Capela das Almas

IPA.00022572
Portugal, Portalegre, Portalegre, União das freguesias da Sé e São Lourenço
 
Arquitectura religiosa, barroca, popular / vernácula. Capela das almas, de nave rectangular antecedida de estreito nartex, sobreelevado por entablamento e frontão com fogaréus nas extremidades e volutas de coroamento característicos do barroco, complementado pelo jogo do amarelo e brando que salienta os elementos arquitectónicos conferindo dinamismo e vivacidade à fachada.
Número IPA Antigo: PT041214090113
 
Registo visualizado 386 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por pequeno nártex e nave única. Volumes articulados, massa disposta na vertical para o nártex e na horizontal para a nave; cobertura homogénea de duas águas, em cimento pintado de cor de tijolo. Fachada principal a E. com elementos arquitectónicos destacados pelo amarelo da pintura, rasgada por arco de volta perfeita a quase toda a largura da fachada, de acesso ao nártex; de cada lado deste dispõe-se uma pilastra decorada com molduras e motivo floral, sobre as quais se ergue o entablamento sobrepujado por um fogaréu pétreo de cada lado; coroamento central que arranca em forma de volutas na base e termina em arco apontado encimado por cruz de pontas recortadas. Subindo um degrau de granito que vence o desnível da rua e passando o arco, acede-se a diminuto nártex onde se abre porta com moldura de granito e dois degraus da mesma pedra fechada por grade de ferro; sobre a verga medalhão circular de pedra com uma representação das almas do purgatório, uma ranhura para as moedas e por baixo a inscrição "ESMOLA P.ª / AS ALMAS / P.N. A.M."; envolvendo o medalhão, trabalho em gesso pintado de amarelo com ramagens laterais e moldura circundante com volutas e remate em frontão pontiagudo. Fachada lateral direita a N., cega, com embasamento e cunhais pintados de amarelo, à esquerda pilastra, entablamento e coroamento da fachada; remate com beirado da cobertura. Fachada lateral S. idêntica. Fachada O. de pano cego e remate em empena triangular. INTERIOR: cobertura em abóbada de volta perfeita nsobre sanca; pavimento de tijoleira. Alçados laterais cegos. Na parede fundeira pilastras angulares; retábulo-mor de alvenaria, pintada de amarelo e branco, com edícula fechada por porta de madeira pintada de branco evidraçada; pilastras lisas suportam coroamento com elementos vegetalistas, florão e frontão pontiagudo; o conjunto assenta sobre mesa de altar de alvenaria decorada por volutas, florão e molduras pintadas de amarelo.

Acessos

À saída de Portalegre pela EN 18. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,287135; long.: -7,432763

Protecção

Incluído na Área Protegida da Serra de São Mamede (v. PT041214020015)

Enquadramento

Urbano, junto a EN. e via de trânsito local.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - provável data de construção da capela; séc. 20, década de 90 - reparação geral e caiação (conjectural a partir de fotografias).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria rebocada; cobertura de cimento pintado; granito na moldura da porta e degraus; gesso nas decorações.

Bibliografia

Alminhas "in" Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. II, Lisboa, s.d..

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Helena Mantas e Marta Gama 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login