Convento de Nossa Senhora da Encarnação / Convento de São Francisco

IPA.00021511
Portugal, Porto, Vila do Conde, Vila do Conde
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Retábulo de São Brás maneirista e retábulos colaterais e retábulo-mor barrocos joaninos.
Número IPA Antigo: PT011316280059
 
Registo visualizado 713 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos (Província de Portugal)

Descrição

Igreja de nave única, com duas capelas laterais confrontantes, e capela-mor. Fachada da capela S. do transepto, rematada por merlões, com pedra de armas. No terreiro a N. da igreja situa-se a capela da Ordem, também conhecida como do Cemitério ou das Caveirinhas. INTERIOR: Coro alto com cadeiral de talha, de uma fila, com espaldar pintado com cenas da vida de São Francisco, possuindo nas paredes dois painéis de azulejos de padrão. Nave decorada com silhar de azulejos industriais, de padrão estampilhados. Capela lateral, do lado da Epístola, dedicada a Santo António. Capela lateral de São Brás, com cobertura em abóbada de berço, em granito, decorada com caixotões. Parede testeira com retábulo com imagem do orago. Pavimento com sepulturas dos instituidores da capela. Arco triunfal precedido por zona delimitada por grades de comunhão, em balaustrada de madeira, com aplicações metálicas, que se prolongam, do lado do Evangelho, para a guarda do púlpito, de base rectangular, assente em mísula decorada com acanto. Colateralmente, colocados em ângulo, existem dois retábulos. Capela da Ordem com sepultura brazonada, em pedra de Ânça, com inscrição.

Acessos

Protecção

Enquadramento

Urbano, junto ao Aqueduto de Vila do Conde (v. PT011316280006) e à Igreja e Convento de Santa Clara (v. PT011316280004 e PT011316280058).

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Sepultura da Capela da Ordem; ESTA CAPELA É DE DINIS PINTO CARD. REFORMADA POR ISABEL DE CARVALHO PINTO SUA NETA. É DE SEUS HERDEIROS ANO DE 1607; HERÁLDICA: Pedra de armas da capela S. do transepto, constituída por escudo esquartelado, tendo no 1º quartel as armas dos Ferreiras: em campo vermelho, quatro faixas de ouro; no 2º as armas dos Pereiras: em campo vermelho, uma cruz de prata florida e vazia de campo; no 3º as armas dos Eças: em campo de prata, as quinas de Portugal, cercando o escudo um cordão de São Francisco; no 4º as armas dos Almeidas: em campo vermelho, dois besantes de ouro entre uma cruz dobre e bordadura de metal; elmo de prata, aberto, e sobre ele o timbre dos Ferreiras: uma ema com ferradura de ouro no bico; pedra de armas da sepultura da Capela da Ordem, esquartelada, tendo no primeiro quartel, as armas dos carvalhos: em campo azul, uma estrela de ouro de um quadernal de crescentes de prata; no segundo, as armas dos Pintos: em campo de prata, cinco crescentes vermelhos com as pontas para cima em santor; no terceiro, um cordeiro empinado, sobre tojo; no quarto, as armas dos Mattos: em campo vermelho, um pinheiro verde perfilhado a ouro com raízes de prata entre dois leões também de ouro, armados de azul; sobre o capacete, o timbre dos Pintos: um leopardo de prata armado de vermelho, com um dos crescentes na espada.

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: Francisco Eanes (1566).

Cronologia

1400 - havia no local uma igreja dedicada a São João Evangelista; 1522 - o convento é mandado construir por D. Isabel Mendanha, filha de D. Pedro Mendanha, Alcaide de Castro Nunho, em Castela, e esposa de D. João de Meneses; 7 Fevereiro - escritura de doação ao Padre Provincial, Frei Francisco de Lisboa, do terreno para a construção do novo convento masculino, pelas freiras de Santa Clara*1; o convento é entregue a doze frades, posteriormente aumentado para vinte; 1566 - contratro com o Mestre Pedreiro Francisco Eanes, de Guilhabreu, para construção da Capela de Santo António, a mando de D. Catarina e Estêvão de Eça, da Casa de Cavaleiros;1596 - o Padre Provincial, Frei António de Sousa, cede a capela-mor, para sepultura de Manuel Dinis, Abade de Brufe; 1655 - construção da Capela de São Brás, a mando do Capitão Francisco Freire e sua mulher, Maria de Sá Herédia, Senhores da Casa da Bajoca, e de uma capela no subcoro, para cemitério dos irmãos da Venerável Ordem Tereceira da Penitência; 1658 - colocação do retábulo de São Brás; 1685 - data existente nas grades de comunhão e do púlpito; 1758, 14 Maio - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Francisco de Lima Azevedo Camelo Falcão, é referido o Convento, como não tendo padroeiro; na capela-mor, existe um carneiro, criado pelo abade de Brufe.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000; NEVES, Joaquim Pacheco, Vila do Conde, Vila do Conde, 1991.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O terreno pertencia ao Convento de Santa Clara, devido a uma permuta entre o páraco e raçoeiros da Igreja de São João Baptista (v. PT011316280003) e um casal situado em Regufe, pertença do convento, onde vivia o lavrador Estêvão Pires.

Autor e Data

Joaquim Gonçalves 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login