Hospital de Alienados do Conde de Ferreira / Hospital Conde de Ferreira

IPA.00023081
Portugal, Porto, Porto, Paranhos
 
Arquitetura de saúde e assistencial, do final do séc. 19. Hospital de grandes dimensões, constituído por um vasto edifício que se desenvolve por quatro grandes alas e dois pavilhões envolvidos por jardins. Em anexo distribuem-se estruturas de apoio como oficinas, tipografia, lavandaria, rouparia, cozinha, entre outras.
Número IPA Antigo: PT011312100369
 
Registo visualizado 292 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Hospital  Hospício  

Descrição

Acessos

Rua Costa Cabral

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, desenvolve-se no quarteirão definido pela Rua Costa Cabral a E., para onde se volta a fachada principal e respetiva entrada, pela VCI a S., pela Rua Fonte do Outeiro a O. e pela Rua Honório de Lima a N.. O edifício encontra-se delimitado por muro de granito, encimado por grades de ferro, com a fachada principal antecedida por espaço ajardinado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: hospício

Utilização Actual

Saúde: hospital

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Manuel d'Almeida Ribeiro

Cronologia

1866, 24 março - faleceu o Conde de Ferreira, Joaquim Ferreira dos Santos, deixando em testamento 678000 réis para a construção de um hospital para alienados na cidade do Porto; 1868 - início da construção do hospital na Quinta da Cruz das Regateiras, situada na antiga estrada para Guimarães, uma extensa propriedade, com cerca de 120.000 m2, com água em abundância e boa exposição higiénica, que possibilitava a existência de jardins, prados e terrenos cultiváveis, considerados fatores indispensáveis na terapêutica psiquiátrica. O projeto, de arquitetura foi inspirado no Hospício Pedro II, inaugurado a 05 de dezembro de 1852 no Rio de janeiro (Brasil), e é da autoria de Manuel d'Almeida Ribeiro, arquiteto e professor na Academia Portuguesa de Belas Artes; 1883, 24 março - inauguração do hospital Conde de Ferreira; 1888/1889 - instalação de um gabinete fotográfico, no seguimento do utilizado em hospitais psiquiátricos estrangeiros, aproximando cada vez mais o Hospital às técnicas inovadoras da psiquiátrica de finais do século 19; 1904 - construção de um pavilhão para alojar alienados criminosos; 1907 - construção de um pavilhão para doentes agitados; 1976 - nacionalização do Hospital de Alienados do Conde de Ferreira pelo Estado Português; 2002 - transferência da tutela do Estado para o da Santa Casa da Misericórdia do Porto das instalações do Hospital e dos cerca de 300 doentes residentes, passando de Hospital de Alienados do Conde de Ferreira para Centro Hospitalar Conde de Ferreira;

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; embasamento, cunhais, frisos, cornijas, corpo central da fachada principal, degraus, muros e outros elementos em cantaria de granito aparente; caixilharia de madeira e metal; silhares de azulejos; pavimentos de madeira; vidro nas janelas; algerozes metálicos; cobertura em telha; grades e portão de ferro.

Bibliografia

Hospital Conde Ferreira (http://www.scmp.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=1397), [consultado em 11-03-2014].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / DREMN - 1025/14

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DREMN - 1025/14

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Ana Filipe 2014

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login