Chafariz da Praça Teófilo Braga

IPA.00002158
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
Arquitectura infraestrutural, barroca. Chafariz barroco dominando a articulação dinâmica de volumes. O Chafariz tinha um tanque rectangular, que servia de bebedouro para animais, adossado à parte posterior do espaldar, amputado na altura da transferência da Pç. Bocage para a Pç. Teófilo Braga.
Número IPA Antigo: PT031512010015
 
Registo visualizado 917 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Sobre uma plataforma poligonal de 2 degraus assenta o chafariz adossado a um espaldar de volutas e formado por 3 corpos sobrepostos e reentrantes: a bacia, de recorte polilobado, alternadamente côncavo e convexo; o corpo central bojudo, com caneluras e recorte idêntico, encimado por 3 esferas armilares, em cujas faces estão relevados 5 mascarões vazados por bicas; o corpo superior prismático sobrepujado pelo escudo nacional coroado, ladeado por 2 "putti". Nas costas do espaldar 2 relevos representando 2 naus de 3 mastros, dos lados de uma porta de acesso ao interior; sobre esta uma cartela com inscrição*.

Acessos

Pç. Dr. Teófilo Braga (antigo Lg. da Anunciada)

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, planície, isolado, em implantação harmónica. Domina uma praça ajardinada, rodeada por edifícios de 2 pisos, entre as quais ressalta a fachada da Igreja (v. PT031512010047) e Convento da Anunciada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: Pedro Carreira (1680).

Cronologia

1680, 16 setembro - contrato com o pedreiro Pedro Carreira para a obra dos canos da fonte (COUTINHO, p. 338); 1697 - Construção da fonte, segundo inscrição na mesma, na Pç. Bocage, antiga Pç. do Sapal, em frente dos Paços do Concelho, receptor terminal do aqueduto dos Arcos; 1910 - destruição do remate; em data desconhecida - transferência para a Pç. Teófilo Braga; amputação do bebedouro para animais.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Mármore

Bibliografia

COUTINHO, Maria João Fontes Pereira - A produção portuguesa de obras de embutidos de pedraria policroma (1670-1720). Lisboa: s.n., 2010, 3 vols. Texto policopiado. Dissertação de Doutoramento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Guia de Portugal. Lisboa: 1924, vol. 1; LEAL, Pinho - Portugal Antigo e Moderno. Lisboa: 1882, vol. 9; SILVA, José Custódio Vieira da - Setúbal. Lisboa: 1990.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*Inscrições: face anterior (topo do corpo superior): "Reinando El-Rei Dom Pedro II"; na face posterior (espaldar): "O Senado da Câmara desta notável e sempre leal vila de Setubal mandou fazer esta obra na era de 1697".

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login