Edifício na Rua da Palma, n.º 237

IPA.00022889
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santa Maria Maior
 
Arquitectura assistencial.
Número IPA Antigo: PT031106311064
 
Registo visualizado 308 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Centro de saúde    

Descrição

De planta rectangular de volumetria paralelepipédica mas com 3 corpos diferenciados somente na cobertura sendo os laterais de menores dimensões mas todos a 2 águas. Dividido em 3 pisos sendo o 1º revestido a cantaria e os restantes a reboco pintado a amarelo com molduras de vãos a cantaria. 1º piso comum a toda a fachada com vãos de janelas dupla nos extremos e triplas a ladear a porta central de maiores dimensões rematada por pala de cobertura em alumínio. Nos restantes dois pisos, separação de 3 panos sendo os laterais idênticos. A definir a separação, pilastras que partem de molduras de janelas de peito sendo rematadas por dois pequenos pináculos. A decorar as pilastras, pequeno friso duplo que separa a diferentes destacamentos da pilastra. Pano central constituído no 2º piso por marquise de vidro sustentada por mísulas decoradas com elementos vegetalistas, correspondendo ao salão no interior. A rematar a marquise, base de varanda com gradeamento de ferro que serve os 3 janelões de moldura em arco de volta inteira. A decorar as moldura friso duplo interrompido. No remate, entablamento com friso simples. Nos panos laterais, ao nível do 2º piso, janela de peito com varandim e cornija que encaixa no friso que percorre o pano. A ladear, duas pequenas aberturas de vão. No 3º piso, janela de sacada dupla com moldura em arco de volta perfeita servida por varanda contínua que é sustentada por quatro mísulas. A moldura encaixa num frontão semicircular destacado com cornija e com friso dentado na base. INTERIOR: no 1º piso, caixa de elevadores de acesso ao pisos superiores, paredes revestidas a mosaico. No 1º piso, salão de festas e consultórios.

Acessos

Rua da Palma, n.º 237

Protecção

Parcialmente incluído na Zona da Proteção da Garagem Liz (v. IPA.00003027) e na Zona da Proteção dos Edifícios situados na Calçada do Desterro, n.º 13 a 13 - B (v. IPA.00004051)

Enquadramento

Urbano, destacado numa frente de quarteirão da R. da Palma flanqueado por pequenos espaços ajardinados que o separam dos outros edifícios.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: centro de saúde

Utilização Actual

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Manuel Joaquim Norte Júnior (1916).

Cronologia

1854 - fundação da Associação de Socorros Mútuos dos Empregados da Indústria e Comércio que visava dar apoio médico e subsídios para tratamentos, desemprego e funerais aos seus sócios; 1858 - a Associação recebe uma medalha de Prata atribuída pela CML pelos serviços prestados à sociedade aquando do surto de ferbre amarela; 1916 - pedido de construção da sede da Associação na R. da Palma, 237 à CML por parte do presidente Carlos José d'Oliveira, conforme projeto do arquiteto Manuel Joaquim Norte Júnior; 1916, Outubro - sai um artigo de opinião na revista Arquitectura Portuguesa de autoria do arq. Rozendo Carvalheira a criticar o excesso de importância que Norte Júnior dá à decoração em detrimento do equilíbrio arquitectural. Afirma também que esse equilíbrio poderá ser atingido com mais experiência a ser obtida pelo arquitecto ao longo dos anos da sua futura carreira; 1937- termina a construção do edifício; 1961- o arq. Faria da Costa propõe a compra de outro terreno para o aumento da área hospitalar dado o edifício existente não ser suficiente para os serviços; 1973 - a direcção pede esclarecimento à CML sobre o plano urbanístico da EPUL para a zona do Martim Moniz (possível demolição do edifício)

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria mista, betão armado, mármore, mosaico, madeira, vidro, estuque e telha marselha

Bibliografia

A.A.V.V.Guia Urbanístico de Lisboa, Lisboa, AAP, 1987; Arquitectura Portuguesa, Outubro de 1916, Lisboa; ARAÚJO, Norberto, Peregrinações de Lisboa, Lisboa, 1993; ; FERNANDES, José Manuel, Lisboa Arquitectura e Património, Livros Horizonte, Lisboa,1988; FERNANDES, José Manuel, Arquitectura modernista em Lisboa, 1925-40, CML, 1991 FERNANDES, José Manuel, A Arquitectura Modernista em Portugal (1890-1940), Lisboa, Gradiva, 1993; FERNANDES, José Manuel , Lisboa em Obra(s), Lisboa, 1997; MOITA, Irisalva (coord.), O Livro de Lisboa, Lisboa, 1994; MONTEZ, Paulino, O Prémio Valmor e a evolução da arquitectura, ANBA; 1994; PAIXÃO, Maria da Conceição, Norte Júnior Obra Arquitectónica, (tese de mestrado, texto policopiado), Lisboa, 1989; PEDREIRINHO, José Manuel, Dicionário dos Arquitectos Activos em Portugal do Séc.I à Actualidade, Porto, Afrontamento, 1994; PEDREIRINHO, José Manuel, História do Prémio Valmor, Publicações D. Quixote, 1988; SANTANA Francisco e LUCENA Eduardo, (Dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, 1994; SILVA, Raquel Henriques da, As Avenidas Novas de Lisboa 1900-1930; SILVA, Raquel Henriques da, "Armazéns Abel Pereira da Fonseca" in Arquitectura do Século XX, Franckfurt; Lisboa 1900. As Avenidas Novas e o Arquitecto Norte Jr. Colóquio/Artes 73, Junho de 87; TOSTÕES, Ana"Arquitectura Portuguesa do Séc.XX", in História da Arte Portuguesa,(Dir.Paulo Pereira), vol.III, Lisboa, 1995; http://arqpapel.fa.utl.pt/jumpbox/node/74?proj=Sede+da+Associa%C3%A7%C3%A3o+de+Socorros+M%C3%BAtuos+dos+Empregados+no+Com%C3%A9rcio+e+Ind%C3%BAstria, 20 Setembro 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CML: processo de obra nº 29730

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1919 - alteração ao projecto original com colocação de chaminé de tiragem para a caldeira dos banhos e depósito de cimento cumado para água sobre o cunhal.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Luísa Castro-Caldas 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login