Liceu Nacional da Horta / Escola Secundária Manuel de Arriaga

IPA.00021993
Portugal, Ilha do Faial (Açores), Horta, Horta (Angústias)
 
Arquitectura educativa.
Número IPA Antigo: PT072002050031
 
Registo visualizado 450 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Escola  Liceu  

Descrição

Acessos

Horta (Angústias), Rua Ilha Azul

Protecção

Enquadramento

Descrição Complementar

Edifício de três pisos e cinquenta e uma sala destinadas a actividades lectivas. Destas, sete são laboratórios (dois de Biologia, um de Geologia, um de Física, um de Química, um de Matemática e um de Informática), quatro salas são Oficinas e há ainda uma sala de ciências e uma sala de Desporto, situada junto do Pavilhão Desportivo. A escola tem ainda uma zona desportiva constituída por um pavilhão, um polidesportivo coberto, uma sala de combate, uma sala de ginástica, uma piscina e um campo de futebol com relvado sintético. Dispõe de uma Biblioteca, de um Museu, de uma Sala de Estudo e de um Auditório. Os alunos beneficiam de uma ampla sala de convívio, que ocupa parte do segundo e terceiro piso, a qual também alberga o Posto de Informação Juvenil Manuel de Arriaga.

Utilização Inicial

Educativa: liceu

Utilização Actual

Educativa: escola secundária

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1853, 1 Outubro - início do funcionamento do Liceu Nacional da Horta; 1854, 15 Maio - constituição definitiva do Liceu num edifício próximo do Convento da Glória; 1882, 1 Janeiro - transferência do liceu para o largo do Bispo, devido à exiguidade das suas instalações, obrigando a dispersão das aulas por outros edifícios junto ao teatro da União Faialense; 1918 - o Liceu passa a denominar-se liceu Manuel de Arriaga; 1926, 31 Agosto - violento terramoto provocou grandes danos no edifício; abandonado o edifício e sob o risco de não haver aulas naquele ano lectivo, José da Rosa Martins, barão da Ribeirinha, pôs à disposição da direcção do liceu o seu palacete da Conceição, para instalação do mesmo; 1928, 12 Abril - artigo 2 do Decreto nº. 15.365 extingue o liceu Provincial Dr. Manuel de Arriaga, na sequência do qual houve grande mobilidade da imprensa local, da Associação dos Professores do liceu, dos faialenses e açorianos radicados em Lisboa e do Coronel Silva Leal, Delegado Especial do Governo da República para os Açores; 19 Julho - Decreto nº. 15.747 do Ministro Duarte Pacheco revoga a decisão; 1935 - sismo obrigou a transferência do liceu para outras instalações (actualmente designadas edifício da velha Secundária), que tinham sido alugados à companhia Inglesa de cabos submarinos, depois adquirida pelo Estado Português; 1947 - data a partir da qual os liceus passaram a ser conhecidos pelo nome da localidade onde se implantavam; 1949 - ali passou a funcionar a Escola do Magistério Primário e o terceiro ciclo (6º e 7º anos); 1950 - construção do Ginásio masculino; 27 Abril - inauguração oficial das obras de adaptação e ampliação do liceu; 1956 - concurso limitado para beneficiações nos edifícios do Liceu, pela Direcção dos Serviços de Conservação da DGEMN, estando a execução da obra prevista para 1957; 1957 - início da construção do actual edifício novo; 1974, 25 Abril - mudança de designação do liceu para Escola Secundária; 1977 / 1978 - o Liceu Nacional da Horta passou a denominar-se Escola Secundária da Horta; 1994 - passou a designar-se Escola Secundária Geral e Básica Dr. Manuel de Arriaga; 1999 - passou a denominar-se Escola Básica 3 e Secundária Dr. Manuel de Arriaga; 2004 - passou a designar-se Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1956, Lisboa, 1957; Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério nos anos de 1957 e 1958, 1º Volume, Lisboa, 1959; , 13 Julho 2009.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREL, DGEMN/DSEP

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1957 - Execução de uma pequena reparação no edifício e campos de jogos do liceu, pelos Serviços de Conservação; 1958 - melhoramentos no liceu, incluindo a demolição do edifício da antiga cadeia, desocupada no ano anterior, pelos serviços de conservação.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Manuel José d' Arriaga Brum da Silveira, filho de Sebastião d' Arriaga Brum da Silveira e de Maria Cristina Pardal Ramos Caldeira d' Arriaga, nasceu na cidade da Horta a 8 de Julho de 1840. Em 1911 foi eleito deputado às Constituintes e António José de Almeida propôs o seu nome para Presidente da República. Aos 71 anos foi o primeiro Presidente Constitucional da República Portuguesa, eleito no Parlamento com 121 votos, contra 86 do seu concorrente, Bernardino Machado. Para além de político, advogado e professor, Manuel d' Arriaga foi ainda Reitor da Universidade de Coimbra, escritor e poeta com várias obras publicadas (Contos Sagrados, Irradiações, Canto ao Pico). Toda a sua obra escrita encontra-se depositada na Biblioteca Pública e Arquivo da Horta.

Autor e Data

Paula Noé 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login