Capela do Anjo da Guarda

IPA.00002239
Portugal, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcozelo
 
Capela românica e gótica, de planta quadrangular de carácter devocional, com estrutura românica tardia, revelando já uma transição para o gótico. A reconstrução barroca levou à colocação dos coruchéus, de imagem policromada de São Miguel, com cariz ingénuo e, quiçá, outras alterações que determinassem o descentramento da abóbada em relação aos arcos. Certo arcaísmo nos pilares e nas colunas, que conservam as garras nas bases, ao mesmo tempo que a decoração vegetalista dos capitéis ainda se destaca pouco dos cestos. Os arcos quebrados apontam já para uma certa evolução estilística, anunciando os novos valores góticos.
Número IPA Antigo: PT011607040028
 
Registo visualizado 625 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta quadrangular com parede testeira fechada e as restantes abertas em arco quebrado sobre colunas, com garras nas bases e capitéis de folhagem, reforçadas por contrafortes quadrangulares com friso a 1/3 de altura e encimados por coruchéus. Cobertura em pequena cúpula coroada por corochéu. Interior com abóbada de aresta, em cantaria, sobre mísulas. Na parede testeira (virada ao rio), sobre 2 mísulas, altar com imagem polícroma de São Miguel, já sem a balança que segurava; inferiormente corre banqueta. A capela é fechada por armação de ferro com portão.

Acessos

Rua Conde da Barca, ponte velha. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,770045; long.: -8,587550

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto nº 95/78, DR, 1.ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978

Enquadramento

Urbano; isolado, implantação harmónica. Implanta-se no cais da margem direita do rio, junto ao leito, tendo ao lado jardim com cruzeiro e em frente a igreja de Santo António e a ponte sobre o Lima, também classificada; antigamente o espaço era conhecido por Campo do Arnado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 13 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 13, último quartel - Época provável de construção; era anualmente inundada pelas águas do Lima; séc. 18 - depois de parcialmente derrubada pelas cheias, foi recontruída, reforçando-se os pilares e nela se colocando a imagem de São Miguel; 1834 - teve culto até esta data, a expensas do Senado da Câmara.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito, alvenaria rebocada e ferro.

Bibliografia

BARREIROS, Pe. Manuel de Aguiar, Egrejas e Capelas Românicas da Ribeira Lima, Porto, 1926; AURORA, Conde d', Roteiro da Ribeira Lima, Porto, 1959; s.a., Vinhetas Vianenses in O Comércio do Porto, Porto, 30 Outubro 1966; LEMOS, Miguel Roque dos Reys, Anais Municipais de Ponte de Lima, Ponte de Lima, 1977; ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Porto, 1988.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; (AGUIAR: 1926, Est. 19)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1991 - Substituição dos coruchéus.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login