Cruzeiro de Sistelo

IPA.00022455
Portugal, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Sistelo
 
Arquitectura religiosa, oitocentista e vernácula. Cruzeiro de encruzilhada, com pedestal paralelepipédico, monolítico, cruz latina, alta, monolítica, quadrangular, ornada, em todas as faces por circunferências e pontas de diamante, inscritas em almofadas côncavas quadrangulares, tendo no cruzamento dos braços motivo raiado. Alminhas de carácter vernacular, formadas por nicho, de arco abatido encimado por cornija, assente em pilastras, e laje inferior com orifício para a caixa de esmolas.
Número IPA Antigo: PT011601450254
 
Registo visualizado 163 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro  Tipo cruz

Descrição

Cruzeiro: soco de planta quadrangular constituído por três degraus escalonados, sobre o qual assenta um pedestal paralelepipédico, composto por plinto e dado monolítico, moldurado, sendo rematado por cornija saliente. O dado apresenta, na face frontal, côncava, brasão real, envolto por motivos fitomórficos. A cruz, latina, alta, monolítica, de secção quadrangular, está ornada, em todas as faces por circunferências e pontas de diamante, alternadas, inscritas em almofadas côncavas quadrangulares, tendo no cruzamento dos braços motivo raiado e apresentando no remate das hastes motivo em forma de botão. Alminhas: compostas por nicho, sobre um parapeito saliente, moldurado, com vão em arco abatido, assente em pilastras toscanas, encimado por cornija saliente, rematada, ao centro, por cruz latina, sobre acrotério; no interior alberga painel com imagem de Nossa Senhora das Dores, sendo cerrado por porta de ferro forjado. Inferiormente, laje de cantaria com orifício para encaixe da caixa de esmolas.

Acessos

Sistelo, Largo Visconde do Rio Vez

Protecção

Incluído na Paisagem Cultural de Sistelo (v. IPA.00035666)

Enquadramento

Urbano, isolado, integração harmónica no centro do aglomerado, num largo bordejando o arruamento principal da povoação, pontuado por plátanos e iluminado por candeeiros em ferro forjado, estando calcetado com lajetas de granito e sendo limitado lateralmente por muro de cantaria, integrando banco pétreo, corrido; nas extremidades do largo erguem-se pináculos, altos, piramidais, colocados sobre quatro esferas cantonais assentes em plinto prismático. O cruzeiro é delimitado por gradeamento em ferro forjado e, defronte, encontram-se umas alminhas, encastradas em muro de propriedade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, segunda metade - construção do cruzeiro por acção do benemérito Manuel A. Gonçalves Roque, 1º Visconde de Sistelo, Comendador da Ordem de Cristo, Comendador da Ordem da Rosa, do Brasil e da de São Silvestre, da Santa Sé, natural desta freguesia, após o seu regresso do Brasil; séc. 19, finais / 20, inícios - construção das Alminhas; 1910, cerca - picagem e destruição da coroa do brasão do pedestal do cruzeiro, provavelmente após a implantação da República; 2015, 10 dezembro - publicação da abertura de procedimento de classificação da Paisagem Cultural de Sistelo, em Anúncio n.º 275/2015, DR, 2.ª série, n.º 241.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em granito; gradeamento em ferro forjado; alminhas em cantaria com porta de ferro forjado.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O Visconde de Sistelo mandou edificar em Sistelo, para além do cruzeiro, um chafariz, uma ponte sobre o Rio Vez (v. PT011601450065) e a escola primária local.

Autor e Data

Paulo Dordio 1996 / Paulo Amaral 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login