Casa Martins Sarmento

IPA.00022524
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Casa unifamiliar, neoclássica, de planta em U, com os braços voltados à fachada posterior, entre os quais se desenvolve escadaria de acesso ao jardim. Fachadas percorridas por embasamento, com cunhais apilastrados e remates em cornija sob platibanda, na principal, e sob beiral na restantes. Fachada principal com três panos, estruturados por pilastras, rematada por frontão triangular no central. Interior com vestíbulo a partir do qual se abrem vãos em arco pleno sobre capitéis lisos, de acesso às diversas salas, ao jardim e à escadaria de acesso aos pisos superiores, de madeira com guarda em balaústres e arranque volutado decorado com motivos vegetalistas. Tectos em estuques decorados com motivos geométricos, zoomórficos e fitomórficos.
Número IPA Antigo: PT010308340142
 
Registo visualizado 202 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta longitudinal composta por três corpos, rectangulares, definindo um U, com os braços voltados para a fachada posterior. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, de três registos, separados por friso na principal, percorridas por embasamento, com cunhais apilastrados e remate em cornija sob platibanda de granito, na principal, e sob beiral nas restantes. Fachada principal voltada a SE., com três panos, estruturados por pilastras colossais, rematada no pano central por frontão triangular, com óculo circular decorado por festão, no tímpano. Rasgam o primeiro registo três portas em arco pleno, no pano central e par de janelas, em arco abatido, nos laterais. O segundo registo é marcado, no pano central, por varanda corrida com seis janelas de sacada, em arco pleno, e, nos laterais, por duas pares de janelas de sacada, semelhantes. O terceiro registo apresenta sete janelas de vão rectangular, com cornija recta e brincos, dispostas no enfiamento dos vãos do piso térreo. No pano central encontra-se grande lápide com inscrição. A fachada lateral voltada a SO., marcada por chaminé, apresenta, no primeiro registo, duas portas de verga recta e uma janela rectangular, entaipada. Rasgam o segundo registo seis janelas, em arco pleno, tendo as dos extremos sacada, e o terceiro, seis janelas de vão rectangular, sendo as duas centrais de sacada. A fachada posterior, marcada por escada de dois lanços divergentes com patamar superior de acesso a porta de verga recta que conduz a pátio rectangular, é rasgada, no piso térreo, por frestas, no segundo registo, por portas e janelas de sacada com varandim, em arco pleno, e, no terceiro, por janelas rectangulares. INTERIOR com vestíbulo rebocado e pintado de branco, pavimento em lajeado de granito, tecto estucado profusamente decorado por motivos fitomórficos; possui quatro portas em arco pleno, sobre capitéis lisos, duas laterais, confrontantes, de acesso a amplas salas e duas frontais, com gradeamento com decoração fitomórfica, de comunicação ao jardim e aos pisos superiores através de escadaria de madeira, com dois lanços, guarda em balustrada e arranque volutado decorado com elementos fitomórficos. No primeiro piso distribuem-se salas, casas de banho, bar e arrumos. No segundo e terceiro pisos surgem os salões, as várias salas e as casas-de-banho. As salas possuem tectos estucados profusamente trabalhados e decorados com elementos fitomórficos e animais fantásticos.

Acessos

Largo Martins Sarmento; Rua de Serpa Pinto.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101), na Zona Especial de Proteção Conjunta do Castelo de Guimarães (v. PT01030834011), Igreja de São Miguel (v. PT01030834006) e Paço dos Duques de Bragança (v. PT01030834013) e na das Muralhas de Guimarães (v. PT010308340016)

Enquadramento

Urbano, disposto em gaveto, adaptado ao declive do terreno, formando frente de rua. Implanta-se em pleno centro histórico da cidade, tendo adossado à fachada lateral NE. outra construção, e frontalmente jardim, onde se ergue o Monumento a Francisco Martins Sarmento (v. PT010308340195). Desenvolve, nas fachada lateral S. e posterior O., logradouro e amplo jardim relvado, pontuado de árvores de pequeno porte e arbustos com chafariz de taça ovalada, delimitado por muro de cantaria rebocado e pintado, rasgado por portal monumental, enquadrado por pilastras, sobrepujado por pináculos galbados, terminado em friso e cornija, alteado ao centro por cornija recta, coroado por acrotério com plinto galbado; ao centro, abre-se portal de volta perfeita com fecho central. Nas imediações, surge o Lar de Santa Estefânia (v. PT010308340052) e o Paço de Duques de Bragança (v. PT010308340013).

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Inscrição gravada em lápide existente no terceiro registo do pano central da fachada principal; moldura simples; mármore; tipo de letra: capital quadrada; leitura: CASA ONDE FALECEU AOS 9 DE AGOSTO DE 1899 FRANCISCO MARTINS SARMENTO.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: associação cultural / Educativa: universidade senior

Propriedade

Privada: Sociedade

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1833, 9 Março - nascimento de Francisco Martins Sarmento; séc. 19 - Francisco Martins Sarmento manda construir a casa para sua residência; 1884, Dezembro - numa das salas da casa abre uma escola de aprendizagem de renda de linha; 1899, 9 Agosto - falecimento de Martins Sarmento que lega o edifício à Sociedade do mesmo nome com a obrigação de nele instalar um "instituto por ela organizado, de harmonia com os seus fins"; séc. 20 - durante alguns anos funciona no edifício a Câmara Municipal; 2002, Janeiro - é assinado no Largo do Paço, em Braga, um protocolo de cedência do edifício à Universidade do Minho, pelo prazo de 25 anos, renovável por períodos de 10, para aí instalar uma Unidade Cultural.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, embasamento, pilastras, cornijas, molduras de vãos, pavimento do vestíbulo e outros elementos em granito; portas, janelas, escadas, pavimentos, em madeira; tectos em estuque; azulejos nas casas de banho; tijoleira cerâmica no pavimento do corredor do primeiro piso; balaustrada das varandas e sacadas das janelas, portões das portas frontais do vestíbulo, gradeamento de janelas, em ferro forjado; painel de mármore com inscrição; cobertura exterior de telha cerâmica de aba e canudo.

Bibliografia

MORAES, Maria Adelaide Pereira de, Guimarães, Terras de Santa Maria, Guimarães, 1978, p. 51; ROCHA, Helder, Efemérides Vimaranenses, vol. 2, Guimarães, 1998, p. 182; Boletim da Sociedade Martins Sarmento, nº 46, Março de 2002, p. 25; AFONSO, José Ferrão, FERRÃO, Bernardo, Edificações do Centro Histórico e sua envolvente com interesse patrimonial, in www.cm-guimaraes.pt, 16 Novembro 2009.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

A casa possuía, no seu flanco S., um corpo térreo, possivelmente um jardim de Inverno, destruído pela construção da R. de Serpa Pinto; *1 - Funciona em parte do edifício a UNAGUI, Universidade da 3ª Idade de Guimarães.

Autor e Data

António Dinis 2002

Actualização

Sónia Basto 2009
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login