Jardim de Luís de Camões

IPA.00022162
Portugal, Leiria, Leiria, União das freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
 
Jardim público de planta quadrangular.
Número IPA Antigo: PT021009120151
 
Registo visualizado 215 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Espaço verde  Jardim        

Descrição

Jardim de planta quadrangular, limitado por cerca de buxo com 4 entradas, situadas a N., S., E.; e O., sendo as de N. e S. demarcadas por 2 pilares em cantaria decorados, em cada uma, criando no seu encontro uma praça central com pavimento em calçada à portuguesa, decorada, na alameda principal (orientação N/S), com a rosa dos ventos e flores de lis; as entradas O. e E. são marcadas pela estátua do poeta Luís de Camões, confrontada por um lago e gruta artificial. A entrada S. tem, junto aos pilares uma placa em mármore identificando o local: "JARDIM LVIS DE CAMÕES"; na entrada N. um largo onde se ergue a estátua do Papa Paulo VI. Nos cantos NO. foram construídas instalações sanitárias públicas e a SO. o antigo café da esplanada foi transformado na Cervejaria Camões, que tem adossado o edifício do Turismo de Leiria. Contornando, pelo exterior, no sentido N./S., fronteiro à Praça Rodrigues Lobo, encontra-se a estátua do Pastor Peregrino, tendo no seu pedestal a seguinte inscrição: O . PASTOR / PEREGRINO / FIGVRA . PASTORIL / QVE . NOS . ROMAN / CES . BVCOLICOS . DE . / RODRIGVES LOBO / REPRESENTA . O / PROPRIO . POETA". Dentro do recinto todas as quadrículas, bem como todos os bancos são contornados por sebes de buxo aparadas; os canteiros existentes são igualmente delimitados por pequenos buxos e pontuados de plantas. No canto NO. um pequeno espelho de água, em cota inferior ao restante recinto, com acesso a toda a volta por escadaria de dois degraus.

Acessos

Largo Cinco de Outubro; Largo Paulo VI

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Implantado em pleno centro da cidade, o antigo "Rocio" de Leiria, o jardim situa-se na margem esquerda do rio Liz, que lhe fica a E., e circundado por via pública nos restantes lados. Do lado O. erguendo-se em toda a sua imponência, sobranceiro ao jardim, o Castelo de Leiria (v. PT021009120002); fronteiro situa-se o Antigo Banco de Portugal (v. PT021009120050) e o edifício no Lg. 5 de Outubro (v. PT021009120074); a N. o edifício Garage (V. PT021009120051) e a antiga Casa da Diocese (v. PT021009120072) e a S. a Fonte Luminosa e o edifício da Caixa Geral de Depósitos. Do lado oposto, na margem direita do rio levanta-se o antigo Hospital da Misericórdia, Hospital D. Manuel de Aguiar (v. PT021009120071), o edifício de Assistência aos Tuberculosos (v.PT021009120093); avançando pelo antigo caramanchão, chega-se à Ponte do Bairro dos Anjos (v. PT02100912000156) que dá acesso ao Parque Municipal (v.PT021009120155).

Descrição Complementar

Saindo da Praça a caminho do rio, encontra-se o antigo Rossio de D. Luís, um vasto espaço hoje ocupado pela Fonte Luminosa e pelo Jardim Luís de Camões. Era um dos locais por onde passeavam Amaro e o Cónego Dias. Subindo do Rossio para o rio encontrava-se o Marachão. "É um lugar recolhido, coberto de árvores antigas. Chamam-lhe a Alameda Velha". Neste lugar aprazível, olhando o rio que se arrasta entre margens que o comprimem, o viajante pode terminar a sua viagem, não sem que, pela última vez, olhe o castelo lá no alto e lembre as palavras de Teresa quando intercede para encontrar paróquia para o seu protegido Amaro: "Leiria? (...) Bem sei, é onde há umas ruínas?" (http://www.rt-leiriafatima.pt/roteiros.php?lang=PT)

Utilização Inicial

Recreativa: jardim

Utilização Actual

Recreativa: jardim

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Escultor Anjos Teixeira (filho) (Estátua do Pastor Peregrino); João Charters de Almeida (Estátua de Paulo VI); Escultor Fernando Pereira Marques (Estátua de Luís de Camões)

Cronologia

1957 - Conclusão da execução da estátua do Pastor Peregrino, da autoria de Pedro Anjos Teixeira; 1968 - estátua do Papa Paulo VI, para evocar a sua pasagem por Leiria em 1967; 1980 - inauguração da estátua de Luís de Camões, colocada a O..

