Edifício na Rua Rodrigues Sampaio, n.º 152 a 160

IPA.00021650
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santo António
 
Edifício residencial multifamiliar de estilo ecléctico. Utilização de azulejos figurativos de convite no interior e de paineis de azulejo exterirores ao estilo novecentista. Grandes painéis de azulejo na fachada e elementos decorativos de estilo ecléctico que o diferenciam das restantes fachadas dos edifícios circundantes.
Número IPA Antigo: PT031106140971
 
Registo visualizado 416 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

Edifício de 6 pisos de planta rectangular com volumetria paralelepipédica. Fachada principal orientada a O.: dividida em 3 panos separados por pilastras listradas. Pano central rematado por platibanda conupial com brasão e grinaldas decorativas ao centro, a ladear 2 pináculos que rematam as pilastras. Na base destes, 2 putti de apoio ao cubo decorativo. Ao nível do 1º piso, embasamento que percorre a fachada, porta ao centro com motivos vegetalistas. A coroar, óculo com cornija sobre a base da varanda que serve o 3º piso. No 1º piso, 6 vãos que servem estabelecimentos. No segundo piso, 2 janelas de peito por pano. A dividir as janelas dos panos laterais, 2 painéis de azulejos com figuras de putti. No 3º piso, janelas repetem a disposição de vãos tendo somente variação com a janelas de sacada e varanda de pedra ao centro. 4º, 5º, 6º pisos idênticos. A rematar panos laterais, platibanda com gradeamento de pedra. Fachada posterior: Constituída por marquises em todos os pisos servindo o lado esquerdo e direito do edifício. INTERIOR: vestíbulo rectangular preenchido por escadas de acesso ao patamar do elevador. Estas decoradas com paineis de azulejo de figuras de convite. No centro das escadas de madeira elevador de ferro original. 2 fogos por piso com porta de divisão independente que serve o fogo direito ao centro. Cada fogo constituído por 7 assoalhadas.

Acessos

Rua Rodrigues Sampaio, n.º 152 a 160

Protecção

Incluído na Zona Geral de Proteção da Avenida da Liberdade (v. IPA.00005972) / Incluído na Zona Especial de Proteção Conjunta dos imóveis classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente

Enquadramento

Urbano, adossado. Integra uma frente de quarteirão que se estende do nº ao . Tem traseira com logradouro para a R. Camilo Castelo Branco. Na proximidade edifício do mesmo arquitecto no nº 146 (v. PT031106140975) e sede do "Diário de Notícias" (v. PT031106140157) de Porfírio Pardal Monteiro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Manuel Joaquim Norte Júnior (séc. 20).

Cronologia

Séc. 20 - construção do edifício, conforme projecto do arquitecto Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962).

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria mista, cantaria, azulejo, madeira, ferro forjado, vidro

Bibliografia

A.A.V.V.Guia Urbanístico de Lisboa, Lisboa, AAP, 1987; ARAÚJO, Norberto, Peregrinações de Lisboa, Lisboa, 1993; ; FERNANDES, José Manuel, Lisboa Arquitectura e Património, Livros Horizonte, Lisboa,1988; FERNANDES, José Manuel, A Arquitectura Modernista em Portugal (1890-1940), Lisboa, Gradiva, 1993; FERNANDES, José Manuel , Lisboa em Obra(s), Lisboa, 1997; MOITA, Irisalva (coord.), O Livro de Lisboa, Lisboa, 1994; MONTEZ, Paulino, O Prémio Valmor e a evolução da arquitectura, ANBA; 1994; PAIXÃO, Maria da Conceição, Norte Júnior Obra Arquitectónica, (tese de mestrado, texto policopiado), Lisboa, 1989; PEDREIRINHO, José Manuel, Dicionário dos Arquitectos Activos em Portugal do Séc.I à Actualidade, Porto, Afrontamento, 1994; PEDREIRINHO, José Manuel, História do Prémio Valmor, Publicações D. Quixote, 1988; SANTANA Francisco e LUCENA Eduardo, (Dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, 1994; SILVA, Raquel Henriques da, As Avenidas Novas de Lisboa 1900-1930; SILVA, Raquel Henriques da, "Armazéns Abel Pereira da Fonseca" in Arquitectura do Século XX, Franckfurt; Lisboa 1900. As Avenidas Novas e o Arquitecto Norte Jr. Colóquio/Artes 73, Junho de 87; TOSTÕES, Ana"Arquitectura Portuguesa do Séc.XX", in História da Arte Portuguesa,(Dir.Paulo Pereira), vol.III, Lisboa, 1995

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO Na rectaguarda do edifício as marquises mantêm-se as originais de ferro forjado. No interior mantêm soalho de cerâmica decorado com elementos vegetalistas.

Autor e Data

Luísa Castro-Caldas 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login