Casa nobre no Largo da Praça

IPA.00022637
Portugal, Vila Real, Alijó, Favaios
 
Arquitectura residencial, maneirista. Casa nobre de planta rectangular, de cunhais apilastrados e fachadas de dois pisos, terminados em duplo friso e cornija, rasgada por vãos rectilíneos, os do andar nobre com janelas de sacada inferiormente decorada, e com molduras encimadas por cornija recta sobre frisos verticais.
Número IPA Antigo: PT011701070104
 
Registo visualizado 63 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular regular com cobertura diferenciada em telhados de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas, de dois pisos separados por friso, cunhais apilastrados, rasgadas por vãos rectilíneos moldurados e terminadas em duplo friso e cornija sobreposta por beirada simples. Fachada principal rasgada, no piso térreo, por três portais, os laterais simples, e o central mais largo, encimado por cornija recta assente sobre dois pisos verticais dispostos no alinhamento da moldura, e, no segundo por seis janelas de sacada, de moldura igual ao portal principal, encimadas por cornija recta, possuindo a face inferior da bacia decorada com losangos relevados e assente em mísulas volutadas; cinco dessas janelas foram adaptadas a janelas de peitoril, cerrando inferiormente o vão com cantaria. Fachadas laterais rasgadas no segundo piso por três janelas de sacada iguais às da fachada principal, tendo as laterais transformadas em janelas de peitoril; na lateral esquerda rasgam-se no piso térreo dois portais rectilíneos e na direita porta de garagem, sem moldura; nesta última, surge ainda no andar nobre friso vertical de cantaria paralelo à pilastra direita. A fachada posterior apresenta três panos de tratamento distinto; o pano esquerdo é rasgado por porta de verga recta e, no segundo, por janela de sacada, de bacia simples, com guarda em ferro; o pano central, mais largo, possui no primeiro piso quatro portais rectilíneos simples, e, no segundo, duas janelas de peitoril ladeando duas de sacada corrida, com guarda de ferro, pintado de verde, e tendo ao centro cartela inscrita com a data de 1881. No pano direito, abrem-se dois portais enquadrando janela rectangular jacente e, no segundo, janela de sacada ladeada por duas de peitoril.

Acessos

Largo da Praça, Largo de São Gonçalo, Rua Direita. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,265515; long.: -7,501572

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo urbano de Favaios / Conjunto arquitectónico do Largo da Praça e Rua Direita de Favaios (v. PT011701070139)

Enquadramento

Peri-urbano, no interior do núcleo antigo de aldeia vinhateira do Douro, adaptada ao declive do terreno, passando paralela a uma das fachadas a principal estrada que atravessa a vila. Nas imediações erguem-se uma casa manuelina (v. PT011701070105), o edifício do antigo Tribunal e Cadeia e dos Correios (v. PT011701070101), a Casa da Obra (v. PT011701070102) e, um pouco mais afastado, o Solar de Santo António (v. PT011701070057).

Descrição Complementar

Na guarda da sacada da fachada lateral esquerda surge a inscrição de João de Oliveira.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa / comercial: loja

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural) / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - época provável da construção do imóvel; 1881 - data inscrita numa cartela do pano central da fachada posterior, possivelmente assinalando o período da reforma daquela zona; séc. 20 - reformas em vários sectores da casa

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de pedra, rebocada e pintada; molduras dos vãos, pilastras, frisos e cornijas, bacia das sacadas e outros elementos em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira ou de alumínio; janelas com vidro simples ou martelado; guardas em ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

2008 - obras de conservação exterior; pintura das fachadas.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login