Capela de Nossa Senhora das Neves

IPA.00000234
Portugal, Aveiro, Anadia, Vila Nova de Monsarros
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela com nave e capela-mor abobadadas, torre quadrangular, fachada principal revestida em cantaria. Azulejos nas paredes da capela-mor e sob os nichos; tectos em abóbada.
Número IPA Antigo: PT020103120032
 
Registo visualizado 112 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta composta por nave, capela-mor e um anexo rectangular adossado ao lado SO. da capela-mor, volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de 1, 2 e 3 águas (respectivamente anexo, corpo e capela-mor) aos quais se une, também a SO., contíguo ao anexo mas já no ombro direito do corpo, torre sineira quadrangular com cobertura em cobertura piramidal e a SE., do lado posterior da capela-mor, corpo saliente a toda a altura destinado a camarim do altar, com cobertura em telhado de 3 águas. Fachada principal revestida em cantaria, portal único de vão rectangular flanqueado por pilastras que suportam entablamento dominado por frontão interrompido donde emerge uma cruz, tendo aos lados, postigos simples quadrados e na linha do coro, dois nichos com esculturas enquadrando um vão rectangular com arco de volta inteira. Cimalha horizontal que se prolonga nas outras fachadas e envolve o edifício. Na empena, axialmente e junto à cimalha, pequeno óculo losangular, remate de traçado mistilíneo ostentando perto do vértice dois rótulos com mascarões, pirâmides sobre os cunhais, encimadas por esferas, e cruz no vértice. Torre com cantarias nos cunhais, 2 registos, duas ventanas opostas, de pilastras e arco de volta inteira, cornija, pináculos iguais aos do frontispício nos ângulos. Fachadas laterais com porta travessa, de verga direita e cornija, encimada por janela no corpo e janela horizontal na capela-mor. Interior com coro-alto, púlpito do lado do Evangelho com bacia de pedra sobre duas mísulas, balaustrada de madeira e acesso por escada incluída na espessura da parede, duas capelas laterais com retálos, postas, e dois nichos colaterais ao arco triunfal; os arcos e os nichos mostram pilastras com as faces decoradas com almofadas corridas; o arco triunfal tem a imposta na continuação das cimalhas internas que também mostram composição com os arcos e nichos colaterais; as paredes da capela-mor estão forradas com azulejos pintados a azul com florões que preenchem igualmente os dois panos inferiores aos nichos; tectos estucados em abóbada, de canhão no corpo e de aresta na capela-mor; retábulos de talha dourada.

Acessos

EN 235 (Anadia - Mealhada), junto da saída da sede de freguesia para S.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado no topo de uma colina dominando a sede da freguesia, numa larga esplanada lajeada e murada ao lado da qual se situa o cemitério paroquial, em espaço próprio.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 14 - existia uma capela anterior, à qual pertencia uma escultura da Virgem com o Menino em marfim, ainda conservada; séc. 17, início - morte de Cosme Dias em Sevilha, natural da freguesia e que, emigrado na América espanhola, arrecadou fortuna com que instituiu diversos legados pios, entre os quais esta capela, onde foi sepultado; séc. 17, meados - construção da capela.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Calcário (cantarias), cobertura em telha de aba e canudo, madeira (caixilhos, portas, guarda púlpito), azulejos da capela-mor e parede inferior do arco triunfal)

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - VI, Distrito de Aveiro, Zona Sul, Lisboa, 1959, p. 97 - 98.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1950 - obras de restauro. Comissão Fabriqueira: 1995 / 1996 - recuperação e conservação.

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login