Edifício do Café Alentejano

IPA.00022571
Portugal, Portalegre, Portalegre, União das freguesias da Sé e São Lourenço
 
Arquitectura comercial, modernista. Café construído de raiz na 1ª metade do Séc.20, de tendência abstracizante, como a cimalha rectilínea e volumetria animada, características do modernismo. A bem conseguida, e inalterada, conjugação entre a estética "moderna" e o espaço arquitectural do tradicional café meridional, visível também na decoração e mobiliário.
Número IPA Antigo: PT041214090114
 
Registo visualizado 884 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial  Estabelecimento de restauração  Café  

Descrição

Planta composta por salão, cozinha, quartos de banho, sala e cabine telefónica. massa simples disposta horizontalmente; cobertura exterior em terraço. Fachada principal a O. pintada de beije com embasamento cinzento a todo o comprimento; apresenta três panos definidos pela articulação das formas do corpo e organizada de forma simétrica; o pano central tem uma porta de dois batentes pintada de vermelho com moldura branca que permite o acesso ao interior através de um degrau, de cada lado desta abre-se um janelão rasgado até ao embasamento com moldura pintada de branco; remate com platibanda que serve de guarda ao terraço da cobertura, ao centro da qual de lê em letras vermelhas pousadas no friso branco saliente sobre a porta central: "ALENTEJANO"; os panos laterais, dispostos face ao central de forma oblíqua, apresentam uma porta metálica envidraçada, pintada de vermelho com puxadores cromados encimada por plataforma semicircular, sendo que a porta do pano da esquerda tem três batentes e dois degraus e a do pano da direita dois batentes e quatro degraus; remate com platibanda. Fachada lateral direita a S. apresenta embasamento cinzento, janela com caixilhos vermelhos e remate com friso branco e platibanda. Fachada lateral esquerda a N. com embasamento cinzento, duas pilastras estilizadas em cada ponta e porta central pintada de vermelho; remate com friso branco e platibanda. Fachada posterior a E. adossada a casa particular. Articulação exterior / interior desnivelada. INTERIOR: Espaço diferenciado. Salão com planta semi-oval. Parede O. com silhar de madeira escura sobrepujado por friso espelhado a todo o comprimento interrompido sucessivamente pelos vãos da porta central, duas janelas e uma porta a S. e uma janela e uma porta a N. Parede E. com balcão central de madeira escura, à direita deste porta de madeira de dois batentes que dá acesso a corredor; à esquerda, sofá de pele vermelha encostado à parede, sobre o qual se vê painel decorativo em gesso representando uma ceifa; pavimento de mármore preto e cobertura plana de alvenaria. Sala de planta rectangular com silhar de madeira escura; parede E. com duas portas para casas de banho; parede S. com janela de iluminação e porta para a rua; parede O. com passagem para corredor que conduz à sala de entrada; parede N. com arco para balcão e cozinha e porta de acesso a cabine telefónica; pavimento de tijoleira e tecto de alvenaria.

Acessos

Rua do Comércio, n.ºs 94 - 96. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,290864; long.: -7,431954

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Aviso n.º 8595/2022, DR, 2.ª série, n.º 81 de 27 abril 2022 / Incluído na Área Protegida da Serra de São Mamede (v. PT041214020015)

Enquadramento

Urbano, destacado, no centro histórico, inserido na malha urbana onde predominam edificações de dois andares; fachada voltada para rua comercial com trânsito automóvel.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial: estabelecimento de restauração

Utilização Actual

Comercial: estabelecimento de restauração

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 20, 1ª metade - construção do edifício; 2020, 17 setembro - publicação do anúncio de abertura do procedimento de classificação do edifício, em Aviso n.º 14162/2020, DR, 2.ª série, n.º 182.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada; terraço na cobertura; metal e vidro nas portas; madeira no balcão e silhar; espelho nas paredes, mármore preto e tijoleira nos pavimentos.

Bibliografia

FERNANDES, José Manuel, Arquitectura modernista em Portugal, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Helena Mantas e Marta Gama 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login