Igreja Paroquial de Louredo / Igreja de São Cristóvão

IPA.00023104
Portugal, Porto, Paredes, Louredo
 
Arquitetura religiosa, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor e anexos adossados às fachadas laterais, possuindo torres sineiras de construção oitocentista, bastante estreitas, de dois registos, sineiras de volta perfeita e cobertura em coruchéus de cantaria. Interior com coberturas em falsas abóbadas de berço, a da nave de madeira e a capela-mor com pintura tardo-barroca, iluminada uniformemente por janelas em capialço rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em frontão triangular, tendo os vãos rasgados em três eixos, compostos pelo portal e pelas janelas em capialço, laterais. Fachadas com cunhais apilastrados, firmados por pináculos, rematadas em frisos e cornijas, tendo duas portas travessas de vergas retas. Interior com coro-alto, batistério no lado do Evangelho, púlpitos quadrangulares confrontantes, com acessos por escadas. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por retábulos colaterais de talha dourada do estilo barroco nacional. Capela-mor com supedâneo de cantaria, sobre o qual se ergue o retábulo-mor, de talha dourada de estilo barroco nacional, de planta côncava e três eixos definidos por colunas torsas. Igreja de fundação quinhentista, de que nada resta, possuindo estrutura seiscentista, visível na fachada principal e na estrutura retabular maneirista que persiste no nicho da Epístola. Apresenta cinco estruturas retabulares de talha dourada, formando uma forte unidade decorativa, todos semelhantes, do estilo nacional, marcado por colunas torsas e remates em arquivoltas, destacando-se os colaterais, encimados por anjos músicos, espaldar profusamente ornado e pelicanos. Os fundos dos retábulos da nave são semelhantes, estofados, formando decoração fitomórfica. De destacar, ainda, as consolas de cantaria que sustentam as estruturas retabulares e o supedâneo da capela-mor com socos decorados. O arco triunfal e os vãos das capelas laterais, ostentam pinturas murais, a imitar embutidos marmóreos, destacando-se, pela qualidade, o primeiro, contendo cartela datada. A fachada principal ostenta nicho em abóbada de concha, contendo a imagem do orago.
Número IPA Antigo: PT011310140031
 
