostas em ângulo e dedicadas ao Imaculado Coração de Maria (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço em caixotões de talha dourada, formando florões, assente em cornija de cantaria, tendo pavimento em lajeado de granito. Junto ao arco triunfal, ambão de cantaria, surgindo, sobre supedâneo de dois degraus, a mesa de altar do mesmo material, composta por pilares e tampa simples. No lado do Evangelho, capela adossada, profunda e com acesso por arco triunfal assente em pilastras toscanas e com fecho volutado, dedicada ao Espírito Santo. Na parede testeira, o retábulo-mor de talha dourada, com corpo côncavo e de três eixos definidos por seis colunas torsas ornadas por pâmpanos e duas pilastras com decoração de acantos, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, os inferiores em cantaria; prolongam-se em quatro arquivoltas, as interiores torsas, formando apainelados de acantos separados por aduelas no sentido do raio, formando o remate. Ao centro, tribuna de volta perfeita, contendo trono de quatro degraus e com cobertura apainelada. Os eixos laterais formam apainelados pintados com motivos vegetalistas, contendo mísula com imaginária. Altar paralelepipédico encimado por sacrário embutido na estrutura com a porta ornada por elementos eucarísticos (cálice, hóstia, espiga e cacho de uvas), centrada por colunas torsas. No lado do Evangelho, porta de verga reta, de acesso à sacristia, contendo um lavabo de cantaria e, na sala anexa, um arcaz encimado por oratório.

Acessos

Rua de São Tiago

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado num largo conformado por casas de habitação unifamiliares, em declive a que se adapta e em cota elevada relativamente à via pública, formando um adro murado a cantaria de granito aparente. O adro tem acesso por degraus frontais, ladeadas por guardas metálicas, e está pavimentado a cantaria, com alternância de lajeado e calçada, pontuado por árvores de grande porte.

Descrição Complementar

O MOSTRADOR do relógio tem a inscrição "Jerónimo / BRAGA". Os RETÁBULOS COLATERAIS são semelhantes, de talha pintada de branco, dourado e de marmoreados fingidos de verde e rosa, de planta reta e um eixo definido por duas colunas de capitéis lisos, com o terço inferior marcado por anel e profusamente ornado por folhagem, assentes em plintos paralelepipédicos, emoldurados por acantos. Ao centro, nicho contracurvo com moldura saliente, contendo peanha com imagem, ladeado por duas mísulas com imaginária. A estrutura é flanqueada por orelhas de acantos e remata em fragmentos de frontão, encimados por prquenos plintos, que centram espaldar curvo com decoração de acantos e resplendor. Altar em forma de urna decorado por apainelados e cruz, encimado por sacrário embutido na estrutura, ornado por cálice e hóstia. A CAPELA DO ESPÍRITO SANTO tem as paredes em alvenaria de granito aparente, com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira e pavimento em lajeado. Possui retábulo de talha pintada de branco, dourado e marmoreados fingidos rosa e verdes, de corpo reto e três eixos definidos por quatro colunas de fustes lisos e terço inferior marcado por anel e folhagem, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, almofadados e decorados com elementos fitomórficos. Cada eixo possui nichos em arcos abatidos e molduras salientes, encimados por acantos e contendo mísulas com imaginária. A estrutura remata em cornija e espaldar de perfil curvo e truncado superiormente, tripartido por duas pilastras, decorado por acantos e glória de querubim, sobrepujado por falsos drapeados. Altar em forma de urna, encimado por sacrário embutido na estrutura. LAVABO DA SACRISTIA em cantaria de granito, formado por espaldar rematado por cornija e espaldar volutado e rematado por pináculo em pinha; é vazado pelo recetáculo em concha e possui uma bica em forma de carranca, ladeado por motivos vegetalistas; a bica verte para taça ovalada de bordo saliente, assente em pilares de cantaria. ORATÓRIO da sacristia de talha em branco, retilíneo e com um eixo formado por pilastras e remate em cornija facetada; possui nicho de perfil contracurvo e moldura saliente. Na base, várias pequenas gavetas.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 14 / 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 14 - provável construção da igreja; 1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a igreja taxada em 15 libras, revelando ser uma paróquia bastante modesta, existindo uma segunda paróquia na povoação, a de São João e Santa Maria da Pega, a primeira taxada em 15 libras e a segunda em 26 libras; integra o termo de Alfaiates e o bispado de Ciudad Rodrigo; séc. 17 - reconstrução do templo; 1695 - data que existia na fachada revela o final das obras na igreja, com a feitura do retábulo-mor; 1708 - segundo o Padre Carvalho da Costa, a paróquia tem 130 vizinhos, com uma igreja da invocação de São Tiago, uma reitoria da apresentação do bispo de Lamego e comenda da Ordem de Cristo; 1755 - construção da Capela do Espírito Santo; 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco António Carvalho Baptista, é referido que a igreja está no cimo da vila, no lado S., sendo dedicada a São Tiago, com altar-mor, onde se venera o Santíssimo, com tribuna de apainelados, surgindo, no lado direito, São Sebastião, com Irmandade, e, no lado esquerdo, Santa Bárbara, com Irmandade das Almas e missas quotidianas; existem mais duas capelas particulares, um arco na capela-mor e quatro na nave, e um púlpito; na fachada principal, sobre a porta, a imagem de São Tiago; tem a torre com oito janelas e dois sinos grandes, sob a qual fica o batistério, abobadado em cantaria, com cruz romana; o pároco é reitor, com o rendimento de 40$000 e 27 alqueires de trigo; 1785 - feitura dos retábulos colaterais e do retábulo da Capela do Espírito Santo e construção da sacristia nova; 1922 - 1925 - demolição dos arcos diafragma que seccionavam o interior do templo; remoção da imagem de pedra de são Tiago da fachada principal para o telhado da sacristia nova; supressão da data da fachada principal; 1979 - 1981 - colocação de silhares de azulejo no interior; 1998 - 200 - transformação do anexo em capela mortuária.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria e cantaria de granito, parcialmente rebocada e pintada; cruzes, modinaturas, cornijas, cachorros, pavimento da capela-mor e do adro, pilastras, colunas, pias de água benta, pia batismal, lavabo, escadas do coro em cantaria de granito; mobiliário, portas e oratório de madeira; retábulos e caixotões da capela-mor de talha dourada e policroma; janelas com vidro simples, o do coro com vitral; teia do batistério em ferro; pavimento em tijoleira; coberturas em telha cerâmica.

Bibliografia

COSTA, Padre António Carvalho da - Corografia Portugueza... Lisboa: Officina de Valentim da Costa Deslandes, 1708; JORGE, Carlos Henrique Gonçalves - O Concelho de Alfaiates em 1758 - Memórias Paroquiais. Forcalhos: Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos, 1989.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Diocese da Guarda: Departamento do Património Cultural

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1922 / 1923 / 1924 / 1925 - restauro do interior e renovação das coberturas; 1929 / 1930 / 1931 - restauro dos retábulos colaterais; 1979 / 1980 / 1981 - construção de uma nova cobertura abobadada no interior da nave, com estrutura de betão; 1998 / 1999 / 2000 - obras de restauro com intervenção nos retábulos com novo banho de dourado; retificação dos painéis de madeira de castanho da capela-mor, sendo feitos novos caixotões para substituir os desaparecidos; douramento da cobertura de caixotões; renovação do pavimento; remoção dos silhares de azulejo e dos rebocos e pinturas interiores e exteriores; arranjo do adro com aplicação de lajeado e de calçada.

Observações

Autor e Data

Joana Pereira e Paula Figueiredo 2014 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese da Guarda)

Actualização

 
 
 
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