Povoado do Castelo da Mina

IPA.00002245
Portugal, Bragança, Torre de Moncorvo, Cabeça Boa
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado proto-histórico com continuidade de ocupação romana e medieval. Povoado fortificado. Sistema defensivo complexo em consequência da sobreposição e reaproveitamento de construções de cronologia diferente.
Número IPA Antigo: PT010409030030
 
Registo visualizado 41 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado proto-histórico  Povoado fortificado  

Descrição

Povoado fortificado roqueiro definido por um sistema defensivo complexo. Na plataforma mais elevada, observa-se um torreão a partir do qual se inicia uma linha de muralha que desce do lado E. e se apresenta melhor preservada do lado N., ainda com várias fiadas de bom aparelho granítico de pequena dimensão. No interior da área fortificada observam-se vestígios de construções e algum espólio cerâmico à superfície nomeadamente romano e estampilhado, provávelmente proto-histórico (Época do Ferro). Foram também aqui encontradas algumas moedas portuguesas medievais da 1ª dinastia.

Acessos

EN 325 (Torre de Moncorvo - Vila Flor), atingindo o Vale da Vilariça, caminho em terra para a aldeia de Cabanas de baixo, caminho de pé posto para o Castelo; Gauss: M-284.0, P-469.0; fl. 130

Protecção

Enquadramento

Rural, isolado, implanta-se a meia altura na encosta do planalto da Lousa, dominando uma área do Vale da Vilariça nas proximidades da confluência do rio Sabor com o Douro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Proto-história - construção e ocupação; Época romana - transformações e ocupação; Época medieval - novas transformações, ocupação e abandono.

Dados Técnicos

Materiais

Granito, aparelho de pequena dimensão.

Bibliografia

ALVES, F. M., Memórias Arqueológicas-históricas do Distrito de Bragança, Porto, 1934, vol. 9, p. 140; LEMOS, F. de S., Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental, Braga, 1993, vol. IIa, p. 339 - 340.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral / Paulo Dordio 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login