Jardins do Palácio de Cristal

IPA.00021772
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
 
Espaço verde de recreio. Jardim Romântico
Número IPA Antigo: PT011312070337
 
Registo visualizado 834 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Espaço verde  Jardim        

Descrição

Todo o parque é desenhado a cota elevada. Entrada principal abre-se sobre jardim romântico, de Emille David. A Avenida das Tílias é um grande eixo que liga os vários centros do jardim. Este eixo une duas zonas: a nascente, região do lago e na mesma zona, o Miradouro da Torre da Marca. Ainda na mesma zona, o Jardim dos Sentimentos, em labirinto; a poente, junto à R. D.Manuel II, constitui a região mais ordenada e nela se situa o jardim geométrico de Emille David, ladeado por rododendros e a colateral Avenida dos Plátanos.

Acessos

Rua D. Manuel II

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Sistema de vistas sobre o rio Douro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Recreativa: jardim

Utilização Actual

Recreativa: jardim

Propriedade

Pública

Afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETOS: Emille David (séc. 19), José Carlos Loureiro (pavilhão, 1956)

Cronologia

1864 - Início da construção do palácio e dos jardins; 1865 - Exposição Internacional Portuguesa; 1927 - Feira do Porto; 1933 - Câmara Municipal do Porto adquire o parque, introduzindo diversas alterações, entre as quais, a substituição do palácio de Cristal; 1934 - Exposição Colonial Portuguesa; 1949 - Primeiro Centenário da Associação Industrial Portuense, foi deliberado construir-se um edificio para substituir o velho Palácio de Cristal; 1951 - semi-esfera do actual pavilhão Rosa Mota; 1952 - Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, no novo Pavilhão dos Desportos; 1991 - Pavilhão dos Desportos passa a chamar-se Pavilhão Rosa Mota, sendo reinaugrado com a realização do XXX Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins; 2004, 30 dezembro - Despacho do Presidente do IPPAR para classificação do imóvel; 2009, 23 outubro - procedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206.

Dados Técnicos

Muros de suporte; Sistema de rega por gravidade; Cantaria

Materiais

Bibliografia

FERRAZ, C., MARMELO, Manuel Jorge, Palácio de Cristal: Jardim-paraíso, Campo das Letras, CMP, 2000; Porto 1901-2001, Guia de Arquitectura Moderna, Porto, 2001; SANTOS, José Coelho dos, O Palácio de Cristal e a arquitectura do ferro no Porto em meados do século XIX, sd.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1991 - início do processo de reabilitação dos jardins, que passou pela recuperação da Concha Acústica, a construção do Edifício cultural (Biblioteca Municipal Almeida Garrett e Galeria do Palácio), a construção do Jardim dos Sentimentos, do restaurante do Palácio, e a adaptação de estruturas a actividades lúdicas para educação ambiental e ocupação de tempos livres.

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Luísa Estadão 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login