Azenha da Ponte

IPA.00023205
Portugal, Braga, Barcelos, União das freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro)
 
Arquitectura agrícola, vernacular. Azenha de planta rectangular em alvenaria de granito, encaixada na margem do rio, com três pisos, possuindo no inferior, ao nível da água grande roda vertical em madeira, de propulsão inferior, e no último piso, primitivamente usado como casa do moleiro, portas e janelas de guilhotina.
Número IPA Antigo: PT010302140134
 
Registo visualizado 529 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Moagem    

Descrição

Planta rectangular simples. Volumetria verticalizante com cobertura em telhado de quatro águas. Fachadas de três pisos, os dois primeiros parcialmente enterrados, junto ao nível do rio, em alvenaria de granito de aparelho rusticado, e o último rebocado e pintado de branco, rasgadas por vãos de verga recta. Acesso feito pela fachada N., através do piso superior, por três portas protegidas por telheiro corrido em aço e vidro. Fachadas laterais rasgadas por janela de guilhotina, no piso superior. Fachada S., voltada ao rio, possuindo no piso inferior, junto ao nível da água, grande roda vertical em madeira e vão em arco pleno, com acesso por estreito passadiço de madeira. Piso intermédio com vãos verticalizantes, sobrepostos e vão em arco pleno, no eixo do que se encontra inferiormente. Último piso com cinco janelas de guilhotina. As janelas e portas deste último piso são pintadas de vermelho. INTERIOR não observado.

Acessos

Rua Fernando de Magalhães

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção da Igreja Matriz de Barcelos, Ruínas do Paço dos Duques de Bragança, Pelourinho de Barcelos, Solar dos Pinheiros e Ponte de Barcelos (v. PT010302140007, PT010302140002, PT010302140009, PT010302140003 e PT010302130004)

Enquadramento

Urbano, encaixado na margem do rio Cávado, do lado de Barcelos, em quota mais baixa do que a rua, com acesso feito por escadas de pedra que conduz a logradouro, a jusante da ponte medieval e adossado ao embasamento onde assentaria a já desaparecida Torre da Ponte. Em plano mais elevado encontram-se as ruínas do Paço dos Duques de Bragança, o pelourinho, a Igreja Matriz e Solar dos Pinheiros.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: moagem

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1879 - Num desenho da vila de Barcelos aparece no local onde veio a ser construída a azenha uma escadaria que levava ao rio; séc. 19, final - provável construção da azenha; 1901 - numa imagem de Barcelos já se encontra a Azenha da Ponte e adossada ao primeiro contraforte do mesmo lado encontrava-se outra mais pequena; 1961 - na margem oposta havia ainda vestígios de uma outra azenha que existiria no local; 1995 - a azenha encontrava-se arruinada.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura de granito; portas, janelas, roda vertical e passadiço, em madeira; telheiro em aço e vidro; cobertura em telha de aba e canudo.

Bibliografia

PINHO, Victor, O Pintor Manuel Luís Pereira e as panorâmicas de Barcelos, in Barcelos Terra Condal: congresso: actas, Barcelos, 1998.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMB: 2004 / 2005 - obras de restauro.

Observações

Autor e Data

Joaquim Gonçalves 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login