|
Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Capela / Ermida
|
Descrição
|
Estrutura arquitectónica simples (fachada simples com porta de verga recta e janela na parte superior com varanda em ferro; fachada lateral, voltada a N., e preenchida com três janelas com balaustrada) e de carácter pouco urbano, apresenta um interior pobre; orientada Este-Oeste, tem uma nave e altares laterais virados ao centro com imagens. |
Acessos
|
Rua dos Caetanos; Travessa dos Fiéis de Deus |
Protecção
|
Incluído na classificação do Bairro Alto (v. IPA.00005019) |
Enquadramento
|
|
Descrição Complementar
|
Na entrada uma lápide indicativa do nome do fundador e data da fundação, assim como o pedido expresso duma Ave Maria por sua alma. |
Utilização Inicial
|
Religiosa: capela |
Utilização Actual
|
Religiosa: capela |
Propriedade
|
Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa) |
Afectação
|
|
Época Construção
|
Séc. 16 |
Arquitecto / Construtor / Autor
|
ENTALHADOR: Matias Rodrigues de Carvalho (1705). PINTOR: Bento Coelho da Silveira (atr., séc. 18). |
Cronologia
|
1551 - fundada por Afonso Brás, com evocação das Almas do Purgatório, para apoio e asilo de infância desvalida; 1705, 29 março - contrato com Matias Rodrigues de Carvalho (1640 - 1710), entalhador para a obra do retábulo da capela; 1755, 1 novembro - é destruída pelo Terramoto, sendo posteriormente restaurada; 1758, 26 abril - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco das Mercês, Joaquim Ribeiro de Carvalho, é referida a Ermida, como sendo dedicada a Nossa Senhora da Ajuda e Santos Fiéis de Deus, tendo um só altar, com tribuna em talha dourada, onde se venera a imagem da Virgem; tem irmandade e faz festa nod ia do Santíssimo Nome de Maria, a que assiste a Misericórdia de Lisboa; tem um capelão que oficia missa quotidiana. |
Dados Técnicos
|
|
Materiais
|
|
Bibliografia
|
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, Lisboa, 1939, liv. VI, pp. 39-41; CARITA, Helder, Bairro Alto - Tipologias e Modos Arquitectónicos, Lisboa, 1994, p. 96; CASTRO, J. B., Mapa de Portugal, Lisboa, 1762, vol. IV; CASTILHO, Júlio, Lisboa Antiga - O Bairro Alto, Lisboa, 1879, vol. III; FERREIRA, Sílvia Maria Cabrita Nogueira Amaral da Silva, A Talha Barroca de Lisboa (1670-1720). Os Artistas e as Obras, Lisboa, Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letras de Lisboa, 2009, 3 vols.; FERREIRA, Sílvia e COUTINHO, Maria João Pereira, Com toda a perfeição na forma que pede a arte: a capela do Santíssimo Sacramento da igreja de São Roque em Lisboa: a obra e os artistas, in ARTIS, Lisboa, Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 2004, n.º 3, pp. 267-295; Fiéis de Deus, in SANTANA, Francisco, SUCENA, Eduardo, (dir. de), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, 1994; MATOS, Alfredo, PORTUGAL, Fernando, Lisboa em 1758. Memórias Paroquiais de Lisboa, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1974. |
Documentação Gráfica
|
|
Documentação Fotográfica
|
IHRU: SIPA |
Documentação Administrativa
|
|
Intervenção Realizada
|
|
Observações
|
EM ESTUDO |
Autor e Data
|
João Machado 2005 |
Actualização
|
|
|
|