Villa Beatriz

IPA.00021321
Portugal, Braga, Póvoa de Lanhoso, Santo Emilião
 
Palacete oitocentista e novecentista.
Número IPA Antigo: PT010309220035
 
Registo visualizado 446 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta quadrangular de dois pisos com mansardas, e quatro torres ameadas de três pisos incorporadas nos ângulos. A fachada principal é recuada, para integrar o átrio de entrada, possuindo varanda no segundo piso. O acesso faz-se por uma elegante escadaria com balaustrada em pedra, na qual assentam duas colunas clássicas, suportando o balcão do piso superior. As fenestrações são simétricas e regulares, com quatro largas janelas em arco quebrado em cada face dos torreões, sendo de sacada as do piso nobre, e quatro janelas em arco abatido nas fachadas intermédias. O último piso das torres, é iluminado por óculos quadrilobados, a eixo com as janelas. INTERIOR do vestíbulo amplo com paredes e tectos pintados à mão, e escadaria, ao centro, com balaustrada em madeira. Galeria de arcadas neo-mouriscas com paredes e tectos pintados e trabalhados em estuques. JARDINS com plantas tropicais e muita estatuária, integra ainda uma frondosa mata e uma piscina em granito. A quinta, possui ainda extensas vinhas, uma adega, uma vacaria, e um museu rural.

Acessos

Vila Seca; Rua Francisco Antunes Guimarães n.º 30

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-DF/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012

Enquadramento

Rural, isolado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - construção da casa; 1906 - conclusão das obras; 2006, 28 setembro - despacho de abertura do Vice-Presidente do IPPAR; 2012, 21 fevereiro - proposta da DRCNorte para a classificação como MIP e fixação da zona especial de proteção (ZEP); 26 março - paracer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura, mas propondo a alteração da designação para "Villa Beatriz, incluindo a casa e jardins".

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/9202717 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - DOF: Villa Beatriz, incluindo a casa e jardins

Autor e Data

Sónia Basto 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login