Povoado da Quinta do Almaraz / Estação Arqueológica da Quinta do Almaraz

IPA.00023089
Portugal, Setúbal, Almada, União das freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro com anterior ocupação do Calcolítico Médio e da Idade do Bronze Final, apresentando importantes testemunhos de uma provável feitoria fenícia, que alcançou cerca de seis hectares. Povoado fortificado implantado em posição sobranceira, aproveitou as condições naturais do terreno para defesa, complementada com a construção de uma muralha a S., maioritariamente em blocos de calcário, e com fosso. Apresentando grandes dimensões, terá estado articulado com centros de pequena dimensão ou casais agrícolas, numa estratégia de domínio do território.
Número IPA Antigo: PT031503060077
 
Registo visualizado 679 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  Feitoria fenícia

Descrição

Acessos

Travessa do Castelo. WGS84 (graus decimais): lat. 38,686036; long. -9,1524.

Protecção

Categoria: SIP - Sítio de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 266/2013, DR, 2.ª série, n.º 90, de 10 maio 2013

Enquadramento

Implanta-se num esporão com cerca de 50 metros de altura, sobranceiro ao rio Tejo, com condições privilegiadas, inserido na Quinta do Almaraz.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Idade do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 08 - 07 a.C. - auge da ocupação do povoado, segundo os estudos efectuados; 1986 - descoberta da estação arqueológica por técnicos do Museu Municipal de Almada; 1990, 19 fevereiro - proposta de classificação da Câmara Municipal de Almada; 1991, 24 maio - proposta de abertura do processo de classificação do IPPC; data do despacho de abertura do processo de classificação do Vice-Presidente do IPPC; 11 dezembro - proposta do proprietário para redução da área a classificar; 1998, 19 agosto - informação favorável da DRLisboa, após a realização de trabalhos arqueológicos; 27 outubro - despacho do Vice-Presidente do IPPAR determina a alteração da delimitação do sítio a classificar; 2000 - 07 junho - proposta da DRLisboa para a classificação como Monumento Nacional; 2003, 07 maio - parecer do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a classificação como Imóvel de Interesse Público; 29 maio - despacho de homologação como Imóvel de Interesse Público do Ministro da Cultura; 2005, 02 dezembro - proposta da DRL para uma Zona Especial de Proteção conjunta do Palácio da Cerca e da Estação Arqueológica da Quinta de Almaraz; 2007, 19 março - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR à fixação de Zona Especial de Proteção conjunta; 2011, 30 dezembro - proposta da DRCLVTejo para a fixação de uma Zona Especial de Proteção individual; 2012, 11 janeiro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura à fixação de uma Zona Especial de Proteção individual; 15 outubro - publicação do projeto de decisão de fixação da Zona Especial de Proteção, em DR, 2.º série, n.º 199, anúncio n.º 13560/2012.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1994 - realização de trabalhos arqueológicos.

Observações

EM ESTUDO. "Estação arqueológica atestando a existência de um povoado, virado a sul sobre o Mar da Palha, rodeado por fosso e muralhas. (...) Aqui funcionava um importante entreposto comercial, apoiado pelo porto natural de Cacilhas, (...). Actualmente está em curso um Estudo de Enquadramento Estratégico para a Quinta do Almaraz, promovido pela CMAlmada" (in: cacilhasnajb.blogspot.com/ em 16 de Junho 2008)

Autor e Data

Carolina Silva 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login