Chafariz da Praça de Pontevedra

IPA.00023240
Portugal, Braga, Barcelos, União das freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro)
 
Arquitectura civil de equipamento, maneirista e neoclássica. Chafariz de tanque maneirista, quadrilobado com cantareiras, e ao centro urna neoclássica com bicas florais, que substituiu o obelisco e a taça primitivas.
Número IPA Antigo: PT010302140167
 
Registo visualizado 292 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

Soco circular com tanque quadrilobado, de faces bojudas, com quatro cantareiras circulares, e ao centro pedestal com grande urna canelada, com quatro bicas florais no bordo, encimada por cogulho.

Acessos

Praça de Pontevedra *1

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em ampla praça lajeada, com ligeiro declive, arborizada do lado O.. O chafariz assenta sobre base circular escalonada, de dois degraus, o primeiro calcetado e o segundo lajeado. Na proximidade a O., encontra-se a Casa da Nogueira (v. PT010302140166).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: fonte ornamental

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural) / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17- Provável construção do chafariz; 1863 - início do arranjo da praça, então chamada de D. Pedro V, por iniciativa do presidente da Câmara, o Dr. António do Rego Faria Barbosa, sob o risco do Engenheiro João Pedro da Costa e Silva e inspecção de obra do secretário da Câmara, o Dr. António Luís Pereira Carneiro da Fonseca; a praça foi fechada por gradeamento, com portais para a Rua da Nogueira, hoje chamada de Barjona de Freitas; 1867 - o Abade do Louro descreve o chafariz como "de boa pedra, em forma de pirâmide, de cujo vértice manando água, é recebida no bojo com forma de taça, e daqui cai por quatro bicas no seu tanque, que tem a figura de uma cruz"; após - por ocasião das obras da praça o chafariz é alterado substituindo o obelisco e a taça por uma urna.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito.

Bibliografia

PEREIRA, Domingos Joaquim, Abade do Louro, Memória histórica da Villa de Barcellos, Barcellinhos e Villa Nova de Famalicão, Viana do Castelo, 1867; TRIGUEIROS, António Júlio Limpo, FREITAS, Eugénio de Andrea da Cunha e, LACERDA, Maria da Conceição Cardoso Pereira de, Barcelos histórico, monumental e artístico, Braga, 1998.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 19, segunda metade - Remoção dos elementos centrais originais e colocação de uma urna.

Observações

*1 - Antiga Praça D. Pedro V.

Autor e Data

Joaquim Gonçalves 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login