Registo visualizado 459 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular composta por nave, capela-mor, anexos e pequenas sineiras adossados às fachadas laterais, de volumes articulados e escalonados, tendo coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, sendo em coruchéu piramidal de cantaria nas torres. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais com bola, e rematadas em frisos e cornijas. Fachada principal virada a N., rematada em frontão triangular com cruz latina sobre plinto e esfera no vértice; é rasgada por portal de verga reta e moldura simples, tendo socos inferiores, encimado por cornija de cantaria e nicho em abóbada de concha, assente em pilastras almofadadas e fecho saliente, envolvido por aletas volutadas e assente em cornija; contém a imagem do orago. O nicho está ladeado por duas janelas retilíneas em capialço. O corpo está flanqueado por duas estreitas sineiras, de dois registos definidos por cornijas, os inferiores cegos e os superiores com quatro ventanas de volta perfeita. As fachadas laterais são semelhantes, rasgadas, na nave, por portas travessas de verga reta e moldura simples, ladeadas por janelas retilíneas em capialço, tendo dois anexos, ambos em empena, com cruzes latinas nos vértices, rasgadas por janelas retilíneas em capialço. O do lado direito tem janelas jacentes nas faces N. e S.. O do lado oposto possui porta de verga reta na face S.. O corpo da capela-mor é rasgado, em cada fachada, por janelas em capialço, com molduras de cantaria. Fachada posterior em empena com cruz latina no vértice, rasgada por janela retilínea em capialço. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, tendo, na nave, cobertura em falsa abóbada de berço de madeira, assente em frisos e cornijas do mesmo material, tendo pavimento em soalho e corredores em placas de cantaria. As portas e janelas encontram-se encimadas por sanefas de talha pintada e dourada, ornadas por lambrequins; as portas estão ladeadas por pias de água benta, hemisféricas e de bordos boleados. Coro-alto com acesso por escadas no lado da Epístola. No lado do Evangelho o batistério, com acesso por vão retilíneo, todo em cantaria de granito, contendo pia batismal composta por coluna toscana e taça cilíndrica, ornada por folhagem; possui tondo pintado, a presentar o Batismo de Cristo; no lado do Evangelho, nicho retilíneo, destinado a alfaias. No lado oposto, nicho retilíneo, encimado por frontão triangular e cruz latina, dedicado ao Calvário. Confrontantes, dois púlpitos, cada um deles quadrangular, com bacia em cantaria, ostentando vestígios de pintura, assente em mísula volutada, tendo guarda plena de talha pintada e dourada, formando apainelados fitomórficos; têm acesso por degraus em cantaria. Sucede-se, também confrontantes, as capelas laterais dedicadas ao Crucificado (Evangelho) e Nossa Senhora do Rosário (Epístola). Junto a este, um órgão elétrico. Ainda confrontantes, as portas de acesso aos anexos, retilíneas e com moldura de cantaria, encimadas por sanefas de talha, ornadas por querubins. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, todo pintado a imitar embutidos de mármore, contendo cartela com a data "1725", encimado por um Calvário, composto por placas pintadas; encontra-se flanqueado pelas capelas retabulares colaterais, elevadas por degrau em lajeado de granito e dedicadas às Santas Mães (Evangelho) e Santo António (Epístola). Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço, assente em frisos e cornijas de cantaria, apresentando pinturas decorativas; pavimento em lajeado de granito. Sobre supedâneo de degraus centrais e socos ornados, surge o retábulo-mor, de talha dourada, de planta côncava e um eixo definido por quatro colunas torsas, decoradas por anjos encarnados, assentes em consolas, e por quatro pilastras, de fustes decorados e assentes em plintos paralelepipédicos, tudo sobre consolas de cantaria; as colunas e pilastras prolongam-se em cinco arquivoltas, unidas por aduelas salientes, no sentido do raio, formando o remate. Ao centro, tribuna de volta perfeita, contendo tela pintada a representar a Coroação da Virgem, tendo, na base, dois nichos de volta perfeita e o sacrário, em forma de templete, flanqueado por colunas e quarteirões, rematado por domo e com a porta ornada por querubim. Altar paralelepipédico, tendo frontal pintado, bipartido, tendo sanefa e sebastos marcado, ornados por enrolamentos, concheados e elementos vegetalistas.

Acessos

Avenida Padre Amadeu. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,250171; long.: -8,415432

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 338/2011, DR, 2.ª série, n.º 27 de 08 fevereiro 2011

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, implantado numa zona elevada, em plataforma plana, artificial, criando um adro envolvido a murete em alvenaria rebocada e pintada, capeado a cantaria, pontuado por canteiros com árvores e bancos de jardim em cantaria; está pavimentado a cubos de granito, com corredor frontal em lajeado, tendo acessos abertos junto às fachadas principal e posterior. No lado O., o Cemitério. Junto ao adro, um monumento comemorativo, composto por várias esculturas, uma delas antropomórfica, em homenagem ao Padre Armando Mendes Neto, tendo uma lápide em cantaria e metal, com a inscrição: "HOMENAGEM DA FREGUESIA A / REVERENDO PADRE / ARMANDO MENDES NETO / PELAS BODAS DE PRATA PAROQUIAIS / 27 DE NOVEMBRO DE 2011". Ainda junto ao adro, um segundo monumento, composto por mural de cantaria e busto de bronze, tendo a inscrição: "HOMENAGEM / PADRE AMADEU / SOARES DA SILVA / PÁROCO DE / LOUREDO / 1934-1986". Surge uma terceira placa com as inscrições: "ARRANJO URBANO / PADRE / ARMANDO NETO" e "INAUGURADO PELO EXCELENTÍSSIMO SENHOR / PRESIDENTE DA CÂMARA / DR. CELSO FERREIRA, / SENDO O PRESIDENTE DA JUNTA / SR. LINO COSTA / 2006/07/23". Nas imediações, surgem algumas casas unifamiliares e, sobretudo, terrenos de cultivo. Nas imediações, o edifício da Junta de Freguesia de Louredo.

