Chafariz de Sistelo

IPA.00022454
Portugal, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Sistelo
 
Arquitectura infraestruturalo, oitocentista. Chafariz central composto por pilar quadrangular, decorado, em todas as faces, por motivos cónicos e em ponta de diamante, inscritos em almofadas côncavas quadrangulares, terminado em cornija sobrepujada por urna, e por tanque octogonal, exteriormente decorado por almofadas rectangulares e com rebordo saliente.
Número IPA Antigo: PT011601450253
 
Registo visualizado 60 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

Chafariz em cantaria, com pilar central, monolítico, de secção quadrangular, sobre plinto prismático, decorado, em todas as faces, por motivos cónicos e em ponta de diamante, inscritos em almofadas côncavas quadrangulares, terminado e cornija saliente, sobrepujada por urna estriada; o pilar apresenta no terço inferior, em faces opostas, duas torneiras em ferro forjado e, nas faces laterais, duas cartelas, recortadas com inscrição delida. Está inserido em tanque octogonal, composto por grandes lajes, exteriormente decoradas por almofadas rectangulares, com rebordo saliente, apresentando pequeno tubo vazando o parapeito, para escoamento das águas, sobre pia quadrangular, monolítica. Entre o rebordo do tanque e o pilar dispõem-se duaas réguas metálicas para suporte do vasilhame.

Acessos

Sistelo, Largo Visconde de Sistelo

Protecção

Incluído na Paisagem Cultural de Sistelo (v. IPA.00035666)

Enquadramento

Urbano, isolado, integração harmónica no centro do aglomerado, em largo constituído pela confluência de três arruamentos, calcetados com cubo granítico e guia central de lajetas pétreas. Ergue-se sobre soco de cantaria de planta octonogal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, segunda metade - construção do fontanário por acção do benemérito Manuel A. Gonçalves Roque, 1º Visconde de Sistelo, Comendador da Ordem de Cristo, Comendador da Ordem da Rosa, do Brasil e da de São Silvestre, da Santa Sé, natural desta freguesia, após o seu regresso do Brasil; 2015, 10 dezembro - publicação da abertura de procedimento de classificação da Paisagem Cultural de Sistelo, em Anúncio n.º 275/2015, DR, 2.ª série, n.º 241.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria; réguas e torneiras de ferro forjado.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O Visconde de Sistelo mandou edificar em Sistelo, para além do chafariz, um cruzeiro, uma ponte sobre o Rio Vez (v. PT011601450065) e a escola primária local.

Autor e Data

Paulo Dordio 1996 / Paulo Amaral 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login