Gruta de Dine / Lorga de Dine / Casa da Moura Encantada

IPA.00002280
Portugal, Bragança, Vinhais, União das freguesias de Soeira, Fresulfe e Mofreita
 
Sítio pré e proto-histórico. Gruta com ocupação do Calcolítico. Gruta com duas salas e várias galerias que ligam a outras salas de menores dimensões, que servia de depósito funerária ou / e de cereais. Gruta em contexto geológico de dolomitos calcários e com ocupação documentada na Pré-História Recente e Proto-História; além de ter tido função funerária, pode também ter servido como local de depósito de cereais.
Número IPA Antigo: PT010412090010
 
Registo visualizado 499 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Gruta      

Descrição

Compõe-se de duas grandes salas contíguas às quais se associam, em várias direcções, galerias e salas mais diminutas. A entrada localiza-se a S. dando acesso à primeira sala, com comprimento máximo de 10 m. e largura média de 3 m., a qual comunica com outra que lhe é praticamente perpendicular e que tem dimensões máximas idênticas à anterior. Alguns dos espaços colaterais encontram-se ainda preenchidos de sedimentos quase até ao tecto. As alturas das salas maiores oscilam entre 1 e 4 m.. As paredes e tecto apresentam-se verrugosos e arregueirados.

Acessos

Dine, no final da EN 308-3; o sítio localiza-se nas imediações da extremidade SO. da aldeia

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série, n.º 301 de 31 de dezembro de 1997

Enquadramento

Rural, a meia-encosta, isolado, tendo a sua entrada na vertente SO. do outeiro onde se levanta a igreja paroquial. Rodeado de coberto vegetal autóctone, com destaque para a azinheira, tendo o espaço fronteiro à sua entrada beneficiado de valorização recente, no âmbito de projecto de recuperação do conjunto de fornos da cal localizados contiguamente, nomeadamente pela limpeza de vegetação e instalação de papeleira e de banco paralelepipédico de granito

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Calcolítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Calcolítico - presumível início da ocupação humana do sítio; Idade do Ferro - final da ocupação do sítio; 1964 - campanha de trabalhos arqueológicos realizada por C. Harpsöe; 1974 - instalação de porta na entrada da gruta; 1981 - escavação clandestina realizada por grupo de bancários de Bragança; 1975, Março - despacho de classificação como IIP; 1982 - realização de sondagens arqueológicas por iniciativa do Serviço Regional de Arqueologia da Zona Norte, sob a direcção de João Pedro Ribeiro; 1983 - continuação dos trabalhos arqueológicos do ano anterior, sob a direcção de João Pedro Ribeiro e de Mário Brito; 1984 - continuação dos trabalhos arqueológicos do ano anterior, sob a direcção de Mário Brito; década de 90 - entrega dos cadernos de campo e do espólio das escavações de Harpsöe ao Instituto Português do Património Cultural; 1998 - entrada dos cadernos de campo e do espólio das escavações de Harpsöe no Museu D. Diogo de Sousa (Braga) *1.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Gruta calcária com materiais arqueológicos cerâmicos, líticos e ósseos e material osteológico (humano e dos géneros Bos, Sus, Ursus, Cervus...).

Bibliografia

HARPSÖE, Carl H. e RAMOS, Miguel F. - "Lorga de Dine" (Vinhais, Bragança), Arqueologia, 12, Porto, 1985; JORGE, Susana Oliveira - Povoados da Pré-história Recente da região de Chaves, Porto, 1986; LEMOS, Francisco Sande - O povoamento romano de Trás-os-Montes Oriental (tese de doutoramento policopiada), Braga (Universidade do Minho), 1993; MACIEL, Tarcísio - Roteiro arqueológico da região de Vinhais in Vinhais, Terra e Gentes, Vinhais, 1993; SANCHES, Maria de Jesus - Pré-história recente de Trás-os-Montes e Alto Douro, Porto, 1997; LEMOS, Francisco Sande - A Lorga de Dine, um sítio arqueológico a descobrir, Vinhais Património, n.º 2, Vinhais 1999 (2000).

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Câmara Municipal de Vinhais: 1974 - instalação de porta na entrada da gruta; Parque Natural de Montesinho e Câmara Municipal de Vinhais: 2001 - instalação de núcleo interpretativo na antiga casa paroquial.

Observações

*1 - o espólio proveniente desta gruta conta com numerosíssimos fragmentos de cerâmica, atribuíveis, predominantemente, ao Calcolítico e Idade de Bronze, mas também à Idade do Ferro, pontas de seta de base côncava e bicôncava em sílex, xisto e corneana, contas de colar e ossos humanos e de animais; para os períodos crono-culturais melhor representados destacam-se pequenos vasos, associáveis a ossos humanos, a elementos de adorno e eventualmente, a pontas de seta, situação que leva alguns autores a considerarem para a gruta uma exclusiva função funerária, descurando a hipótese de ter sido também depósito de cereais; considerando a hipótese de dupla função desta cavidade, Francisco Sande Lemos admite que o habitat se pode localizar no topo do outeiro que a alberga.

Autor e Data

Ernesto Jana 1993 / Armando Redentor e Miguel Rodrigues 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login