Descrição Complementar

No nicho do sub-coro, no lado da Epístola, uma estrutura de talha dourada, de planta reta e um eixo definido por colunas coríntias, tendo o terço inferior ornado por brutesco, rematada por friso de acantos e cornijas, interrompido por mísulas. Enquadra pintura sobre madeira, representando o Calvário, com as figuras de Cristo, Virgem, São João Evangelista e, aos pés, Maria Madalena. As capelas laterais são semelhantes, envolvidas por arco de volta perfeita, em cantaria, pintado a imitar embutidos marmóreos, encimado por sanefa de talha pintada e dourada com lambrequins. Contêm estruturas retabulares, de planta côncava e um eixo definido por duas colunas de fuste torso, ornadas por pâmpanos e anjos encarnados, assentes em consolas, sobre consolas de cantaria, e prolongando-se em duas arquivoltas torsas, unidas por aduelas salientes, no sentido do raio; entre as pilastras, pequenas mísulas com imaginária. Ao centro, nicho de volta perfeita, tendo o fundo estofado, ornado por motivos fitomórficos, contendo mísulas com imaginária. Altares paralelepipédicos, com o frontal dividido em apainelados ornados por acantos, envolvidos por frisos de acantos e querubins. As estruturas retabulares colaterais são semelhantes às laterais, variando o remate, surgindo, sobre as arquivoltas um espaldar amplamente ornado por acantos, tendo anjos músicos. A capela-mor possui a abóbada pintada, com cartela ovalada e recortada, ornada pela Adoração do Santíssimo, rodeado por acantos, festões de flores; é ladeado por falsa balaustrada vazada, encimado por anjos, que sustentam festões.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADOR: Manuel Machado (1715).

Cronologia

Séc. 16 - 17 - provável construção da igreja; 1583, 07 abril - primeiro registo de óbito na paróquia; 1587, 11 outubro - primeiro registo de batismo na paróquia; 1588, 18 setembro - primeiro registo de casamento na paróquia; séc. 17, final - feitura da estrutura retabular do Crucificado; 1715 - data do contrato para construção do retábulo da capela-mor; 1715 - 1715, 01 setembro - contrato com Manuel Machado de Miranda, morador em Felgueiras, para a feitura do retábulo-mor, por 250$000, que teria que ser semelhante ao existente na Igreja do Pópulo, em Braga; a capela-mor encontra-se em construção e um corpo novo, em local diferente do antigo; 1715-1719 - reconstrução da igreja; que ainda estava em construção; execução dos retábulos laterais e colaterais; 1725 - data gravada no topo do arco triunfal, correspondendo, talvez, à data da sua pintura; 1758, 08 abril - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco António Pinto Rosa, é referido que a paróquia é dedicada a São Cristóvão, com cinco altares, o mor, do padroeiro, e os de Santa Ana, Santo António, Nossa Senhora do Rosário e Santo Cristo; tem as confrarias do Santíssimo, Nossa Senhora do Rosário e do Subsino; o pároco é abade, apresentado em alternativa, pelo Papa e pelos religiosos do Mosteiro de Paço de Sousa, sendo administrador o reitor da Companhia de Jesus do Colégio do Espírito Santo de Évora, rendendo a paróquia 370$000; séc. 18, final - provável pintura da cobertura da capela-mor; séc. 20, final - remoção do azulejo da fachada principal; 2006, 23 julho - inauguração das obras do arranjo envolvente, da iniciativa do pároco Armando Neto; 2011, 27 novembro - colocação de monumento escultórico comemorativo das bodas de prata paroquiais do padre Armando Neto.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; modinaturas, frisos, cornijas, cruzes, pináculos, degraus, nicho em cantaria de granito; pia batismal, bases do púlpito, mísulas dos retábulos e supedâneo em cantaria de granito; pavimento de madeira na nave, sendo em lajeado nos demais espaços; cobertura da nave de madeira e da capela-mor em estuque pintado, revestidas exteriormente em telha cerâmica; retábulos de talha dourada; sanefas em talha pintada.

Bibliografia

BRANDÃO, Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação, Porto, Diocese do Porto, 1985, vol. II; CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000; PINTO, Dr. Ricardo, Paredes - Jóia do Sousa..., Paços Ferreira, 1996. http://www.paredes.pt/VSD/Paredes/vPT/Publica/Turismo/Patrim%C3%B3nio/Igreja+de+Louredo, 23 de maio de 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

DGARQ/ADPorto: Paróquia de Louredo

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 21 - arranjo de rebocos e pinturas e dos pavimentos; 2006 - arranjo da zona envolvente.

Observações

Autor e Data

Ana Filipe 2011 / Paula Figueiredo 2012 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login