Palácio dos Condes de Mesquitela / Colégio Militar

IPA.00023092
Portugal, Lisboa, Lisboa, Carnide
 
Arquitectura residencial. Palácio.
Número IPA Antigo: PT031106111081
 
Registo visualizado 1538 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhado a 4 águas. O edifício, de 2 andares separados por friso de cantaria, em reboco pintado e cunhais em cantaria é rematado por cornija. Apresenta alçado principal vazado no piso térreo e a eixo, por porta de acesso de verga recta com emolduramento de cantaria, sendo ritmado por janelas nos 2 pisos: no piso térreo, janelas de peito, sendo encimadas, no piso superior, por janelas de sacada com varandim em ferro forjado com anel a meia altura. Exibem emolduramento de cantaria com remate esculturado, destacando-se a janela central, com composição escultórica a integrar cartela com siglas da familia. Presenciam-se goteiras no topo dos extremos da fachada. Nos alçados laterais observa-se a mesma solução compositiva. No jardim do Palácio observam-se azulejos que têm por temática as artes liberais e mecânicas e figuras mitológicas.

Acessos

Estrada da Luz

Protecção

Incluído na Zona Antiga de Carnide-Luz (v. IPA.00006114)

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado. Localizado a E., e integrado na área do Colégio Militar (v. PT031106110389); fachada principal voltada a N., e ladeada por muro alto que circunda o colégio; do lado O., e dentro do muro desenvolve-se jardim de buxo com tanque circular.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Educativa: academia / escola militar e paramilitar

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Ministério da Defesa Nacional

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1859 - integração definitiva da antiga quinta dos Condes de Mesquitela no Colégio Militar; 1873 - instalação definitiva do Colégio Militar nas dependências do antigo hospital; 1995 - por despacho datado de 17 de Março, foi determinada a abertura do processo de classificação do Núcleo histórico do Colégio Militar que inclui o antigo Hospital da Luz e o Palácio dos Condes de Mesquitela; 1999, 18 Agosto - elaboração da Carta de Risco do imóvel pela DGEMN.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro forjado, betão

Bibliografia

Archivo Pittoresco, Vol. VI, Lisboa, 1863; PEREIRA, Gabriel, O Lindo Sítio de Carnide, Lisboa, 1898; Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no Triénio de 1947 a 1949, Lisboa, 1950; ALMEIDA, Jayme Duarte de, O Colégio Militar, Lisboa, 1953; CARVALHO, José da Silva, Carnide e o seu Património Edificado. Um Percurso de Sete Rios à Pontinha, Lisboa, 1987; LEITE, Ana Cristina, O Jardim em Portugal nos Séculos XVII e XVIII - Arquitecturas, Programas, Iconografias, Lisboa, 1988 (Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; texto policopiado); CALADO, Maria, FERREIRA, Vítor Matias, Lisboa. Freguesia de Carnide, Lisboa, 1993; CONSIGLIERI, Carlos e OUTROS, Pelas Freguesias de Lisboa. O Termo de Lisboa, Lisboa, 1993; FRIAS, Hilda Moreira de, A Arquitectura Régia em Carnide / Luz, Lisboa, 1994

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSEP, DGEMN/DRELisboa/DEM/DIE/DRC

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Intervenção Realizada

Observações

Também é conhecida como Quinta do Armeiro-Mor.

Autor e Data

Teresa Vale, Carlos Gomes e Maria Ferreira 1996

Actualização

Lobo de Carvalho e Teresa Ferreira 1999
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login