Casa da Renda

IPA.00021426
Portugal, Coimbra, Figueira da Foz, Alhadas
 
Casa agrícola oitocentista e do séc. 20, com lagar de vinho e celeiro. Mantém estruturas que mostram ter sido uma abastada casa agrícola, vestígios de um lagar de azeite, e em razoável estado de conservação, um lagar de vinho com a cobertura em abóbadas de arestas.
Número IPA Antigo: PT020605010063
 
Registo visualizado 606 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta em L, composta por casa de habitação, celeiro e lagar*2. Volumes articulados de disposição horizontal, coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas. Fachadas rebocadas, rematadas em cornija com beiral no corpo principal, e vãos maioritariamente rectilíneos. Fachada principal voltada a O., com dois registos, pano único, ladeado por cunhais apilastrados, Fachada posterior com dois registos, no primeiro, portal em arco de volta perfeita correspondente à entrada de serviço, e uma escadaria de cantaria, de acesso ao segundo piso, no segundo registo rasgam-se uma porta e quatro janelas com molduras simples de cantaria. INTERIOR: em ruína parcial, vendo-se ainda paredes rebocadas e pintadas de branco, tendo na parte habitacional, vestígios de silhar de azulejo, industrial recente, e pavimento em madeira; no rés-do-chão as instalações de um lagar de vinho ainda se encontram em razoável estado de conservação, possuindo cobertura em abóbadas de arestas com vários tramos pintados em vermelho ocre.

Acessos

Rua da Cal, ligada à EN. 347(R. Mário Augusto), Alhadas

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 41/05 da Câmara Municipal da Figueira da Foz de 13 janeiro 2005

Enquadramento

Urbano, inserido no povoado, formando um quarteirão circunscrito por 3 ruas, voltado para um jardim e um horta murados, e em cotas diferenciadas, encontrando-se na cota mais baixa a ruína de um edifício em alvenaria de pedra que seria um lagar de azeite.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - 20 - reconstrução para adaptação a casa de habitação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria de pedra e argamassa (estrutura); telha cerâmica (cobertura exterior); calçada e madeira (pavimentos interiores).

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/9994172 [consultado em 23 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHTU: DGEMN/DSID; CMFF

Documentação Administrativa

CMFF; AUC

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Classificação em reunião de Câmara 05-01-2005. A autarquia pretende comprar o edifício e recuperá-lo, para fins culturais e sociais. *2 - terá pertencido ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, designada por casa da renda,

Autor e Data

Sandra Lopes 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login