Igreja Paroquial do Sardoal / Igreja de São Tiago e São Mateus

IPA.00002227
Portugal, Santarém, Sardoal, Sardoal
 
Igreja paroquial renascentista, maneirista. A planimetria e estruturas revelam a provável origem gótica do edifício: arcos dos portais, pilares de suporte, planta de três naves, cabeceira tripartida, etc. No interior reina uma concepção típica de Quinhentos visível nas janelas das naves laterais, nas arcadas a pleno centro e sobretudo nos altares colaterais típicos do período de transição do renascimento para o maneirismo. Saliente-se a óptima qualidade formal e estilística dos altares colaterais (séc. 16).
Número IPA Antigo: PT031417030002
 
Registo visualizado 713 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta composta de 3 naves, de 5 tramos; volumes articulados: cabeceira tripartida de planta poligonal. Naves à mesma altura. Cobertura: tecto em caixotões de 3 águas nas naves e em abóbada de berço na cabeceira. Fenestração: janelas rectangulares nas naves laterais e abside; pequena rosácea sobre o pórtico principal em arco quebrado de aduelas em ressalto e delicadas arquivoltas assentes em capitéis decorados de ornamentos vegetais e rostos humanos (um feminino e outro masculino respectivamente); delgado colunelo assente em base de várias molduras; dois portais laterais em arco quebrado facetado sobre impostas e jambas simples. Suportes: pilares cruciformes quadrilobados sustentando arcadas a pleno centro. Capela-mor totalmente revestida de azulejos do início do séc. 18 de temática religiosa representando a aparição de Nossa Senhora do Pilar a São Tiago; São Tiago a cavalo lutando contra os mouros; Peregrinos e eremitas.

Acessos

Rua Mestre de Sardoal; Rua da Igreja

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 251/70, DG, 1.ª série, n.º 129 de 03 junho 1970 *1

Enquadramento

Urbano.

Descrição Complementar

AZULEJO: CAPELA-MOR: paredes laterais e arco triunfal revestidos de azulejos, organizados em dois registos: registo inferior - 15 azulejos de altura; registo superior - 24 azulejos de altura. Composição figurativa, temática religiosa, hagiografia; monocromia: azul de cobalto em fundo branco. Lado do EVANGELHO: Aparição de Nossa Senhora do Pilar a São Tiago. Lado da EPÍSTOLA: São Tiago a cavalo, combatendo os mouros. Barra de quatro azulejos representando lateralmente consola que sustenta figura feminina servindo de cariátide à consola superior. Horizontalmente, enrolamentos vegetalistas, figuras infantis e elementos grotescos, ladeiam cartela central. No registo inferior, entre as portas laterais, azulejos de composição figurativa representando peregrinos e eremitas. Monocromia: azul em fundo branco. Um dos painéis do lado da epístola tem a data 1703 (em esgrafitado).

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR: Mestre do Sardoal (atr.)

Cronologia

Séc. 16, finais - construção e feitura dos altares laterais de pedra; 1574 - a igreja de São Mateus do Sardoal pertence ao padroado real e integra a Diocese da Guarda; séc. 17 - foi-lhe acrescentada a torre sineira absorvendo a empena esquerda da fachada principal; retábulo em talha da capela-mor; séc. 17 - 18 - revestimento a azulejo sobre o arco triunfal; absidíolos. 1701 - painéis cerâmicos da capela-mor.

Dados Técnicos

Materiais

Exterior: aparelho de cantaria à vista nos cunhais do corpo da Igreja e torre; reboco nas fachadas. Interior: cobertura em madeira nas naves de abóbada na cabeceira; altares em pedra calcária da Batalha, e em talha. Revestimento cerâmico.

Bibliografia

SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971;´http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74822 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/ DSID

Intervenção Realizada

DGEMN - 1983 - Reparação de coberturas; 1986 - Beneficiação do altar-mor; 1987 - beneficiação das coberturas.

Observações

* DOF: Igreja matriz do Sardoal, incluindo o seu recheio. Recheio: pia baptismal quinhentista, esculturas em pedra figurando a "Virgem e o Menino", da mesma centúria, e "Piedade" do séc. 15 ; 7 tábuas de pintura quinhentista (1ª. metade Sec. 16), atribuídas ao Mestre do Sardoal, figurando os bustos de "Cristo" ,"São Pedro" , "São Paulo", "Virgem" ,"Anjo da Anunciação", "São João Baptista" e "São João Evangelista".

Autor e Data

Rosário Gordalina 1990

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login