Capela de Nossa Senhora da Conceição / Capela da São João Baptista

IPA.00002346
Portugal, Lisboa, Oeiras, Barcarena
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca de finais do 17, de planta rectangular e pequenas dimensões integrada na fachada principal de um palácio. O retábulo de mármores polícromos embutidos, possivelmente desenhado pelo Arquitecto João Antunes, é muito semelhante ao do da Quinta do Calhariz de Sesimbra e, sobretudo, ao do da capela dos Lencastres, no Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa. Capela de grande requinte e homogeneidade decorativa interior pelo seu retábulo e pavimento de mármores polícromos embutidos, painéis azulejares e pintura a têmpera de Gabriel del Barco. Os painéis de azulejos vivem da posição activa de cada grupo ou figura. Apesar de provavelmente inspirados em gravuras, e da anatomia nem sempre ser muito rigorosa, a beleza da caracterização e do desenho, patentes na folhagem das árvores, pormenores dos rostos, roupagens ou das paisagens, na subtileza das pequenas pinceladas, mostram o extremo cuidado com que foram organizados e a pintura realizada, o grau de qualidade atingido por Gabriel del Barco no desenho e composição relativamente à época. Os ornatos do tecto possivelmente também de Barco, estão intimamente ligados aos ornatos dos azulejos.
Número IPA Antigo: PT031110020008
 
Registo visualizado 567 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de pequenas dimensões, rectangular, assinalada na fachada principal por sineira, que interrompe a linha do telhado. Retábulo de mármores florentinos polícromos de 2 registos, com nicho central coroado por frontão redondo e 2 laterais com abóbada em concha sobrepujado por óculos redondos. Pavimento também de mármores polícromos. Abóbada abatida pintada com grinaldas, conchas e, ao centro, medalhão octogonal representando "Visitação da Virgem a Santa Isabel", tendo inscrito " Exultant infants in utero meo ". Alçado revestido a azulejos em 2 níveis. No 1º, com pequenos plintos ao centro e nos extremos o espaço livre é ocupado por meninos brincando, segurando conchas ou aparando grinaldas floridas. No 2º é preenchido por 2 grinaldas pendentes, aos lados da porta, e por 2 painéis nas paredes laterais representando " Baptismo de Cristo no Jordão " e " São João Baptista pregando a Doutrina de Cristo ", com cercaduras constituídas por densos enrolamentos de folhagem, pequenas cartelas nos cantos e no centro da barra superior e inferior graciosa cartela preenchida por vieira.

Acessos

EN 250, Rua Antero de Quental, Quinta de Nossa Senhora da Conceição de Barcarena. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,726781, long.: -9,278171

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Urbano. Integra-se no Palácio da Quinta de Nossa Senhora da Conceição, junto da ribeira de Caxias, a. S. de Barcarena.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: João Antunes (atr., séc. 18). PINTOR de AZULEJO: Gabriel del Barco (1691).

Cronologia

Séc. 17 - construção da Quinta de Nossa Senhora da Conceição pelos Sinel de Cordes (cavaleiros flamengos chamados a Portugal por Filipe II para procederm à recolha de impostos); 1691 - datação dos azulejos da capela; pintura de tecto em brutesco por Gabriel del Barco; séc. 18 - execução do retábulo, atribuível a João Antunes; 1969 - Sr. Georges Brogon compra a quinta à D. Conceição Ferreira e procede à sua integral reconstrução e beneficiação.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Alvenaria rebocada e cantaria calcária, azulejos, pintura a têmpera e mármores polícromos embutidos.

Bibliografia

MECO, José, Azulejos de Gabriel del Barco na Região de Lisboa. Período Inical, até 1691. Pintura de Tectos, Sep. do Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, III série, nº 85, s.l., 1979; MECO, José, Azulejaria do Concelho de Oeiras. O Palácio de Pombal e a Casa de Pesca, s.l., 1982; STOOP, Anne de, Quintas e Palácios nos Arredores de Lisboa, Barcelos, 1986; Plano de Salvaguarda do Património Construído e Ambiental do Concelho de Oeiras, DPGU, CMO, Oeiras, 1999; SERRÃO, Vítor, História da Arte em Portugal - o Barroco, Barcarena, Editorial Presença, 2003.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DRMLisboa

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login