Fonte do Vassalo

IPA.00022574
Portugal, Portalegre, Arronches, Assunção
 
Arquitectura infraestrutural, barroca. Fonte construída de forma semelhante a um pórtico barroco, com pilastras destacadas, frontão interrompido e recurso a diversos elementos decorativos, como o gesso trabalhado nas armas nacionais e na moldura central e o elemento escultórico em pedra constituído por dois dinâmicos peixes entrelaçados.
Número IPA Antigo: PT041202010010
 
Registo visualizado 71 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Planta composta por espaldar e tanque ladeados por bancos corridos com espaldar que se abrem formando um átrio quase semicircular, delimitado por muro de granito paralelo à fonte. Parede posterior da fonte adossada a cúpula de alvenaria caiada que faz a cobertura da mina. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal. Fonte voltada a N., de alvenaria rebocada e pintada de branco, amarelo e vermelho escuro; duas pilastras laterais, dispostas de lado face ao espaldar, que sustentam o arranque de frontão recto interrompido; ao centro o espaldar é decorado por moldura contracurvada em gesso, pintada de amarelo forte contrastando com o interior branco; sob esta dois peixes de pedra entrelaçados enquadram a bica de água que corre para pequeno tanque de pedra; rematando o conjunto, ao centro, as armas reais portuguesas ornamentadas por motivos florais e vegetalistas, pintadas de amarelo e azul. Bancos laterais de granito, com espaldar recortado preenchido por dois painéis de azulejos figurativos, azuis e brancos com cercadura amarela e roxa; reproduzindo cenas da vida campestre, assinados e datados: Pedro Silveira Ramos (cercadura) e Luís Raimundo (painel) / 1993. A área delimitada pela curvatura dos bancos laterais e banco fronteiro tem pavimento de granito e cimento.

Acessos

Passeio do Vassalo. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,117959, long.: -7,290123

Protecção

Enquadramento

Peri-urbano, numa zona de olival, em estrada com trânsito automóvel, empedrada com seixos, paralela ao rio.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTORES de AZULEJO: Luís Raimundo; Pedro Silveira Ramos.

Cronologia

Séc. 18 - construção da fonte (KEIL, 1943); 1993 - colocação dos actuais azulejos nos espaldares segundo a inscrição*1 e provável construção do muro fronteiro que fecha o átrio da fonte para a estrada; 1995, 07 outubro - publicação do PDM de Arronches em DR, n.º 41, onde é proposta a classificação do edifício como Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada; gesso na decoração; pedra no pequeno grupo escultórico; granito e azulejos nos bancos.

Bibliografia

KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Portalegre, Vol. 1, Lisboa, 1943.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMA: 1993 - obras de reparação geral e colocação dos azulejos.

Observações

*1 - Luís Keil refere no inventário a existência de restos de azulejos azuis e brancos, vestígios estes que terão sido substituídos pelos actuais painéis.

Autor e Data

Helena Mantas e Marta Gama 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login