Ponte de Sistelo

IPA.00002177
Portugal, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Sistelo
 
Arquitectura de comunicações e transportes, setecentista. Ponte de arco, de perfil em cavalete, suave, sobre dois arcos de volta perfeita, com talhamar triangular no pegão central.
Número IPA Antigo: PT011601450050
 
Registo visualizado 130 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte granítica de tabuleiro levemente em cavalete, com orientação N. / S., assente em dois arcos de volta perfeita, de aduelas largas e curtas, formando extradorso regular, um deles muito maior, e tendo rasgado a S. do arco menor, na margem direita, quatro vãos rectos, com cerca de 1m e de altura desigual. Os silhares de bom talhe no arco e nas guardas dão lugar a aparelho de alvenaria nos paramentos e encontros. Os arcos assentam sobre o afloramento rochoso ou sobre um soco elevado em alvenaria de granito irregular, apresentando o arco, maior, quatro pares de agulheiros. O pegão central está reforçado com um talhamar de secção triangular e um talhante de secção trapezoidal. Pavimento em calçada, com marcas de rodados alargando sobre as margens, essencialmente para N., protegido por guarda plena de cantaria, com silhares dispostos numa só fiada, de altura entre 45cm / 55cm, interligados por esquema de macho e fêmea.

Acessos

Sistelo, EN 202-2 (Arcos de Valdevez - Monção), Largo de Sistelo, Calçada em direcção ao Rio Vez

Protecção

Incluído na Paisagem Cultural de Sistelo (v. IPA.00035666)

Enquadramento

Rural e isolada, sobre o Rio Vez. Em primeiro plano estendem-se campos agricultados, vegetação arbórea de carvalhos e salgueiros, a pequena elevação onde se implanta o casario e, em fundo, erguem-se as cumeadas da Serra da Peneda. Uma calçada em bom estado que se prolonga por ambas as margens, dá acesso à ponte, erguendo-se na margem direita, junto ao tabuleiro, um moinho mandado construir pelo Visconde de Sistelo, de planta quadrangular (3,90m x 3,05m), em silhares de granito, já sem cobertura nem levada, tendo inscrita na verga da porta, inserida em cartela, a data de 1879. A ponte encontra-se muito encoberta por vegetação, hera e musgos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1758 - segundo as Memórias Paroquiais, existia na freguesia três pontes, duas de pedra e uma de pau; uma de pedra sobre o rio Vez, no sítio da Esteveirinha, de um arco toda de cantaria, a segunda no sítio perto do lugar da igreja, na altura de pau por ter caído a de pedra à uns anos atrás, e a terceira sobre o regato cortacoba, em pedra de cantaria, de um só arco; séc. 18 / 19 - época provável de construção da ponte; séc. 19 / 20 - restauro das guardas e abertura dos vãos rectos; 2015, 10 dezembro - publicação da abertura de procedimento de classificação da Paisagem Cultural de Sistelo, em Anúncio n.º 275/2015, DR, 2.ª série, n.º 241.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Granito.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

IAN/TT: Dicionário GEográfico de Portugal, tomo 35, nº 179, pp. 1341 - 1348

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1997 / Paula Noé 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login