Escola Primária da Parede

IPA.00022017
Portugal, Lisboa, Cascais, União das freguesias de Carcavelos e Parede
 
Escola primária construída e projetada no início do século 20, de acordo com o projeto tipo traçado pelo arquiteto Adães Bermudes, vencedor (e único candidato) do concurso oficial público para apresentação de projetos destinados à construção de escolas de instrução primária a implantar em povoações de todo o território português, num conjunto que deveria ter ultrapassado as 300 construções, lançado pelo o Ministério das Obras Públicas a 1 de Março de 1898. Este concurso integrava um programa específico, nomeadamente a possibilidade dos edifícios poderem albergar até 100 alunos, com setor feminino, masculino ou misto e sempre com habitação para o professor(a) ou professores e ajudante. Apesar de terem sido apenas construídas 184 escolas (1902-1912), a tipologia, ainda hoje designada Adães Bermudes, conta-se entre as melhores construções escolares de Portugal, com traços que aliam uma grande funcionalidade e qualidade construtiva ao estilo da Casa Portuguesa que se tornaria padrão nas décadas seguintes.
Número IPA Antigo: PT031105050135
 
Registo visualizado 221 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Escola  Escola primária  

Descrição

Planta retangular composta por três volumes principais escalonados, o central, mais alto, de dois pisos, destinado à residência dos professores (professor e professora), e os laterais, de um só piso, com as salas de aula antecedidas por vestíbulos, com os alpendres e corpos perpendiculares correspondentes às instalações sanitárias adossados à fachada posterior, e com acessos separados. Paredes rebocadas e pintadas a beje, rasgadas por vãos, de portas e janelas, em arco abatido com moldura em tijolo nas vergas e pedra de fecho saliente. Sobre cada uma das portas dos acessos laterais encontra-se uma sineira. Coberturas telhadas a duas águas com telha de Marselha, pináculos nos vértices e respiradouros. Fachada principal orientada a nascente, composta por cinco panos de fachada, o central com dois pisos separados por cornija saliente de alvenaria, é delimitado, ao nível do segundo piso, por cunhais de alvenaria guarnecidos por peças de revestimento em pedra com motivos geométricos, é rasgado por duas portas de madeira de folha dupla, pintada a vermelho, ladeadas por duas estreitas janelas retilíneas, ao nível do segundo piso apresenta duas janelas de peito. Os panos seguintes correspondem às fachadas das salas de aula, rasgadas por três amplas janelas, que permitem a iluminação unilateral daquele espaço de estudo, por último, os panos extremos, rasgados por portas de folha dupla de madeira pintada de vermelho, que permitem a entrada para a sala de aula, terminam em empena, de friso e cornija sobre falsas mísulas, truncada por sineira. Fachada posterior rasgada nas alas laterais por duas portas e janelas rectangulares jacentes, e corpo central tendo adossado perpendicularmente no primeiro piso as casas de banho, criando pequeno pátio fechado para os professores, e sendo rasgado no segundo piso por duas janelas e, nas fachadas laterais, por três lumes escalonadas com moldura comum. Em 1997 o edifício recebeu obras, tendo sido adossado à fachada posterior um novo corpo para instalações sanitárias.

Acessos

Rua João de Deus, n.º 1, Avenida da República. WGS84 (graus decimais): lat. 38,690571; long. -9,358014

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Aviso de 5 março 2009 da Câmara Municipal de Cascais, publicado no Boletim Municipal de 28 abril 2009.

Enquadramento

Urbano. Inserida na povoação da Parede, confronta, a sul, com a linha de caminho-de-ferro, a norte a Avenida da República e a nascente a Rua João de Deus.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: escola primária

Utilização Actual

Educativa: escola básica do 1.º ciclo / Educativa: jardim de infância

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Ministério da Educação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Adães Bermudes (1898, projeto tipo)

Cronologia

1898 - o arquiteto Adães Bermudes ganhou o primeiro prémio de um concurso de concepção destinado a desenhar uma tipologia de edifício escolar destinado a ser construído em povoações de todo o território português, num conjunto que deveria ter ultrapassado as 300 construções, e do qual foram edificadas 184; 1902 - 1903 - construção do edifício; 1997 - orecebe obras de readaptação, de que resulta a construção de um novo módulo; 2007 - início do processo de classificação do imóvel.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Bibliografia

Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério nos Anos de 1959, 1º Volume, Lisboa, 1960.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login