Abrigo rupestre da Pala / Buraco da Pala

IPA.00002324
Portugal, Bragança, Mirandela, Passos
 
Sítio pré e proto-histórico. Abrigo com arte rupestre. Apresenta pinturas esquemáticas e um único compartimento com cobertura em forma de V invertido. Integra silos de armazenamento de alimentos.
Número IPA Antigo: PT010407240022
 
Registo visualizado 140 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Abrigo rupestre  Abrigo com arte rupestre    

Descrição

Abrigo rochoso com um único compartimento, apresentando como entrada uma larga fenda alongada na vertical do afloramento, aberta a SE.. Neste abrigo, onde se processaram três momentos de ocupação humana, terá sido construído uma estrutura habitacional com materiais perecíveis esquemáticos a vermelho. Possui silos constituídos por estrutura circular com pedras e argila onde assentam vasos cerâmicos ou pequenas fossas abertas no afloramento e revestidas de argamassa ou silos aéreos, em estrutura de madeira; lareiras estruturadas com lajes; pintura monocromática ocre. A meio do abrigo e a certa altura foi colocado uma imagem de vulto.

Acessos

Est. Florestal a partir de Passos; Gauss: M-270.8, P-499.4; Fl. 90

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, esporão rochoso com coberto vegetal de pequeno porte, sobranceiro a uma linha de água afluente do Ribeiro de Orelhão, com posicionamento destacado na Serra de Passos, permitindo dominar uma vasta área em seu redor. A entrada do abrigo encontra-se vedada por uma portão metálico.

Descrição Complementar

O elevado número de dejectos de talhe de sílex encontrados num sector do abrigo, leva a supôr a existência de um local de talhe de sílex na ocupação mais antiga.

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Pré-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

3º milénio a.c. - Ocupação humana.

Dados Técnicos

Construção interna com materiais perecíveis; lareiras estruturadas com lajes de xisto; fossas revestidas de argamassa; silos em estrutura de madeira; pinturas em painel de xisto.

Materiais

Bibliografia

SANCHES, Maria de Jesus, Buraco da Pala - um abrigo pré-histórico no Concelho de Mirandela (Notícia preliminar da escavação de 1987), Arqueologia, 16, Porto, 1987, pp. 58 - 77; SANCHES, Maria de Jesus e SANTOS, Branca do C.T.O., Levantamento Arqueológico do Concelho de Mirandela, Portugalia, 8, Porto, 1987, pp. 31 - 33.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1987 / 1989 - escavação arqueológica de responsabilidade de Maria de Jesus Sanches; Câmara Municipal de Mirandela: 1987 - vedação do abrigo; 1990 - levantamento topográfico do interior e exterior do abrigo.

Observações

O espólio encontra-se depositado e exposto na Biblioteca - Museu Municipal de Mirandela.

Autor e Data

Paulo Amaral 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login