Solar de Sampaio

IPA.00002360
Portugal, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Linhares
 
Arquitectura residencial, setecentista, rococó. Solar de planta rectangular, com dupla fachada de aparato, ostentando dois brasões. Fachadas simétricas, circunscritas por cunhais apilastrados, marcados por fogaréus e remates em cornija, que se eleva sobre os brasões, criando um falso tímpano de perfil circular. Solar com duas fachadas de aparato e com dois brasões com ligeiras diferenças, a principal de um único piso e a lateral esquerda de dois, adaptando-se à topografia do terreno. As demais fachadas são menos ricas e os vãos apresentam-se simples, contrastando com a exuberância das anteriores, que evidenciam grande qualidade plástica, com molduras duplas e decoração de volutas concheadas; cunhais apilastrados, com capitéis de interpretação coríntia. Vãos em arco abatido, ostentando duplas molduras intensamente decoradas por volutas concheadas. Pátio interior que acede, através de portais laterais ao interior, onde se vislumbram ainda coberturas de madeira em masseira, com decoração fitomórfica.
Número IPA Antigo: PT010403080012
 
Registo visualizado 784 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta quadrangular

Descrição

Planta rectangular simples, apresentando uma disposição horizontalista e coberto por telhado de duas águas com telha de aba e canudo. Fachada principal, virada a S., rebocada e pintada de branco, percorrida por embasamento de cantaria, circunscrita por cunhais apilastrados com capitéis de interpretação coríntia, firmados por fogaréus, assentes em peanhas torneadas, e remates em cornija. No centro, portal em arco abatido, cuja dupla moldura ostenta volutas concheadas, as superiores de maiores dimensões e falsa pedra de fecho, rematando em cornijas interrompidas, que esboçam um pequeno espaldar; a porta é de madeira com apainelados decorados com motivos fitomórficos estilizados. É ladeado por duas janelas de guilhotina gradeadas, em arco abatido, com dupla moldura volutadas, avental recortado e cornija interrompida por vieira. Sobre o portal, o brasão com coronel ducal, que interrompe a cornija do remate, alteada nesta zona, marcado por friso de cantaria. Fachada virada a O. com acesso por portão, é rebocada e pintada de branco, com cunhais apilastrados com capitéis de interpretação coríntia, formados por fogaréus e remate em cornija, de dois pisos, devido às características topográficas em declive. No primeiro piso, existem cinco portas em arco abatido, dispostas irregularmente, surgindo, no superior, seis janelas de guilhotina com modinaturas semelhantes às da fachada principal, que flanqueiam uma janela de sacada central, igualmente moldurada e com varandim de ferro forjado. Sobre esta, um brasão em granito com coronel ducal, ligeiramente diferente do anterior, mas provocando igualmente o alteamento da cornija. As fachadas N. e E. apresentam paredes com aparelho rusticado e juntas pintadas de branco, a primeira com pequena abertura rectangular, na zona central e a E. com algumas janelas simples. INTERIOR com pátio principal com pavimento lajeado e porta lateral com acesso por três degraus recortados, com modinatura ostentando volutas. Outro portal em arco abatido, acede igualmente ao interior, através de degrau rectilíneo, tendo, igualmente, modinatura decorada com volutas e remates em cornija interrompida. Um dos aposentos possui cobertura de madeira em masseira, pintado com motivos vegetalistas figurativos.

Acessos

Pela EN 633, 10 Km. depois de Carrazeda de Ansiães entra-se na povoação, de ruas calcetadas, e desce-se até à Ribeira de Linhares, atravessando-se a ponte; na margem S., andam-se alguns metros pela rua principal até se encontrar sinalização para "Casa Brasonada", sintuando-se o imóvel no Lugar de Sampaio

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Rural, situado no vale, isolado, na confluência de caminho público e R. de Sampaio, a S., havendo, nos lados O., N.. e E., terrenos de cultivo, pertencentes à propriedade, demarcada por muro, com acesso por portão gradeado, no lado direito.

Descrição Complementar

O brasão da fachada principal possui coronel de nobreza e timbre de águia, com escudo esquartelado: no primeiro, as armas da família Sampaio, de ouro, com uma águia estendida de vermelho e armada de negro; no segundo, dois animais passantes; no terceiro, de ouro, cinco estrelas de vermelho, acompanhadas em ponta do timbre da família Tavares (um cavalo sainte de vermelho); no quarto, as armas da família Morais, estando partido de vermelho, o primeiro com uma torre de prata, iluminada e lavrada de negro, assento num rio, e o segundo de prata com uma amoreira arrancada de verde. O segundo brasão, possui também coronel de nobreza e timbre de águia, com escudo esquartelado: no primeiro e no segundo, as armas da família Sousa do Prado, representadas a metade; o primeiro de prata com cinco escudetes de azul postos em cruz, estando cada um deles carregado de cinco besantes do primeiro esmalte, postos em santor, e o segundo, de prata, com um leão de púrpura; no terceiro, de ouro, cinco estrelas de vermelho, acompanhadas em ponta do timbre da família Tavares; no quarto, as armas da família Morais.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 14, finais / séc. 19, entre - Linhares pertence à honra da família Sampaio, senhores de numerosas terras transmontanas, chamando-se o seu primeiro proprietário Vasco Pires de Sampaio *1; séc. 18, final - construção do solar; 1870 - 1880 - compra do solar pelo avô dos actuais proprietários; séc. 19, finais - presumível execução da porta de madeira da fachada S.; 1990, 28 Junho - aponta-se a possibilidade do imóvel ser coetâneo do primeiro Conde de Sampaio, o general A. J. de Sampaio e Melo e Castro Moniz Torres de Lusignam, genro do Marquês de Pombal; 1990, 3 de Agosto - despacho de classificação como IIP.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito na estrutura, rebocada e pintada de branco em duas fachadas, aparente nas restantes, embasamento, cunhais, pináculos, cornija, molduras, brasões, pavimento do pátio interno; madeira nas portas, caixilhos e coberturas interiores; metal na guarda da janela de sacada e nas grades que protegem as janelas; telha de aba e canudo; vidros simples.

Bibliografia

AGUILAR, José, Carrazeda de Ansiães e seu termo. Esboço e subsídios para uma monografia, Carrazeda de Ansiães, 1980; AZEVEDO, José Correia de, Inventário artístico ilustrado de Portugal. Trás-os-Montes e Alto Douro, Algés, 1991; LOPES, Roger Teixeira, Carrazeda de Ansiães. Património artístico, Mirandela, 1996; Sampaio, in Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 26, Lisboa / Rio de Janeiro, s.d., pp. 878-879; TÁVORA, Luiz de Lencastre e, Dicionário das famílias portuguesas, Lisboa, 1989; ZÚQUETE, Afonso Eduardo Martins [coord.], Armorial Lusitano. Genealogia e heráldica, 2.ª ed., Lisboa, 1987; Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, www.cm-cansiaes.espigueiro.pt, Dezembro 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1998 - obras de conservação na fachada O., que apresentava o reboco a necessitar de pintura; arranjo da cobertura; limpeza do interior e da zona envolvente.

Observações

*1 - Vasco Pires de Sampaio foi companheiro de armas de D. João I durante a Revolução de 1383 - 1385, facto que levou o monarca, em 1834, a fazer-lhe mercê dos senhorios de Vila Flor, Chacim, Mós, Ansiães (onde se insere Linhares), Vilarinho da Castanheira e outras terras da Província de Trás-os-Montes.

Autor e Data

Ernesto Jana 1994 / Marisa Costa 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login