Igreja Paroquial de Buarcos / Igreja de São Pedro

IPA.00021425
Portugal, Coimbra, Figueira da Foz, Buarcos
 
Igreja paroquial barroca, de uma nave com capela-mor mais baixa e profunda. No interior existem vestígios do antigo templo do séc. 16.
Número IPA Antigo: PT020605040062
 
Registo visualizado 287 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor, sacristia e dependências diversas (gabinete do pároco, sala para catequese). Cobertura diferenciada em telhados de 2 águas. Fachada principal de um pano delimitado por cunhais em cantaria rematada por frontão triangular com óculo cego no tímpano e cruz pétrea no vértice, ladeada, à esquerda, por torre sineira de dois corpos e de remates de superfícies côncavas; portal principal de verga curva moldurada rematado por frontão interrompido e ondulado, encimado por nicho com a imagem do orago ladeado por dois janelões de verga curva, com gradeamento. INTERIOR de uma nave aberta por capelas laterais; coro alto com balaustrada assente em duas colunas; arco triunfal liga à capela-mor, baixa e estreita, com retábulo principal em talha e cobertura em abóbada de berço em caixotões; 2 altares colaterais. Nave com cobertura em falsa abóbada de berço em madeira. As paredes da nave e capela-mor apresentam silhar de azulejos. A capela lateral do lado da Epístola tem silhar de azulejo hispano-mourisco, relevado, policromo, entre cercadura verde; a capela baptismal com silhar de azulejo de padrão limitado por barra. Sacristia de tecto plano com arcaz sobre o qual se encontra um oratório e numa das paredes um lavavo em pedra, de bacia semi-circular, espaldar com duas bicas e sobrepujado por frontão.

Acessos

Largo de São Pedro

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 277/2013, DR, 2.ª série, n.º 91 de 13 maio 2013

Enquadramento

Urbano, adossado, com adro ajardinado na fachada principal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - A anterior igreja, datada deste período, ficou arruinada pelo terramoto de 1755, tendo-se dado de imediato início à construção do edifício atual; data de alguns azulejos existentes nas capelas laterais, estatuária e alfaias litúrgicas; 1766 - data existente num nicho interior: FUNDADA NO ANO DE 1766; 1788 - não se encontrava terminada, tendo sido pedido um subsídio a D. Maria I, tirado do rendimento das sisas; 2001, 20 de março - deliberação da CM da Figueira da Foz a determinar a classificação como de IM; 2002, 12 de março - proposta da DRCoimbra para abertura de procedimento de classificação de âmbito nacional; 20 de maio - despacho de abertura do Vice-Presidente do IPPAR; 2004, 25 de fevereiro - proposta da DRCoimbra para a classificação como IIP; 2006, 11 de abril - o processo foi devolvido à DRCoimbra para juntar proposta de ZEP; 2008, 21 de agosto - nova proposta da DRCCentro; 2011, 26 de novembro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura; 2012, 20 novembro - publicação do projeto de decisão de classificação como Monumento de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção em Anúncio n.º 13724/2012, DR, 2.ª série, n.º 224.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

CORREIA, Vergílio, GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Coimbra, Lisboa, 1945.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Cecília Matias e Margarida Silva 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login