Casa da Administração do Concelho / Casa da Câmara de Leiria / Edifício da Assembleia Municipal de Leiria

IPA.00021803
Portugal, Leiria, Leiria, União das freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
 
Arquitetura político-administrativa, ecléctica. Edifício municipal de três pisos, com planta algo irregular, composto por dois volumes articulados, o da direita ligeiramente avançado e mais elevado, com coberturas diferenciadas, sendo adossado lateralmente a edifícios.
Número IPA Antigo: PT021009120137
 
Registo visualizado 122 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Edifício de planta rectangular, composto por dois corpos adossados, de três pisos, com coberturas diferenciadas em telha, sendo o do lado esquerdo mais baixo e recuado. As fachadas são rebocadas e pintadas de branco, sendo circunscritas por cunhais simples e cornijas, além de serem percorridas por frisos ressaltados em cantaria que separam os pisos. Remates em cornija e beiral. As fachadas são rasgadas por vãos protegidos por caixilharia de madeira. A fachada principal tem no pano do lado direito três portas (a do lado direito envidraçada) e no pano esquerdo uma pequena abertura rectangular. No 1º piso três portas com verga curvilínea e varandim em ferro forjado, enquanto no pano esquerdo tem duas janelas de verga recta. No 2º piso estão três janelas de verga curva e duas janelas de verga recta no pano esquerdo, sendo uma delas de guilhotina. A fachada lateral esquerda tem uma janela rectangular no 2º piso e uma porta no 1º piso de acesso a um terraço. A fachada lateral apresenta dez janelas de guilhotina, cinco no 1º piso e cinco no 2º piso, enquanto no piso térreo estão cinco janelas desiguais de verga recta e duas portas envidraçadas de acesso a lojas. INTERIOR: átrio com pavimento em ladrilho cerâmico cor de tijolo de dois géneros, um com desenho a formar quadrículas e outro com quadrados onde se inserem florões quadrangulares estilizados. O tecto é em madeira corrida pintada, as paredes pintadas de branco e os degraus forrados a linóleo castanho. No 1º piso as portas, portadas, rodapés e ombreiras são em madeira pintada de verde; no 2º piso alguns destes elementos são pintados de beije e o pavimento é em madeira.

Acessos

Largo da Sé, nº 4 - 6; Rua da Vitória, n.º 20 - 22; Rua D. Sancho I. WGS84: 39º44'44.35'' N.; 8º 48' 25.79'' O.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Castelo (v. PT021009120002)

Enquadramento

Urbano, flanqueado. Ergue-se no topo S. do largo, fazendo gaveto com a Rua da Vitória e a Rua D. Sancho I. Situa-se perto da Sé (v. PT021009120031), em pleno centro histórico (v. PT021009120098); são vários os edifícios marcantes na cidade de Leiria que delimitam o largo e o transformam num espaço onde a história se lê em cada esquina, sendo exemplo disso os edifícios fronteiros à Sé, o que forma um quarteirão com a Rua Barão de Viamonte e Largo da Sé e Rua Eça de Queirós (v. PT021009120136) e a Antiga Farmácia (v. PT021009120032).

Descrição Complementar

Fachadas rebocadas e pintadas de branco, circunscritas por cantarias (molduras dos vãos, cornijas, cunhais); LADRILHO CERÂMICO: pavimento do hall de entrada, de dois tipos, um formando quadrículas e outro com quadrados onde estão inseridos florões estilizados; MARCENARIA: tectos, rodapés, portas, ombreiras, janelas (interior) e portadas (interior) em madeira pintada de verde ou beige; METAL: varandins do 1º piso da fachada principal em ferro forjado trabalhado, com elementos verticais longilíneos entrelaçados, tendo ao centro, na horizontal, uma sucessão de florões prateados e a rematar duas pinhas igualmente prateadas.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: loja / Devoluto

Propriedade

Privada: fundação

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - funcionava aqui a Casa do Concelho, segundo descrição de alguns textos da época; foi neste edifício onde Eça de Queirós exerceu funções quando da sua estadia em Leiria no ano de 1870; 1850 - 1865 - Francisco Rodrigues Hinga adquiriu o edifício à Administração do Concelho; mais tarde, Francisco Rodrigues Hinga vendeu-o ao Dr. Luís Pereira da Costa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; cantaria (molduras das portas e janelas, cornijas, cunhais, protecção da varanda lateral); ladrilho cerâmico (pavimento do hall do piso térreo); ferro fundido (gradeamento da pequena janela do piso térreo do corpo adossado à fachada principal); ferro forjado (varandins do 1º piso da fachada principal); madeira (portas, janelas, portadas interiores, escadas, pavimentos, rodapés, tectos); vidro simples (janelas, portas); linóleo (escadas, pavimentos); cobertura exterior em telha.

Bibliografia

ZÚQUETE, Afonso, Monografia de Leiria. A Cidade e o Concelho. 1950, Leiria, 2003.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMLeiria

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

A Casa da Administração do Concelho esteve instalada neste edifício no séc. 19 e, em 1870, Eça de Queiroz prestou aqui serviço. O 1.º andar está alugado ao Sr. Alfredo Hinga, neto de Francisco Rodrigues Hinga que adquiriu o edifício à Administração do Concelho no séc. 19. Francisco Rodrigues Hinga vendeu o edifício ao Dr. Luís Pereira da Costa, o qual deixou em testamento a intenção de o doar a um instituto de utilidade local a fundar a partir dos seus bens. No muro defronte da fachada, inserida num rectângulo em granito, encontra-se a seguinte inscrição: "ESTA RVA HE DA FA-/ BRICA DA SE QVE/ CO PROVOCEÃO E A / MANDOV FAZER A SVA / CVSTA 1618".

Autor e Data

Cecília Matias 2004 / Ana Lemos (CMLeiria) 2007

Actualização

Cecília Matias 2008
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login