Ponte sobre o Rio Alfusqueira

IPA.00000236
Portugal, Aveiro, Águeda, União das freguesias do Préstimo e Macieira de Alcoba
 
Arquitectura civil pública, seiscentista. Ponte em arco seiscentista de tabuleiro plano sobre arco único, largo e alto, de silharia de granito.
Número IPA Antigo: PT020101140020
 
Registo visualizado 1398 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro horizontal sobre um onico arco de volta redonda, largo e alto. Aparelho isódomo de silhares de granito. As aduelas são estreitas e compridas com extra dorso irregular. Os encontros foram reforçados a montante e a juzante. As guardas são em silharia de granito e o pavimento de asfalto.

Acessos

EM 574 (Eirol-Macieira de Alcoba), sobre o rio Alfusqueira entre A-dos-Ferreiros e Préstimo.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. Isolado. Vale fundo e apertado. Cobertura vegetal densa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - construção da ponte com a ruína da Ponte Velha; 1702, antes - a Corographia Portugueza do Pe. Carvalho da Costa descreve-a como «uma grandiosa ponte de um só olhal, muito alta de pedra de cantaria, que do rio mal se chega com uma pedra acima, assentada em lajedo muito firme e larga».

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Granito (silhares).

Bibliografia

Baptista, Joaquim de Sousa, A Ponte do Alfusqueiro, Arquivo do Distrito de Aveiro, vol. VII, Aveiro, 1941, nº 25, p. 42 e ss.; BAPTISTA, Augusto Soares de Sousa, A Estrada de A-dos-Ferreiros - Ponte do Alfusqueiro, Aveiro, 1951; GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - VI, Distrito de Aveiro, Zona Sul, Lisboa, 1959, pp. 33 - 34; PORTELA, Adolfo, Águeda, Águeda, 1964; NEVES, Amaro, SEMEDO, Ónio, ARROTEIA, Jorge, Aveiro. Do Vouga ao Buçaco, Lisboa, 1989, pp. 174 - 175.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMA: 1910, cerca - construção de novas guardas; 1941, cerca - reparo no encontro da margem direita; 1941, após - reconstrução das guardas com nova silharia de granito e novo desenho.

Observações

*1 - servia uma antiga estrada que ligava o litoral ao interior atravessando a serra do Caramulo. *2 - a montante da Ponte existe um local chamado Vau que mostra nas duas margens as marcas intensas do desgaste de carros e por onde se faria a travessia antes da construção de uma ponte. *3 - pouco mais de 100 m a juzante da Ponte do Alfusqueiro existe um local chamado Ponte Velha onde, na margem esquerda, existiam a base de um antigo encontro e, no meio do rio, a base de um pilar, tudo em alvenaria de lajes de xisto. *4 - tem associada a lenda da construção da ponte pelo Diabo-do-Alfusqueiro (ver PORTELA 1964).

Autor e Data

Paulo Dordio 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login