Casa e Capela da Quinta de São Francisco Borja

IPA.00002159
Portugal, Setúbal, Almada, União das freguesias de Caparica e Trafaria
 
Casa abastada setecentista e oitocentista, integrada em quinta rural, seguindo a característica disposição dos solares setecentistas da fachada integrando a capela numa das extremidades; dos imóveis agrícolas subsiste o celeiro, de planta rectangular, telhado de 2 águas, na continuação da fachada principal da habitação.
Número IPA Antigo: PT031503010005
 
Registo visualizado 539 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta composta pelos rectângulos adossados da habitação, capela e sacristia; volumes articulados com telhados diferenciados de 2 águas sobre casa e capela, de 1 sobre sacristia. Fachada principal virada a N., composta por 3 corpos: a habitação com 2 pisos, janelas molduradas, de sacada, com balcão e grade em ferro forjado no 2º andar, porta e janelas de verga em arco segmentar no 1º; capela rematada por frontão triangular, cunhais apilastrados rematados por urnas, portal e janela sobreposta, moldurados; sacristia rasgada por pequena janela; na extremidade O., oposta à capela, um portal de verga em arco segmentar, com florão no fecho e lacrimais nas jambas, encimado por varanda com painel de azulejo polícromo com o nome da quinta, rodeando a representação do patrono; a seguir ao portal a fachada do celeiro. Fachada posterior marcada igualmente por 3 corpos, o da capela de empena triangular lisa, o da habitação com fenestração idêntica; um arco rebaixado, dando acesso a um túnel sobre o qual assenta uma varanda, estabelece a comunicação com o portal. O interior está hoje totalmente adulterado, tendo desaparecido os azulejos setecentistas que o revestiam.

Acessos

EN. 377, entre o Pragal e o Monte da Caparica

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 8/83, DR, 1.ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983

Enquadramento

Urbano. A fachada principal da habitação deita para uma via de muito movimento, a posterior para um bairro social com prédios de vários pisos; rampa de acesso à fachada principal, comunicando com a EN 377, pátio em calçada cercado por murete rodeando a fachada posterior; celeiro no eixo da habitação, com fachada para a rua; outras construções agrícolas junto à fachada posterior.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

IGAPHE

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, meados - construção provável; séc. 19 - remodelação do imóvel.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria de pedra rebocada e pintada de tom rosa, cantaria em molduras, betão armado, telha cerâmica, azulejo, madeira, vidro.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: considerada no seu todo, habitação com capela, dependências de lavoura, terrenos anexos e todos os azulejos que a decoram

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login