Casa da Quinta do Morgado / Quinta dos Gafanhões / Quinta de São João da Madeira

IPA.00000222
Portugal, Aveiro, São João da Madeira, São João da Madeira
 
Casa abastada unifamiliar, setecentista, de planta longitudinal que evolui em dois pisos, andar nobre rasgado por janelas de sacada e acesso por escadaria de um lanço com guardas plenas, rematadas em volutas.
Número IPA Antigo: PT010116010001
 
Registo visualizado 647 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta longitudinal, dois pisos com embasamento e remate em beiral saliente; cobertura homogénea em telhados de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas. Fachada principal rasgada, no piso nobre, por seis janelas de sacada com balcão assentes em mísulas e com guardas em ferro de varões anelados; porta principal ao centro, enquadrando as janelas, com escada de acesso de um lanço, saliente e perpendicular, com guardas plenas em cantaria e grandes volutas, tanto na parte de baixo como no patamar de entrada. INTERIOR: reposteiros com o brasão esquartelado dos Gouveias (castro e Melo), de Pereiras, de Cardosos e de Cortes-Reais, com timbre dos primeiros

Acessos

Travessa São Francisco de Xavier.

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 100/2014, DR, 2.ª série, n.º 30 de 12 fevereiro 2014

Enquadramento

Urbano, isolado, próximo do antigo traçado viário, encontra-se isolado a O. da Vila. Casa precedida por largo terreiro privativo a que se tem acesso através de um portão que contém uma lápide com a seguinte inscrição: QUINTA / DO S. DO / GAFANHÃO. Do portão à entrada principal, atravessando o terreiro, um pavimento empedrado, em seixo rolado. Frente à escadaria um patamar com 2 degraus.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa residencial e comercial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - construção de um edifício primitivo; 1523 - a quinta é propriedade da família Côrte-Real; séc. 18 - reconstrução da casa; 1972, 7 Dezembro - proposta de classificação pela da Direcção-Geral dos Assuntos Culturais; 1975, 7 Novembro - parecer da 4.ª Sub-Secção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação como IIP; 19 Novembro - despacho de homologação; 2010, 10 Setembro - proposta da DRCNorte; 13 Outubro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura; 2011, 12 Outubro - publicação do anúncio nº14515/2011, DR, 2ª série, nº 196, com o projecto de decisão relativo à fixação da zona especial de protecção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; embasamento, modinaturas, pilastras, colunas, cornijas, frisos, degraus da capela em cantaria de granito; pavimentos, tectos, molduras, portas e escadas de madeira; janelas e bandeiras com vidro simples; cobertura em telha.

Bibliografia

FERNANDES, M. Antonino, S. João da Madeira: Cidade do trabalho, 1996; GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona do Norte, Lisboa, 1983; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72280 (Consultado 6 julho 2016).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Margarida Alçada 1983

Actualização

Sónia Basto 2010
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login