Solar do Alméu / Casa dos Morgados de Alméu

IPA.00022262
Portugal, Aveiro, Oliveira de Azeméis, União das freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago da Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail
 
Casa nobre.
Número IPA Antigo: PT010113060060
 
Registo visualizado 490 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

O solar da quiinta do Alméu é considerado o melhor conjunto arquitectónico da freguesia, sendo composto pelo edifício residencial, voltado a nascente, dentro de uma quinta vedada por alto muro, a ladear o flanco sudeste da antiga estrada real com ampla entrada, jardim, capela, albergaria, casa de lavoura e de caseiros. (informação retirada do site da CMOA em 07/07/2005). "Data da primeira metade do séc. 18, no estilo tradicional anterior. Compões-se o conjunto, disposto em linha, partindo da esquerda, de casa, capela e portão de quinta. Alongam-se na fachada nobre 5 vãos, todos de lintel e cornija: são, para a esquerda da entrada, duas sacadas com janela intermédia, e à direita só uma janela. As bacias das sacadas apoiam-se em duas mísulas. Recortam-se em 4 almofadas os panos de peito das janelas. Porque a branda encosta desce para a esquerda, há nesta parte um piso de lojas; abre-se aqui um arco a formar átrio e passagem, nele uma escada encostada dá acesso a duas portas, formando um desses átrios cobertos destinados à descida das carruagens no mau tempo; austero, meramente funcional. Na parte da direita, no terreno do nível superior, pequena escada angular e encostada, de parapeito a um sói lado, sobe do jardim para o patamar da entrada. Há ainda salas de tectos antigos, no tipo de gamela alongada, de apainelados, mas cujo recorte superior é em oitavado. Conservam-se na cor da madeira. Ao centro de um deles, a actual família proprietária adaptou um painel, pintado em policromia, das armas dos antigos dos antigos senhores do vínculo: esquartelado de Aranhas, Brandões, Henriques e Soares (os chamados de Toledo), brica com ramo de flores. Está datado de 1736. Teve a casa um escudo em pedra, da mesma composição, tirado na passagem dos proprietários, que foi para uma casa da Bemposta. O mesmo brasão o encontramos em Frossos. CAPELA: dedicada a Nossa Senhora da Guia, de tamanho corrente, completa o conjunto: entrada e postigos com frontõezitos, o da porta cortado e encerrando nicho, pilastras, pináculos, óculo na empena e, rematando campanariozinho. Retábulo de talha dourada, de colunas salmónicas e com parras, dos começos do séc. 18. A imagem da titular é corrente (Senhora com o Menino). Existe uma placa de calcário com o Calvário, execução coimbrã, do séc. 15, do tipo que era destinado às paredes superiores aos arcos cruzeiros das igrejas; No nicho da entrada uma Senhora com o Menino (Srª. da Guia), de barro, do séc. 18, regular. O portão da quinta, de lintel, remata de cruz entre volutas e dois pináculos. O vínculo da casa foi instituído em 1732 por José Soares Aranha Brandão. " (GONÇALVES)

Acessos

Rua do Alméu

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Na margem direita do rio Ínsua (antigo Antuã) dominando sucalcos de verdura.

Descrição Complementar

o solar do Alméu, de meados do século XVIII, é considerado o melhor conjunto arquitectónico da freguesia, sendo composto por uma monumental vivenda, voltada para nascente, dentro duma quinta vedada, por alto muro a ladear o flanco sudeste da antiga estrada real, com ampla entrada, jardim, capela, albergaria, casas de lavoura e de caseiros.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - Construção; 1911 - a casa é propriedade da família Peixoto Beleza; 2018, 13 agosto - publicação do Anúncio de abertura do procedimento de classificação do edifício em Anúncio n.º 143/2018, DR, 2.º série, n.º 143.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona do Norte, Lisboa, 1981; FERREIRA, Delfim Bismarck, Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha - Século XVIII, Porto, 1999.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Cecília Matias 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login