Casa nobre na Rua Direita n.º 23 a 25 / Café Snack-bar O Toca

IPA.00022694
Portugal, Vila Real, Alijó, Favaios
 
Casa nobre maneirista, de planta rectangular, com fachadas de dois pisos em cantaria aparente, terminadas em frisos e dupla cornija. Fachada principal rasgada no andar nobre por portal, descentrado, de verga recta, com chanfro e moldura de frisos relevados e recortados e por janelas de peitoril, rectilíneas, com molduras iguais, sendo uma delas de ângulo, com coluna canelada, e apresentando brasão de família.
Número IPA Antigo: PT011701070105
 
Registo visualizado 83 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular de massa simples e cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachadas de dois pisos, em cantaria aparente, de aparelho regular, com as juntas tomadas, terminadas em frisos, com cornija convexa intermédia, e cornija recta sobreposta por beirada simples. Fachada principal rasgada no primeiro piso por portal de verga recta simples, precedido por dois degraus rebaixados e um outro vão rectilíneo. No segundo piso rasga-se, descentrado, portal de verga recta, com chanfro e moldura rectilínea de frisos delimitadores relevados, com os topos laterais recortados, acedido por escada de dois lanços convergentes e patamar intermédio, com guarda em ferro, e três janelas de peitoril, com moldura semelhante e caixilharia de guilhotina; uma das janelas tem a moldura encimada e sobreposta por inscrição relevada. No cunhal esquerdo, abre-se janela de ângulo, igualmente de peitoril e de igual moldura, tendo no ângulo coluna canelada de terço inferior marcado. Entre esta janela e a seguinte, surge lápide rectangular, disposta na vertical, contendo brasão de família, encimado por friso e cornija recta. Fachada lateral esquerda rasgada por porta de verga recta, no piso térreo, e pela janela de ângulo, no segundo piso.

Acessos

EN. 322, Rua Direita, nº 23 - 25. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,265744; long.: -7,501075

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo urbano de Favaios / Conjunto arquitectónico do Largo da Praça e Rua Direita de Favaios (v. PT011701070139)

Enquadramento

Peri-urbano, numa das aldeias vinhateiras do Douro, formando simultaneamente frente de rua e gaveto. Ergue-se adaptada ao declive do terreno, junto à estrada que atravessa o núcleo principal da povoação, possuindo passeio separador da mesma, tendo adossado à fachada posterior outra habitação, de igual cércea, e à fachada lateral direita a chamada Casa da Obra (v. PT011701070102). Em frente ergue-se uma outra casa de interesse arquitectónico (v. PT011701070104) e nas imediações e na mesma rua, a Casa de Santo António (v. PT011701070057).

Descrição Complementar

Uma das janelas da fachada principal tem a inscrição, em duas regras: I.5.9.8. ESTAS CASAS MANDOV FAZER LOPO VAZ MOVTINHO. O brasão representa o apelido Queirós, tendo escudo de fantasia, esquartelado, tendo o primeiro e o quarto de prata, com um leão de vermelho, e o segundo e o terceiro de prata com seis crescentes de vermelho, 2, 2 e 2. É envolvido por motivos fitomórficos e possui elmo com timbre: o leão do escudo.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa / comercial: estabelecimento de restauração

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1580 - data da inscrição sobre uma das janelas assinalando a construção da casa por Lopo Vaz Moutinho, possivelmente descendente de Vasco Afonso Moutinho, a quem D. João I dera autorização para edificar o Mosteiro de São Domingos em Vila Real; séc. 18, finais / 19 - época provável da reforma das modinaturas dos vãos do segundo piso; possível colocação do brasão; séc. 19 / 20 - época provável da abertura dos vãos do piso térreo, na fachada principal e lateral.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de cantaria de granito aparente; paredes interiores rebocadas e pintadas; cimento nas juntas; pavimento cerâmico; portas de madeira e metálicas; caixilharia em madeira; cobertura em telha.

Bibliografia

Monografia de Favaios. Turma do 2º Ano - 2ª fase, Vila Real, 1991; CD Portugal Século XXI. Distrito de Vila Real, Matosinhos, 2002.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login