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério nos anos de 1957 e 1958, 1º Volume, Lisboa, 1959; ZÚQUETE, Afonso, Monografia de Leiria, A Cidade e o Concelho - 1950, Leiria, 2003; BRÁS, Isabel, PINA, João, Caminhando pela Rota de Afonso Lopes Vieira, Leiria, 2003; http://www.diarioleiria.pt/10090.htm, 23/01/2006

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMLeiria: 2006 / 2007 - intervenção de fundo na zona do antigo Rossio com renovação dos pavimentos, valorização dos espaços plantados e instalação da nova iluminação e mobiliário urbano e rede de rega; remodelação da casa-de-banho pública e relocalizadas as esculturas visando a valorização urbana, paisagística e estética do Jardim Luís de Camões, Largo 5 de Outubro e Largo Papa Paulo VI.

Observações

Está prevista uma intervenção para início de Março de 2006: "As obras de requalificação do 'Rossio de Leiria' arrancam em Março, numa intervenção do Programa LeiriaPolis, que visa a valorização urbana, paisagística e estética do Jardim Luís de Camões, Largo 5 de Outubro e Largo Papa Paulo VI. Com início no dia 1 de Março, estando prevista a sua conclusão em finais do mês de Setembro. (...)"procura-se garantir uma ligação adequada entre as diferentes realidades urbanas envolventes, num local de elevada particularidade funcional, biofísica e de memória colectiva". O objectivo é "devolver o Rossio ao peão, reforçar a sua atractibilidade e enobrecer o seu carácter". "Será promovida uma fruição renovada e intensa do espaço exterior, com um programa de utilização polivalente, associado ainda às comerciais e envolventes e à realização de eventos no seu interior", como concertos ou o festival gastronómico. Nesse sentido, está prevista a implementação de novos equipamentos, renovação dos pavimentos, valorização dos espaços plantados e instalação da nova iluminação e mobiliário urbano. "O resultado final", "será de grande simplicidade e contemporaneidade, sem forçar protagonismo de estilo, naturalmente datados"."A intervenção será sentida como uma grande ampliação do Jardim Luís de Camões, onde as linhas paralelas ao rio e na direcção do Castelo marcam o desenho do espaço". O Jardim Luís de Camões passará a ser um "espaço-rótula" de todos os espaços públicos que incluem o Rossio, valorizando o eixo pedonal central que o atravessa. As características do Jardim vão manter-se, no que toca à forma e conteúdo arbóreo e arbustivo, e ao carácter social, como elemento estruturante para a rede de espaços públicos que integram o centro da cidade. Está prevista a intervenção ao nível da iluminação pública, rede de rega e mobiliário urbano. Será remodelada a casa-de-banho pública e relocalizadas as esculturas para pontos-chave da composição.O projecto irá salvaguardar as árvores, principais sebes talhadas e os elementos de água. Será ainda criada uma nova fonte, com uma localização simétrica ao tanque existente. O conjunto das fontes irá animar o jardim com alguns jogos de água, simples e dinâmicos. O Largo do Papa Paulo VI irá tornar-se numa "praça ajardinada", dando continuidade ao Jardim Luís de Camões e oferecendo um amplo espaço de circulação, onde se poderão realizar espectáculos ao ar livre e outros eventos. As formas dos canteiros, os alinhamentos de árvores e o desenho dos pavimentos vão reforçar a ligação visual ao Castelo. A zona será equipada com iluminação e mobiliário urbano, um quiosque, uma esplanada e uma nova banca de venda junto à Rodoviária". (in Diário de Leiria, 20 / 01 / 2006). Na obra prevista para a renovação dos pavimentos, espera-se que seja mantido o pavimento da alamenda central no eixo N/S.

Autor e Data

Cecília Matias 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login