Fonte na Avenida dos Bombeiros Voluntários / Fonte de São Sebastião

IPA.00022999
Portugal, Viana do Castelo, Valença, União das freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão
 
Fonte de espaldar construída no séc. 17 / 18, com planta reta e corpo retangular, de grande sobriedade estilística e simplicidade, possivelmente por ter sido construída por engenheiros militares, em determinado período de reformas da fortaleza de Valença. Apresenta o espaldar definido frontalmente por duas pilastras toscanas, terminado em friso e cornija, possuindo uma bica carranca encimada por brasão nacional. O aparelho tem algumas irregularidades, o que revela reformas posteriores. Aliás, a documentação do séc. 18 e 19 não refere a fonte com a designação pelo é atualmente conhecida, nem a refere neste local. Assim, é provável tratar-se de uma das fontes menos importância e com pouca água existente no exterior da praça e para aqui transferida durante o séc. 20.
Número IPA Antigo: PT011608150123
 
Registo visualizado 55 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Planta retangular simples, com espaldar de corpo retangular, em cantaria de granito, com aparelho de fiadas irregulares, definido lateralmente por duas pilastras toscanas, assentes em bases paralelepipédicas, que suportam o remate em friso liso e cornija reta. Ao centro do espaldar surgem sobrepostos bica carranca, encimada por concheado e assente em silhar sensivelmente mais saliente, e brasão de formato francês com as armas de Portugal: cinco escudetes dispostos em cruz. A água cai diretamente numa caixa de esgotos de águas pluviais, ao nível do pavimento, com grelha metálica. A face posterior apresenta igualmente o aparelho de fiadas irregulares, sobretudo a partir do meio.

Acessos

Valença, Avenida dos Bombeiros Voluntários

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Fortificação da Praça de Valença (v. IPA.00003527)

Enquadramento

Urbano, no antigo campo dos eucaliptos da esplanada da fortaleza de Valença, adossado a pequeno muro de alvenaria de granito, que delimita parte dessa zona, onde forma pequeno recanto reentrante. Dispõe-se em frente de uma das principais vias de acesso à coroada e praça de armas, com passeio pedonal separador, em lajes de granito, e parqueamento automóvel, encostado à fonte. Na face posterior, existe vegetação rasteira pontuada de árvores. Junto ao espaldar existe ainda, do lado esquerdo, placa metálica com pé contendo a inscrição "ÁGUA NÃO CONTROLADA".

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 / 18 - provável construção da fonte, extramuros da fortaleza; 1758, 23 abril - segundo o relato do Pe. António Lourenço Lages nas Memórias Paroquiais, a fonte da vila era a única existente fora das muralhas que fornecia bastante água para a vila, não existindo no interior da fortaleza nenhuma outra, mas apenas o poço do Bom Jesus, junto à capela do mesmo nome (v. IPA.00006233), na coroada; o padre refere a existência de uma outra fonte, com água durante parte do ano, mas de "pouca estimação" e, ao que parecia "propensa à criação piolhosa", mas não a identifica nem refere o local exato de implantação, e outras "fontinhas" à roda da praça, pelo exterior, mas que davam água apenas no Inverno e durante pouco tempo do ano; 1817 - documentos referem a existência de três fontes nos fossos: a das Tripas, hoje na vertente do talude sobre a Av. de Espanha, a de Cristelo e a Fonte da Vila, e uma outra na explanada de Faro, designada Fonte das Barracas; séc. 20 - provável transferência da fonte para o local onde hoje se implanta e respetiva reforma.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato - Valença nas Memórias Paroquiais de 1758. Valença: 2003; NEVES, Manuel Augusto Pinto - Valença entre a História e o Sonho. Valença: 2003.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMValença: 2005 - requalificação da Avenida dos Bombeiros, com criação de uma faixa verde ligando a fortaleza à nova faixa urbana de Valença.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login