Capela do Senhor dos Passos

IPA.00023356
Portugal, Porto, Santo Tirso, União das freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães
 
Arquitetura religiosa, setecentista e neoclássica. Capela de espaço único, com cobertura em falsa abóbada de berço, iluminada uniformemente por janelas em capialço, rasgadas nas fachadas laterais, junto ao altar-mor. Fachada principal em empena, com os vãos rasgados em três eixos, compostos por portal de verga reta, encimado por óculo e ladeado por duas janelas. Fachadas com cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais com bola, a lateral esquerda com porta travessa de verga reta. Interior com supedâneo, onde se ergue o retábulo-mor de talha pintada, neoclássica, de planta reta e um eixo.
Número IPA Antigo: PT011314220052
 
Registo visualizado 72 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave única, com sacristia adossada à fachada posterior, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos em cantaria de granito, tendo, no templo, cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais com bola, sobre plintos paralelepipédicos, e rematadas em frisos e cornijas. Fachada principal virada a SO., rematada em empena, mais elevada que a cobertura da nave e com cruz latina sobre plinto paralelepipédico no vértice; é rasgada por portal de verga reta e moldura simples, rematado por friso e frontão triangular, com o tímpano rebocado e pintado de branco; está encimado por óculo quadrilobado, rematado por cornija contracurva e ladeado por janelas retangulares com molduras simples e protegidas por grades. Fachada lateral esquerda com porta travessa de verga reta e moldura simples e janela retilínea, em capialço, na zona do altar-mor. Fachada lateral direita com janela retilínea em capialço, na zona do altar-mor. Fachada posterior em empena cega com cruz latina sobre plinto côncavo no vértice; sob esta, o corpo da sacristia, com corpo de verga reta na fachada lateral esquerda e pequenas janelas jacentes, uma na fachada lateral direita e outra na posterior. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, cobertura em falsa abóbada de berço assente em cornija também de granito, polido, e pavimento em granito. Sobre supedâneo de granito com três degraus, o retábulo-mor, de talha pintada de branco e dourado, de planta reta e três eixos definidos por colunas com o fuste liso e terço inferior estriado e capitéis coríntios, assentes em dados e firmadas por urnas, tendo, nos eixos exteriores duas meias pilastras. Ao centro, tribuna em arco de volta perfeita, rematada em friso denticulado, cornija e espaldar curvo, encimado por cornija, acantos e ornado por resplendor. Os eixos laterais são rasgados por nichos, também em arco de volta perfeita, albergando imaginária, sendo que inferiormente se abrem pequenas portas em arco abatido de acesso à tribuna e sacristia, que se desenvolve posteriormente. A estrutura remata em amplo tímpano de madeira, sobre os eixos laterais e integrando o espaldar central. Altar em forma de urna, ornado por folhagem. Sacristia com paredes rebocadas e pintadas de branco, com teto plano, falso e apainelado, e pavimento em lajeado, contendo armários e mesas de madeira.

Acessos

Avenida de Unisco Godiniz. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,344038; long.: -8,471819

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Mosteiro de Santo Tirso (v. PT011314220005)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado junto ao Mosteiro de Santo Tirso, na proximidade de um dos acessos secundários à Escola Agrícola, junto à via pública, pavimentada a cubos de granito. Encontra-se em zona plana, envolvido por pequeno adro retilíneo, em torno do qual surgem canteiros relvados e pontuados por árvores e arbustos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção da capela; 1758, 14 abril - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Frei José do Pilar, é referida a Capela, situada no terreiro do Mosteiro e pertencente à Irmandade do Senhor dos Passos; séc. 19 - colocação do retábulo; séc. 20 - reforma da capela e da estrutura retabular; construção da sacristia.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada de branco; elementos estruturais, socos, cunhais, cornijas, pináculos, modinaturas, pavimento e supedâneo de granito; retábulo-mor em talha pintada; janelas com vidro simples; portas e portadas das janelas em madeira; cobertura de telha; gradeamento das janelas em ferro.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Patrícia Costa 2005 / Paula Figueiredo 2012 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login